Encher o curriculum

AMGfan

Active member
Pois é meus amigos e companheiros deste forum estou a 1ano e meio mais coisa menos coisa de terminar os meus estudos e claro está atirar-me ás feras no mercado de trabalho.

Agora que se aproxima cada vez mais essa fase ando preocupado se o meu curriculum será suficientemente bom para poder concorrer á maioria dos empregos que me interessam fazer.

Vou ser mais concreto: Estou a fazer um mestrado integrado (agora chama-se assim com o Bolonha) em Engenharia Civil, 4º ano no Instituto Superior Técnico, no ramo de estruturas contrução/construção e para além de cursos extra que tenho feito nomeadamente com vista a melhorar as minhas capacidades nas manobras de software que necessito, gostaria de saber qual a vossa opinião acerca da candidatura a uns estagios no estrangeiro que posso fazer, erasmus, cursos de linguas ( quais e onde ), etc etc. Resumindo o que é no vosso ponto de vista, e no que vos diz a vossa experiencia e a dos vossos amigos e familiares, essencial ou altamente valorizado no curriculum de uma pessoa sem experiencia como é o meu caso. Será apenas a média de curso?Será o estabelecimento onde tirou a sua licenciatura?Digam-me tambem de que factores depende...

Reflictam e o meu obrigado desde já pela vossa atenção.[;)] [:cool:]

Para uma empresa que deseja contratar um funcionario sem experiencia, recem licenciado, um dos factores mais importantes é sem duvida o percurso escolar que engloba varios factores, ja por ti mencionados, média de curso, instituição de ensino etc.
É a unica forma de conseguir fazer uma filtragem entre candidatos embora isto nos leve ja para a velha questão, muito debatida, de que um bom aluno não é necessariamente um bom profissional e vice versa.
Mas se não for assim como se faz uma selecção entre candidatos sem experiencia?

Muitas empresas vêm cursos no estrangeiro como uma mais valia embora, na minha opinão, algumas vezes so sirvam para "encher" curriculo, não basta dizer que se esteve a estudar no estrangeiro é necessario mostrar o que isso te trouxe de mais valia.

Eu como era um cromo de primeira na escola, nunca chumbei mas nunca me chatiava muito a estudar, fui primeiro trabalhar e so depois comecei a faculdade, acabando assim por eliminar o factor "media". lol
Felizmente sai-me bem e foi a melhor opção que tomei.

Vou ser-te sincero esse curriculo nao te vai valer de nada, infelizmente o que te vai valer e, ou um conheçimento qualquer numa empresa ou talvez o facto de seres no tecnico se bem que o facto de seres do tecnico se aplica mais para o ramo de estruturas. Sou finalista de civil fct-unl tenho colegas que acabaram o ano passado uns com mto bom curriculo em empresas que ninguem conheçe e outros com curriculos simples em grandes empresas. Um estagio no estrangeiro podera sempre ajudar-te.

Uma vez que queres seguir o ramo de construçao uma boa opçao sera fazeres um curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, isto sim terá influencia a teu favor.

Uma vez que queres seguir o ramo de construçao uma boa opçao sera fazeres um curso de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho, isto sim terá influencia a teu favor.

é uma das cadeiras que posso optar para o ano "segurança e higiene na construção"

Eu escolhi construção e não estruturas por gosto pessoal. Mas basta-me fazer 2 cadeiras de estruturas para poder fazer projecto de estruturas correntes em Portugal. O ramo de construção dá-me cadeiras que me atraem pessoalmente "conservação e reabilitação de edificios", "instalações prediais", "avaliaçao imobilaria da construção", etc...

Mas obrigado pelo testemunho colega.[;)]

Voltar
Superior