Ensino da condução

CLIOthoris

New member
O estado do ensino da condução em Portugal, é um caso sério de incompetência e um salve-se quem puder, das asneiras que se "registam" diáriamente por carros utilizados no ensino.

As asneiras, são patrocionadas pelos instrutores, e os candidatos a condutores ao cometerem esses erros, sem serem devidamente corrigidos, acabam por ficar convictos que estão a desempenhar uma boa condução

Por exemplo parar no meio de um cruzamento, em que existia passadeira mas o semáforo dos peões estava vermelho, no sentido que se seguia, para dar passagem aos peões, os carros que vinham imediatamente atrás fecharam o cruzamento, e via-se claramente, tanto o instrutor como o candidato a condutor a insistirem com o atravessamento dos peões

Outra situação que já presenciei, foi com a existência de 3 faixas de rodagem, circularem na do meio ( 2ª circular )

Depois tambem existe a outra face, que é os próprios instrutores que não sabem ou tem duvidas, sobre determinada situação

A saber:

Após abordar , em alturas diferentes, 2 instrutores, sobre como se deveriam contornar as rotundas, eis as 2 soluções

Personagem 1 - A rotunda deverá efectuar-se sempre com o pisca aberto para a esquerda e desfazer o pisca, quando se quer sair

Personagem 2 - A rotunda deverá efectuar-se tendo em conta que se tem prioridade sobre todos os veiculos que vão entrar na mesma e fazer-se pisca para sair

- E quando existir mais do que uma faixa ?

Personagem 1 - Geralmente ensino a utilizar a faixa mais á direita e depois de encartados vão-se adaptando á condução

Personagem 2 - É como se costuma dizer, " é a faixa que está mais á mão "

O porquê de se verem tantos carros de instrução, mal estacionados ?

Personagem 1 - São sempre paragens curtas, não vale a pena andar á procura de estacionamento

Personagem 2 - Eu sei que estamos a dar uma mau exemplo, mas chamamos à atenção

Provavelmente se tivesse mais tempo livre e "apanhasse" mais uns instrutores por aí colocava-lhes mais umas questões [;)]

As personagens são reais[;)]

Ensino da condução em Portugal - faltam noções básicas

Ensino da condução em Portugal - faltam noções básicas

Vinha a chegar a casa e vi uma jovem imobilizada num cruzamento, com o carro a aparentar pouca vontade de trabalhar. Pediu-me ajuda para fazer o carro pegar na descida, dizendo que já tinha tentado e não tinha conseguido. Lá o fiz, entreguei-lhe o carro a trabalhar, e ela perguntou-me como se fazia. Expliquei-lhe o B-A-BA e ela confessou que pensava que devia ser feito em ponto-morto.

Não consigo pensar mal da moça. Nem toda a gente aprendeu com os pais ou com os amigos estas coisas "básicas" da condução. A minha reprovação vai para o ensino da condução em Portugal. [8b]

Andamos ali 30 horas a fazer cócegas à manete, a aprender sinais que só se aplicam a pesados e que vamos encontrar uma vez na vida, quando na verdade apenas pretendemos ter a licença de ligeiros... mas quantos de nós aprenderam a trocar um pneu na escola, e quantos aprenderam a posteriori com algum conhecido? Quantos de nós aprenderam a ver o óleo? Quantos aprendem a travar com e sem ABS?

Então e que tal o organismo que vai ocupar o lugar da extinta DGV começar a encarar o problema como deve ser?

Última edição:
A boa acção, num carro com catalizador, podia ter custado o catalizador. Ao pegar de empurrão, podes enviar gotas de combustível não queimado para o mesmo e danificá-lo. Um carro com catalizador não se pega de empurrão!! [;)]

A boa acção, num carro com catalizador, podia ter custado o catalizador. Ao pegar de empurrão, podes enviar gotas de combustível não queimado para o mesmo e danificá-lo. Um carro com catalizador não se pega de empurrão!! [;)]
Pois... :sh)

Eu sei disso, ela não sabia (claro, nas escolas não ensinam). Ajudei-a no que me pediu (disse que já não era a primeira vez que era necessário recorrer a este esquema para seguir viagem, e no momento a alternativa era ter de ir comprar uma bateria à pressa) mas aproveitei para a aconselhar a não o fazer muitas vezes.

Última edição:
Então e que tal o organismo que vai ocupar o lugar da extinta DGV começar a encarar o problema como deve ser?

Não acredito RAD[;)] , em Portugal a classe automobilística é encarada como um investimento com uma elevada taxa de rentabilidade para os cofres do Estado (ainda há quem o defenda neste aspecto com vários argumentos ("desculpas da treta"):eek: :eek: :rolleyes: ) logo todas as acções a tomar que ponham em risco o investimento são eliminadas.

Não façam piada disto porque o assunto é muito mais sério do que isso.
Na minha modesta opinião o ensino devia começar na primária, e fazer parte o curriculo escolar, pelo menos ao nível do código, e abranger outros aspectos atmbém relacionados com o trânsito.
Quando ao ensino de condução propriamente dito, existe uma lacuna muita grande que é a preparação para as situações de emergência. Nós os utilizadores deste forum temos a mínima noção do que é uma escorregadela de trazeira, ou de frente e se o carro é RWD ou FWD e o que fazer numa situação destas, mas nós somos uma minoria. A larga maioria das pessoas tira a carta para se locomover de um sítio para o outro, e não tem a mínima noção destas coisas.
O ensino devia abranger situações em que se simulassem situações de perigo, devidamente controladas claro, e ensinar as pessoas a reagir nestas situações. O ensino de mecânica também ajudava muito.
Quanto ao exame, não é em 20 minutos (debaixo de nervos) que se percebe se uma pessoa saber conduzir ou não. O instrutor é a pessoa mais habilitada para saber se o instruendo sabe conduzir ou não.
Esta é uma opinião, que vale o que vale, mas como isto é um forum achei bom expressa-la.

Infelizmente em Portugal somente se ensina a guiar e não a conduzir.

A guiar e mal...
E já agora, quantos de voces aprenderam como se trocava um pneu? Quantos de voces aprenderam a verificar niveis?
Quantos de voces aprenderam a mudar uma lampada?
Coisas simples, que até nem se perderia muito tempo com elas, mas que não são feitas [8b]
Graças a deus que existe o ACP [:)] se não muita gente estava tramada

Não acredito RAD[;)] , em Portugal a classe automobilística é encarada como um investimento com uma elevada taxa de rentabilidade para os cofres do Estado (ainda há quem o defenda neste aspecto com vários argumentos ("desculpas da treta"):eek: :eek: :rolleyes: ) logo todas as acções a tomar que ponham em risco o investimento são eliminadas.
Bem, que a fiscalização é muito mais direccionada para a captação de receitas do que para a penalização de comportamentos de risco, não tenho dúvidas.

Agora, encarar o próprio ensino como um negócio é revoltante...

A guiar e mal...
E já agora, quantos de voces aprenderam como se trocava um pneu? Quantos de voces aprenderam a verificar niveis?
Coisas simples, que até nem se perderia muito tempo com elas, mas que não são feitas [8b]

Pneu - Li no manual do carro
Níveis - Foi outra pessoa que me ensinou
Lâmpada - Manual do carro

Estacionar - Escola de condução [:D]

A guiar e mal...

Por essas e outras questões, é que existem diversas categorias de carta de condução

Quando se opta por habilitação de carta profissional , ensinam isso [;)]

Voltar
Superior