Embraiagem queimada?

hugotecnolo

New member
Bom dia, ao fazer ponto de embraiagem durante 10min em pára-arranca numa subida íngreme notei um cheiro forte a borracha queimada. Terei acabado com a embraiagem? Passado um dia, o cheiro ficou menos intenso. O pedal reage bem e não noto perda de força no carro nem dificuldade a entrar a mudança, apenas um cheiro. Fui a 3 locais diferentes, expus a situação e deram-me 2 soluções:
1- embraiagem queimada, troca total necessaria (+-1500euros)
-2-Aconselharam a andar com o carro e ver se o cheiro continuava e se este patinava

O problema é tenho viagem marcada de 1200km e não sei se arrisque, o que acham?

A minha já uma vez cheirou a queimado fruto de eu estar a tentar estacionar numa subida super íngreme depois de ter bebido uns penaltis. (Terreno privado)

Ja fez mais 100 mil km ... cada caso é um caso certamente , mas julgo que o cheiro depois de um esforço mais notório pode não querer dizer nada tendo em conta que dizes que o carro está aparentemente normal .

Boas,

Depende, o cheiro é proveniente de aquecimento a que foi sujeita a peças.

Mas se não nota nada de anormal na embraiagem é deixar estar sem dúvida, claro que tal caso tirou alguns milhares de km à embraiagem, mas não significa a sua morte.

Tenha é atenção nos pontos, se for em subida mais vale não estar a segurar o carro e desgastar a embraiagem, parar e alguma coisa... Travão de mão. Aliás, em qualquer subida íngreme aconselho sempre o travão de mão mesmo quando a experiência de arranque é muita, a embraiagem é um componente em geral caro, e como tal poupa-lo é sempre uma mais valia e usando o travão de mão, sem dúvida que se está a poupar tal componente quando falamos em trânsito em subidas íngremes.

Cumps [;)]

É isso, deves ter retirado uma boa parte da vida útil dessa embraiagem. Mas não significa se tenha morrido... só mesmo testando.

Não te posso ajudar em nada, só fiquei parvo pelo preço da embraiagem. 1500euros é muito dinheiro :-\ ainda por cima adoro esse carro. O meu é um saxo paguei 100 euros com a mão de obra e chorei me todo.

Obrigado pelas respostas. O que me deixou apreensivo foi que numa das oficinas a que fui disseram-me taxativamente que a embraiagem tinha queimado. Pedi orçamento e dirigi-me a outra, na qual disseram para andar mais um pouco e se continuasse a sentir cheiro e o carro começa-se a patinar entao sim teria de trocar a embraiagem. Continua o cheiro (embora menos intenso), mas o carro responde bem.

1500€ por uma embraiagem do focus, ainda por cima de um vulgaríssimo 1600cc??? se comprasses o kit completo custava-te, sem mão de obra, 200€ da valeo e 220 da sachs. 1500€... [:)] [:)] [:)] (quase que caía da cadeira de tanto rir!!!)

Obrigado pelas respostas. O que me deixou apreensivo foi que numa das oficinas a que fui disseram-me taxativamente que a embraiagem tinha queimado. Pedi orçamento e dirigi-me a outra, na qual disseram para andar mais um pouco e se continuasse a sentir cheiro e o carro começa-se a patinar entao sim teria de trocar a embraiagem. Continua o cheiro (embora menos intenso), mas o carro responde bem.

Boas,

Sim, tecnicamente queimaste a embraiagem, esse cheiro é de embraiagem queimada. Mas não
quer dizer que a mesma não dure mais uma centena de milhar de km ou ate mais, depende.

O cheiro, pela minha experiência, vai continuar uns tempos, não te preocupes que acaba por
passar, e se sujeitas a embraiagem a situações de maior aquecimento como estacionamento,
transito... o cheiro poderá voltar a intensificar-se mais um bocado. Mas não te preocupes,
isso acaba por passar com o tempo.

Agora terás de ver como funciona o accionamento da embraiagem, se for por cabo,
consegues logo sentir se houve alteração na embraiagem, ou seja, se pega mais acima
ou abaixo, ja que por cabo, consegues sentir muito mais a embraiagem e da para
verificar bem mais o seu estado, se o accionamento for hidráulico, poderá ser complicado
e ai a verificação do seu estado passa pelas reacções quando se carrega no pedal, como
patinar ou seja, elevar a rotação quando se carrega na embraiagem em vez de ela descer
de imediato, ou tu acelerares e notares que o carro não esta a responder tão prontamente
ja que uma embraiagem gaste pode dificultar a passagem de movimento do motor
para a caixa e o carro começa gradualmente a perder força. E não esquecer, o engreno
das mudanças, se começares a sentir que as mudanças entram de forma mais difícil
ou rude... poderá ser da embraiagem gaste.

Mas não estejas já mentalizado que tens de gastar na embraiagem, tenta esquecer isso,
e conduz o carro normalmente, que se tiver algum problema, iras notas, mas se tiveres
à procura dos problemas, não estas descansado e iras sempre encontrar algum problema
mesmo que não seja nada.

Cumps [;)]

1500€ por uma embraiagem do focus, ainda por cima de um vulgaríssimo 1600cc??? se comprasses o kit completo custava-te, sem mão de obra, 200€ da valeo e 220 da sachs. 1500€... [:)] [:)] [:)] (quase que caía da cadeira de tanto rir!!!)

Boas,

Depende onde tenha ido, se for à marca não me admiro ja que
algumas marcas quando é para trocar a embraiagem trocam o kit completo
com rolamento de encosto, volante do motor que é bastante caro, e se for
accionamento hidráulico o fluido é o mesmo do óleo dos travões, também é mudado.
Dai por vezes na marca, preços altos para troca de embraiagem.

Quando troquei a embraiagem da Avensis que tinha de empresa, tambem queriam
trocar o volante do motor, pedi para o ver e estava em optimo estado, alias, o carro
nao tinha qualquer sintoma do volante do motor, so sentia dificuldade em engrenar as
mudanças e foi visto uma fuga de oleo entre a caixa e o motor, e decidiu-se tirar a caixa
para verificar como estava tudo e viu-se que a embraiagem estava no limite.

A factura, foi de 1050€ troca do kit de embraiagem, oleo dos travoes e mudança de oleo normal
do motor.

Cumps [;)]

Para o focus completa com bi-massa de uma boa marca dificilmente arranjas por menos de 500€, é claro que numa oficina nunca te vao fazer esse preço e depois tens de pagar a mao de obra. Diria que um preço aceitavel seria talvez os 800€.

Para o focus completa com bi-massa de uma boa marca dificilmente arranjas por menos de 500€, é claro que numa oficina nunca te vao fazer esse preço e depois tens de pagar a mao de obra. Diria que um preço aceitavel seria talvez os 800€.

há oficinas e oficinas, e tal como ele disse é possivel comprares tu o kit de embreagem completo por 200 e tais aereos, tal como caditonuno disse e ir a uma oficina mandar trocar.
no final peças e mão de obra ficam a rondar algures pelos 350\400€ tudo, portanto há que saber dar as voltas, só enganado quem quer, tal e qual como o kit de distribuição, e muitas outras peças...

eu ainda no outro dia disse, em relação ao kit do volante bimassa, que no meu mecânico fica tudo por 600€ e que a embraiagem ficará por 250€. nunca a troquei em 268 mil e espero que dure mais uns milhares de kms. claro que na marca trocariam por um valor exorbitante e quereriam trocar tudo e mais alguma coisa, incluindo bimassa e assim.

Bem, posso me ter expressado mal, o valor de 1500 diz respeito a embraiagem, bimassa, rolamento e mão de obra.
Os orçamentos que pedi diferem em 1500+-250. Isto sem volante motor (+-500).

Boas,

Sim, tecnicamente queimaste a embraiagem, esse cheiro é de embraiagem queimada. Mas não
quer dizer que a mesma não dure mais uma centena de milhar de km ou ate mais, depende.

O cheiro, pela minha experiência, vai continuar uns tempos, não te preocupes que acaba por
passar, e se sujeitas a embraiagem a situações de maior aquecimento como estacionamento,
transito... o cheiro poderá voltar a intensificar-se mais um bocado. Mas não te preocupes,
isso acaba por passar com o tempo.

Agora terás de ver como funciona o accionamento da embraiagem, se for por cabo,
consegues logo sentir se houve alteração na embraiagem, ou seja, se pega mais acima
ou abaixo, ja que por cabo, consegues sentir muito mais a embraiagem e da para
verificar bem mais o seu estado, se o accionamento for hidráulico, poderá ser complicado
e ai a verificação do seu estado passa pelas reacções quando se carrega no pedal, como
patinar ou seja, elevar a rotação quando se carrega na embraiagem em vez de ela descer
de imediato, ou tu acelerares e notares que o carro não esta a responder tão prontamente
ja que uma embraiagem gaste pode dificultar a passagem de movimento do motor
para a caixa e o carro começa gradualmente a perder força. E não esquecer, o engreno
das mudanças, se começares a sentir que as mudanças entram de forma mais difícil
ou rude... poderá ser da embraiagem gaste.

Mas não estejas já mentalizado que tens de gastar na embraiagem, tenta esquecer isso,
e conduz o carro normalmente, que se tiver algum problema, iras notas, mas se tiveres
à procura dos problemas, não estas descansado e iras sempre encontrar algum problema
mesmo que não seja nada.

Cumps [;)]
obrigado

Se o carro apresenta um comportamento normal não deve ser necessário trocar nada para já. O cheiro demora,mas desaparece. Quando começar a patinar ou tiver outro sintoma logo te preocupas com isso. Mesmo a mudares a embraiagem, como não é por desgaste/quilometragem odes manter o volante do motor.

Voltar
Superior