Empresas vs Sentimentos

nunomplopes

New member
Boas.. tenho uma empresa familiar, no qual uma parte me dou bem (familiar e laboral) com os meus irmãos e outra parte não (ainda por cima, envolvendo cunhadas/os). Pelos diversos conflitos com uma das partes, sempre ponderei, nunca mais, me envolver em negócios deste tipo, quando estão envolvidos laços sentimentais.
O que questiono..
..Seriam capazes de abrir (ou tem) uma empresa, com familiares/amigos?
..Como vêem, quando estão, os sentimentos em causa?
..Como lidar com isto?
..Conhecem algum caso de sucesso?
Podem opinar à vossa vontade! :)

Última edição:
Porque será que geralmente os problemas familiares nas empresas metem sempre cunhadas/os ao barulho?

É um caso complicado.
Tens de ponderar se a tua relação com os teus familiares, enquanto parceiros de negocio, terá alguma influencia no futuro da empresa/negocio.
Podes sempre optar por te lançares sozinho no negocio ou procurar um outro parceiro externo á familia para teu socio.

Penso que é um problema de falta de formação da pessoa em causa. Formação, no sentido de saber destinguir o que é trabalho e o que é relação familiar.

A única experiencia que tenho é trabalhar por conta de outrém, em empresas familiares. Juro que nunca mais. Acredito que a envolvência que se tem nessas empresas é superior às restantes, mas tanto para o bom como para o mau. E por norma, os problemas pessoais dos patrões parece que têm que ser vividos pelos empregados tb.

Existem livros e cursos de formação sobre essa temática das empresas familiares.

Informa-te e lê alguma coisa. Está metido numa embrulhada. Provavelmente a empresa não sobrevivirá mais do que 1 geração se nada for feito ao nível da gestão.

Eu recomendo que contratem um gestor de empresas independente para gerir a empresa.

Geralmente os problemas familiares nas empresas começa quando terceiros (cunhadas e cunhados), envenenam as relações criando intrigas familiares tendo por base a ganancia, inveja e mesquinhez.
São pessoas que não sente o negocio e para quem a empresa é somente uma fonte de dinheiro para as suas vaidades, até ao ponto em que a empresa entra em colapso e vai á falencia.

Infelizmente conheço varias historias destas

Conheço os mais variados casos de empresas onde se metem familiares a meio do percurso. Infelizmente TODOS os casos que conheço são pelos piores motivos. Tragédia anunciada... (em termos familiares e financeiros)

Mas esta é apenas a minha experiência,nao quer dizer que espelhe a realidade

Esse assunto já foi aqui abordado à pouco tempo, mas não me lembro do nome do tópico.

Mas a minha visão é mais ou menos esta:

Suponho pela tua descrição que o maralhal anda todo ao barulho.

Daí, que numa observação muito rápida te diga, esses casos nunca têm solução. No geral.

Se a Empresa tem dimensão, o melhor é contratar um Gestor profissional.

Sendo uma Empresa pequena, é tentar compartimentar a responsabilidade de cada um dos familiares a uma área muito específica e não ter medo de exigir responsabilidades bem como as assumir.

Mas isto é a teoria. A prática é muito dramática.

Se a Empresa é rentável, o melhor é sair toda a gente, excepto uma ou duas pessoas que se dêm bem e possam levar a empresa para a frente. O resto que fique em casa a coçar os tubas e espere pelos dividendos.

É que senão, a Empresa pode não acabar, mas vai viver uma lenta agonia para o resto dos seus dias. E antes a morte que tal sorte...

Geralmente os problemas familiares nas empresas começa quando terceiros (cunhadas e cunhados), envenenam as relações criando intrigas familiares tendo por base a ganancia, inveja e mesquinhez.
São pessoas que não sente o negocio e para quem a empresa é somente uma fonte de dinheiro para as suas vaidades, até ao ponto em que a empresa entra em colapso e vai á falencia.

Acertastes na mouche!:(

Eu seria capaz de abrir uma empresa com amigos, mas, esta teria quer ser num grupo de 3 pessoas e estas teriam de ser pessoas da minha total confiança. N pessoas como eu, mas pessoas q sejam honestas. Ao ser um grupo de 3 ao menos haveria sempre maioria para decisões complicadas e n haveria o papel de alguém ceder numa e depois esperar ser compensado noutras decisões futuras.

Uma empresa n pode ser um centro de emprego para familiares e amigos, ao conhecer alguém q a meu ver fosse a ideal para um papel de empregado da minha empresa a primeira conversa q teria com ele era se ele aguentaria em algumas situações ter q fazer o q eu mando só pq sim e até q ponto isso o afectaria.

Para terminar conheço apenas um caso de uma media empresa familiar e mesmo estando numa situação complicada existe uma boa separação entre a profissão e a relação familiar.

.

Se a Empresa tem dimensão, o melhor é contratar um Gestor profissional.

Se a Empresa é rentável, o melhor é sair toda a gente, excepto uma ou duas pessoas que se dêm bem e possam levar a empresa para a frente. O resto que fique em casa a coçar os tubas e espere pelos dividendos.

É que senão, a Empresa pode não acabar, mas vai viver uma lenta agonia para o resto dos seus dias. E antes a morte que tal sorte...

tens aqui 2 boas saidas para o problema, resulta na grande maioria dos casos, principalmente a ultima (!!!)
experiencia propria!!
nunca mais que 2 bons gestores.[;)]

É a minha impressão também.

Neste caso o meu conselho vai para sairem todos da gestão da empresa e contratarem um gestor profissional ou então se a empresa ainda é rentavel, tentar a sua venda a bom dinheiro, fazerem as partilhas e depois cada um que se oriente.

tens aqui 2 boas saidas para o problema, resulta na grande maioria dos casos, principalmente a ultima (!!!)
experiencia propria!!
nunca mais que 2 bons gestores.[;)]

A empresa em questão é uma pequena empresa, e é gerida por dois sócios gerentes (pessoas que com o qual não me indentifico) mas em relação de cotas e tudo divido por partes iguais.

A empresa em questão é uma pequena empresa, e é gerida por dois sócios gerentes (pessoas que com o qual não me indentifico) mas em relação de cotas e tudo divido por partes iguais.

Os socios gerentes são teus familiares directos?

Se tiveres uma quota na empresa, podes tentar vende-la a um deles, pelo preço que aches justo.
Recebes o teu e livras-te dos problemas e ainda podes investir em algo que aches interessante.
Depois, eles que se arranham e deitem a empresa abaixo que isso é problema deles [;)]

Neste caso o meu conselho vai para sairem todos da gestão da empresa e contratarem um gestor profissional ou então se a empresa ainda é rentavel, tentar a sua venda a bom dinheiro, fazerem as partilhas e depois cada um que se oriente.

Mas também me custa desfazer de um negócio de familia. O que está em causa aqui são relações instaveis e falta de respeito; E é uma empresa rentável..
Conseguem me explicar, o que é um mediador de conflitos e a sua forma de actuar?

Voltar
Superior