Embraiagem

dciPride

New member
Boas,

Caso alguém saiba, gostaria que me dissessem como é que se pode saber sem sombra de dúvidas se uma embraiagem é nova ou não?

Faço esta pergunta porque a uns 3 meses fui a renault trocar a embraiagem do meu clio 1.5dci 65cv com 127mil km e por alguma razão fiquei desconfiado que o kit todo não foi mudado, apesar de o ter pago (830€).

Ao tentar arrancar em 3º ele vai a baixo. Mas em situações como na 2º mudança a andar em relantim parece que o carro anda com alguma facilidade, coisa que não acontecia. O que me ocorre é que se calhar com o desgaste do motor, a pressão do motor já não e é normal que isso ocorra.

Por não ter a certeza, agradecia que me dessem a vossa opinião sff.

obg.

não há maneira de saber sem a desmontar, mas se não tiver a funcionar a 100% podes exigir que fique.
Arrancar em 3ª não dá nenhuma saúde á embraiagem nem é teste para nada e se anda ao relanti em segunda é normal.
Se mete com suavidade as mudanças e não patina depois de largar o pedal, mesmo que não tenham posto tudo, está a funcionar bem e não há nada a fazer a não ser esperar para ver se a durabilidade é normal.

Já fui a renault reclamar e eles disseram que estava td em ordem. O mal do "teste" da durabilidade é que até lá a emb. pode já estar fora da garantia. Mas foi ficar atento aos sintomas e se parecer algo mais consistente vou lá fazer barulho.

Obg pela ajuda.

O truque que eu conheço serve para ver se a embraiagem está em condições ou não, o que até deve ser o caso, por isso, é de experimentar.

É o seguinte: com o carro travado (travão de mão puxado) tenta arrancar em segunda. Se a rotação cair de tal maneira que está quase a ir abaixo, está perfeita. Se a rotação se mantiver ou aumentar, a embraiagem já conheceu melhores dias.

Boas,

Caso alguém saiba, gostaria que me dissessem como é que se pode saber sem sombra de dúvidas se uma embraiagem é nova ou não?

Faço esta pergunta porque a uns 3 meses fui a renault trocar a embraiagem do meu clio 1.5dci 65cv com 127mil km e por alguma razão fiquei desconfiado que o kit todo não foi mudado, apesar de o ter pago (830€).

Ao tentar arrancar em 3º ele vai a baixo. Mas em situações como na 2º mudança a andar em relantim parece que o carro anda com alguma facilidade, coisa que não acontecia. O que me ocorre é que se calhar com o desgaste do motor, a pressão do motor já não e é normal que isso ocorra.

Por não ter a certeza, agradecia que me dessem a vossa opinião sff.

obg.
O que descreves é perfeitamente normal. Se calhar tu é que já estavas habituado a circular com a embraiagem desgastada, daí teres notado uma ligeira diferença.

Pois provavelmente será a minha impressão, pois andei durante algum tempo com a embraigem lixada. Mas vou aguardar mais unstempos e ver se encontro algo mais concreto. obg pelas dicas.

Mas olha que arrancar em 3ª não dá nenhuma saúde, nem ao motor nem a embraiagem... Nem a ti.[/QUOT

Pois, já ouvi dizer que sim.

No entanto apareceu me um novo sintoma, que não é novo, pois já tinha acontecido, mas não prestei atenção. Precisamente hoje no fim da tarde quando fui para o carro e a ao começar a marcha notei que o carro parecia estar colado, ou seja ao entar arrancar o carro ficava muito pessado e a sensação que fiquei é que embraigem estava mesmo colada como se não não soltasse.

Não sei se me estou a fazer entender. Já me tinha acontecido com um tempo chuvoso e hoje voltou a acontecer, mas mais acentuado.

Outra sensação que eu tenho as vezes, exemplo na AE e que parece que estou a andar contra um vento forte e o carro fica meio pesado, uma sensação de atrito.

Se alguem puder dar um help agredecia.

Nota: a embraigem é nova. Levou o kit completo na renault a mais ou menos 2 meses.

Mas olha que arrancar em 3ª não dá nenhuma saúde, nem ao motor nem a embraiagem... Nem a ti.[/QUOT

No entanto apareceu me um novo sintoma, que não é novo, pois já tinha acontecido, mas não prestei atenção. Precisamente hoje no fim da tarde quando fui para o carro e a ao começar a marcha notei que o carro parecia estar colado, ou seja ao entar arrancar o carro ficava muito pessado e a sensação que fiquei é que embraigem estava mesmo colada como se não não soltasse.

Não sei se me estou a fazer entender. Já me tinha acontecido com um tempo chuvoso e hoje voltou a acontecer, mas mais acentuado.

Outra sensação que eu tenho as vezes, exemplo na AE e que parece que estou a andar contra um vento forte e o carro fica meio pesado, uma sensação de atrito.

Nota: a embraigem é nova. Levou o kit completo na renault a mais ou menos 2 meses.

Isso do carro prender podem ser os travões colados.
Isso que tu sentes em AE, como se fosses conduzir contra vento forte é a EGR suja. Tipo o carro nem dos 120 passa mesmo acelerando a fundo.

Isso do carro prender podem ser os travões colados.
Isso que tu sentes em AE, como se fosses conduzir contra vento forte é a EGR suja. Tipo o carro nem dos 120 passa mesmo acelerando a fundo.

Pois, ja tinha pensado nos travões. É normal colarem nessa epoca? Frente ou trás?

Relativamente a AE, talvez seja a EGR, pois já tive essa desagradvel experiencia, tanto que a uns 3 anos atras tive de mudar. Ele passa dos 120, mas tenho notado que está com dificuldades em atingir a velocidade maxima (+/-165) no conta KM.

Tipicamente é nos travões de trás que é onde normalmente actua o travão de mão.

É factor comum a travões de tambor e é normal acontecer quando o tempo está húmido.... :sh)

Se tiveres os travões molhados (chuva ou carro lavado) e fores deixar o carro parado por uns dias não deixes o carro travado com travão de mão senão podes ter uma surpresa desagradável.

Mas olha que arrancar em 3ª não dá nenhuma saúde, nem ao motor nem a embraiagem... Nem a ti.

Isso são os travões traseiros que prendem devido à humidade.

Quanto à embraiagem não arrancar em terceira, ainda bem! Mas se continuares a conduzir o carro como conduzias com a embraiagem antiga, esta também não vai durar muito!

Se em 3º vai abaixo é bom...quer dizer que os pratos estão a colar e o motor nao tem força para patinar a embraiagem.

O motor é que esta fraco, a embraiagem esta forte

[kiss]
Se em 3º vai abaixo é bom...quer dizer que os pratos estão a colar e o motor nao tem força para patinar a embraiagem.

O motor é que esta fraco, a embraiagem esta forte

Uma coisa e certa....
Se andas com a pulga a traz da orelha... qualquer coisinha que apareça ao carro vais achar sempre que foi ou é da embraiagem..... as tantas esta tudo bom e andas a inventar "problemas"!!!
Tem 2 anos de garantia, anda simplesmente com o carro... e se algo não estiver bom em 2 anos terá que se manifestar [kiss]

Voltar
Superior