[Estradas] EN2 A estrada que atravessa o país

Boas, eu vou fazer amanhã mas vou fazer tudo num dia...

Já ando na estrada desde domingo, saí de Londres direto para os picos da Europa e estou agora a caminho de Chaves para arrancar amanhã de manhã bem cedo.

Inicialmente tinha previsto um mínimo de 2 dias para a N2 mas vou ter de fazer bum só dia. Para a próxima logo faço a N2 com mais calma.
Subscrevo as palavras do jolopes, mas espero que tenhas a oportunidade de fazer este percurso com mais calma. [;)]

Quase toda a gente se perde aí, porque construiram o IP3 em cima da N2.

Pura e simplesmente não existe aquele troço de N2 entre a saída de Santa Comba Dão e Raivas (antes de Penacova)
Também fiquei com essa sensação, mas só depois de andar por ali "ás aranhas" à procura do troço da EN2. Acabei por fazer esse percurso na IP3, claro!

Última edição:
Há uns tempos tinha ideia de fazer esta EN.
Mas como escapadinhas de fim de semana pelo interior ( assim como férias ) feitas ao longo de vários anos e sempre por EN, a EN2 acaba na prática por ser mais uma.
Ou seja gosto mt mas na prática já a fiz embora em dias diferentes.

Há uns tempos tinha ideia de fazer esta EN.
Mas como escapadinhas de fim de semana pelo interior ( assim como férias ) feitas ao longo de vários anos e sempre por EN, a EN2 acaba na prática por ser mais uma.
Ou seja gosto mt mas na prática já a fiz embora em dias diferentes.
Se me permites a opinião, não é bem a mesma coisa. Ao fazeres todo o percurso de uma só vez (ainda que ao longo de alguns dias), ficamos com uma perceção mais concreta da tal diversidade e riqueza paisagística, cultural e gastronómica que existe neste nosso pequeno mas lindo país. Além disso, quando chegamos a Faro, à rotunda do km 738, é mesmo uma sensação de orgulho e alegria pela tarefa cumprida. Se tiveres oportunidade de fazer todo o percurso de seguida, compreenderás melhor o que estou a dizer. Aconselho-te! [;)]

Se me permites a opinião, não é bem a mesma coisa. Ao fazeres todo o percurso de uma só vez (ainda que ao longo de alguns dias), ficamos com uma perceção mais concreta da tal diversidade e riqueza paisagística, cultural e gastronómica que existe neste nosso pequeno mas lindo país. Além disso, quando chegamos a Faro, à rotunda do km 738, é mesmo uma sensação de orgulho e alegria pela tarefa cumprida. Se tiveres oportunidade de fazer todo o percurso de seguida, compreenderás melhor o que estou a dizer. Aconselho-te! [;)]
Como disse, N2 já a fiz toda ou praticamente toda. Em vez de ser em 3 ou 4 dias seguidos foi em vários fds seguidos.

E depos, N2 há muitas pelo país, não são é tão longas [:p]

Ainda não foi desta que fiz a EN 2 de fio a pavio, de uma ponta a outra. Muitas vezes a percorri em dias, aventuras e traçados distintos. Na prática, já a fiz quase toda mas nunca de uma só vez.

Desta vez, também não a fiz de uma só vez, contentei-me com 1 dia (cerca de 9 horas para ser mais concreto) e cerca de um terço da distância total da dita.

Decidi começar a percorrer a EN 2, sentido Norte Sul, a começar em Mora. O objectivo era acima de tudo registar o mais que pudesse marcas de um outro tempo e um ou outro autocarro com que me deparasse. E assim fiz.

Transformei a Sharan em micro auto-caravana (pernoitei em Faro) e aí vai ele por aí abaixo.

Tirando o troço entre Mora e Montemor-o-Velho que nunca o havia percorrido e o de Almodôvar para Faro (apenas feito uma vez e de Sul para Norte), todo o restante caminho é-me imensamente familar. Mas noutras vezes, não há sequer muito tempo para mais nada a não ser ir do ponto A ao B, ora cruzando ou percorrendo troços da EN 2. Ou seja, a EN 2 não é foco da minha atenção ou dedicação. Mas no Sábdo foi. E mais tempo houvesse e mais tempo perdia com ela. Deixei muitas coisas para trás mas fica a promessa de as revisitar e finalmente registar.

De saudar ver que a estrada está minimamente preservada, raro é o troço em que o piso está realmente mau. De louvar o esforço que se está a fazer em preservar o passado, ainda que com alguns atropelos à originalidade. Que importa que seja por uma moda ou vaidade, bom é ver que se dá valor ao passado, ao preservá-lo.

A única parte que mais me aborreceu foi ter de aturar os por demais barulhentos grupos de motociclistas na serra do Caldeirão. Epá, mais do que a condução de alguns, o barulho é infernal e um total desrespeito pela Natureza e pelos demais utilizadores. Tirando isso, viagem impecável, a Sharan é uma boa companheira de viagem e de guarida.

Conselho para quem a quiser fazer: vá com tempo, um dia é pouco, dois também não chegam, 3 ou 4 talvez comecem a ser suficientes, acima de 5 se calhar já começa a ser complicado em encontrar motivos para a fazer. É para se fazer devagar e assim melhor desfrutar. Mas lá está, vai depender da dimensão da carteira de cada um.

Aqui ficam umas fotos de entre umas centenas que fiz.

Click image for larger version  Name:	Sans titre 1.jpg Size:	865.7 KB ID:	14520235 Click image for larger version  Name:	IMG_5052.jpg Size:	618.8 KB ID:	14520237 Click image for larger version  Name:	IMG_5061.jpg Size:	546.5 KB ID:	14520238 Click image for larger version  Name:	IMG_5057.jpg Size:	483.8 KB ID:	14520240 Click image for larger version  Name:	IMG_5052.jpg Size:	618.8 KB ID:	14520237 Click image for larger version  Name:	IMG_5163.jpg Size:	817.6 KB ID:	14520241 Click image for larger version  Name:	IMG_5052.jpg Size:	618.8 KB ID:	14520237

Última edição:
Quando a fiz em 2019, o segmento em que gostei mais de conduzir foi precisamente na serra do Caldeirão.

Neste percurso que fizeste lembro-me de mau piso entre Mora e Montemor-o-NOVO ([;)]) e entre Aljustrel - Castro Verde - Almodôvar.

A 1ª vez que fiz Faro - Almodôvar foi à pendura numa Mitsubishi Canter e o piso estava realmente mau. Talvez há uns 10 anos ou mais.

Agora está tudo muito melhor. O bom piso permite disfarçar a dureza deste troço. E ao elevar o conforto e confiança permite desfrutar mais da envolvente e espectacular zona que é o Caldeirão. Mas claro, bom piso também traz mais gente.

Alturas houve que mais parecia que estava só, até grupos de 3/4 motards quebrarem a harmonia por breves instantes. Raios partam os escapes barulhentos!

Ah e tal mas andas de Diesel de janela e tecto aberto e queixaa-te dos outros. Certo mas o que é demais enjoa. 😅

Ainda não foi desta que fiz a EN 2 de fio a pavio, de uma ponta a outra. Muitas vezes a percorri em dias, aventuras e traçados distintos. Na prática, já a fiz quase toda mas nunca de uma só vez.

Desta vez, também não a fiz de uma só vez, contentei-me com 1 dia (cerca de 9 horas para ser mais concreto) e cerca de um terço da distância total da dita.

Decidi começar a percorrer a EN 2, sentido Norte Sul, a começar em Mora. O objectivo era acima de tudo registar o mais que pudesse marcas de um outro tempo e um ou outro autocarro com que me deparasse. E assim fiz.

Transformei a Sharan em micro auto-caravana (pernoitei em Faro) e aí vai ele por aí abaixo.

Tirando o troço entre Mora e Montemor-o-Velho que nunca o havia percorrido e o de Almodôvar para Faro (apenas feito uma vez e de Sul para Norte), todo o restante caminho é-me imensamente familar. Mas noutras vezes, não há sequer muito tempo para mais nada a não ser ir do ponto A ao B, ora cruzando ou percorrendo troços da EN 2. Ou seja, a EN 2 não é foco da minha atenção ou dedicação. Mas no Sábdo foi. E mais tempo houvesse e mais tempo perdia com ela. Deixei muitas coisas para trás mas fica a promessa de as revisitar e finalmente registar.

De saudar ver que a estrada está minimamente preservada, raro é o troço em que o piso está realmente mau. De louvar o esforço que se está a fazer em preservar o passado, ainda que com alguns atropelos à originalidade. Que importa que seja por uma moda ou vaidade, bom é ver que se dá valor ao passado, ao preservá-lo.

A única parte que mais me aborreceu foi ter de aturar os por demais barulhentos grupos de motociclistas na serra do Caldeirão. Epá, mais do que a condução de alguns, o barulho é infernal e um total desrespeito pela Natureza e pelos demais utilizadores. Tirando isso, viagem impecável, a Sharan é uma boa companheira de viagem e de guarida.

Conselho para quem a quiser fazer: vá com tempo, um dia é pouco, dois também não chegam, 3 ou 4 talvez comecem a ser suficientes, acima de 5 se calhar já começa a ser complicado em encontrar motivos para a fazer. É para se fazer devagar e assim melhor desfrutar. Mas lá está, vai depender da dimensão da carteira de cada um.

Aqui ficam umas fotos de entre umas centenas que fiz.

Montemor-o Novo, o Velho é no Distrito de Coimbra.[;)]

Bom saber que melhorou o piso entre Mora e Montemor que aquilo há uns anos estava lastimável.

De Aljustrel até Castro Verde também não estava muito melhor.

Voltar
Superior