Embraiagem Citroen C4

Pois mas estão redondamente enganados, porque o carro só levou o "sopro" há bem pouco tempo, e o patinanço sempre aconteceu.

Se querem saber pormenores, perguntem, não se ponham a adivinhar. O carro foi melhorado com alguns CV's, mas não o máximo que podia levar, precisamente para não haver o perigo de danificar outros componentes do motor e não só.

Não estão a falar com um puto acelera, estão a falar com uma pessoa que já conduz há 40 anos, em tempos áureos e no tempo em que o dinheiro não mandava nas corridas, conseguiu excelentes resultados em provas amadoras de perícias no velhinho Mini Cooper S, esse sim artilhado por ele, e que toda a vida soube, e sabe, estimar os carros, tal como referido no 1º post. "Mudar embraiagem" é uma frase que nestes 40 anos de condução NUNCA se ouviu falar.
As ironias são dispensáveis.

Bom fim de semana a todos.

Embraiagem C4

Embraiagem C4

Poupem-me a comentários infundados, sobre as causas da avaria, em 40 anos de condução, "gastei " mais de 20 carros de diversas marcas, com quilometragens elevadas, em tempos fazia 100Kms por dia dentro de Lisboa...não não fui "fogareiro", mas nada em desabono com os poucos profissionais verdadeiros, jamais mexi numa embraiagem....ainda utilizo com regularidade em serviço um Clio 1.2 RT muito velho adquirido com alguns KMs e já doente da embraiagem e já vai nos 230.000 Kms sem se mexer na dita ou sequer no motor, está de origem.....e não gasta, quase, óleo.
Quando resolvi dar alma ao C4 já há muito que "apitava" a embraiagem, é claro que o aumento de binário não ajuda mas o pé direito compensa....alivia.
Quanto à fiabilidade, é genéricamente boa, mas tem uns bugs esquisitos, às vezes, por exemplo: Aviso do computador de Bordo.."Paragem Imediata motor demasiado quente", fui ver e era mentira, o vaso de expansão dava para abrir sem nos queimar-mos e a água estava morna. Fui ao agente oficial, coisa que evito (€€€) e ficou resolvido por uma "pipa de massa" e uma peça insignificante que deu a informação errada.

No mês de Junho reportei no diário de bordo dos C4 um problema na cx robotizada de um C4 Grand Picasso, 1.6 HDI, adquirido novo em Julho de 2007.

Com 53.000 kms, o carro apresentava um silvo em andamento e, por vezes, patinava no arranque.

Esteve no concessionário para ser reparado desde 26.05 até 25.06.

A cx foi desmontada e reparada (uma forqueta e vários rolamentos substituídos) ao abrigo da extensão da garantia.

Pedi para verificarem também como estava a embraiagem e volante motor, tendo em conta que, às vezes, patinava ao arrancar.
Disseram-me que ambos estavam bons.

Com a reparação, o silvo desapareceu, mas, de vez em quando, continua a patinar no arranque, precisamente como antes.
Na Citroen não sabem (ou não querem) fazer o diagnóstico. Talvez à espera que a garantai acabe!

O carro está stock, circula habitualmente em ruas e em estradas planas, com 1 ou 2 pessoas a bordo, a velocidades moderadas.

Poupem-me a comentários infundados, sobre as causas da avaria, em 40 anos de condução, "gastei " mais de 20 carros de diversas marcas, com quilometragens elevadas, em tempos fazia 100Kms por dia dentro de Lisboa...não não fui "fogareiro", mas nada em desabono com os poucos profissionais verdadeiros, jamais mexi numa embraiagem....ainda utilizo com regularidade em serviço um Clio 1.2 RT muito velho adquirido com alguns KMs e já doente da embraiagem e já vai nos 230.000 Kms sem se mexer na dita ou sequer no motor, está de origem.....e não gasta, quase, óleo.
Quando resolvi dar alma ao C4 já há muito que "apitava" a embraiagem, é claro que o aumento de binário não ajuda mas o pé direito compensa....alivia.
Quanto à fiabilidade, é genéricamente boa, mas tem uns bugs esquisitos, às vezes, por exemplo: Aviso do computador de Bordo.."Paragem Imediata motor demasiado quente", fui ver e era mentira, o vaso de expansão dava para abrir sem nos queimar-mos e a água estava morna. Fui ao agente oficial, coisa que evito (€€€) e ficou resolvido por uma "pipa de massa" e uma peça insignificante que deu a informação errada.

Não stresses tanto com os comentários...a sua origem tem fundamento na omissão do "chipanço", que obviamente tem um papel preponderante no agravamento do problema de embraiagem.
O pessoal gosta de informação clara. [;)]

Já foram reportados vários casos de problemas semelhantes, embora toleráveis. Ao adicionar binário a uma embraiagem que por si só já é curta para a encomenda, claro que o problema se agrava.

A única solução é montares uma embraiagem reforçada, coisa que o carro stock já necessita, quanto mais um chipado.

No mês de Junho reportei no diário de bordo dos C4 um problema na cx robotizada de um C4 Grand Picasso, 1.6 HDI, adquirido novo em Julho de 2007.

Com 53.000 kms, o carro apresentava um silvo em andamento e, por vezes, patinava no arranque.

A cx foi desmontada e reparada (uma forqueta e vários rolamentos substituídos) ao abrigo da extensão da garantia.

Pedi para verificarem também como estava a embraiagem e volante motor, tendo em conta que, às vezes, patinava ao arrancar.

Com a reparação, o silvo desapareceu, mas, de vez em quando, continua a patinar no arranque, precisamente como antes.
Na Citroen não sabem (ou não querem) fazer o diagnóstico. Talvez à espera que a garantai acabe!

O carro está stock, circula habitualmente em ruas e em estradas planas, com 1 ou 2 pessoas a bordo, a velocidades moderadas.

Uma das coisas que fizemos em 2007, quando vieram os primeiros (C4+GPicasso), foi contratar extensão de garantia para 3 anos.
Quando a garantia chegou ao fim (2010), foram trocados por outros (C3+GPicasso), tb com extensão de garantia para 3 anos.
Adivinha lá o que está previsto acontecer em 2013...[;)]

Os Citroen não dão mais problemas que um Peugeot ou mesmo que um VW, mas a desconfiança provocada por um GS problemático que passou por aqui há 30 anos deixaram a convicção de que todo o cuidado é pouco.
Mas tenho consciência de que é psicológico, pode acontecer em qualquer marca.

Vamos lá separar duas coisas, que é o carro em si da assistência técnica.

Se esse carro está com problemas de embraiagem, não será caso único mas também não será um problema crónico do modelo em si.
No máximo, será da unidade que tens.

Andam nos DB dos C4 alguns C4 com mais de 200.000 km com a mesma embraiagem, pelo que não sei se será assim tão má.

O que eu vejo aí é uma má assistência, e nesse caso pouco há a fazer senão mudar de concessionário.
O patinar não acontece por obra e graça do Espirito Santo, acontece porque algo está mal!

Se esse concessionário não consegue resolver o problema, é porque não quer ou não sabe, pelo que cabe ao cliente (a ti neste caso) efectuar a reclamação por escrito e procurar soluções, nomeadamente noutros concessionários.

Vamos lá separar duas coisas, que é o carro em si da assistência técnica.

Se esse carro está com problemas de embraiagem, não será caso único mas também não será um problema crónico do modelo em si.
No máximo, será da unidade que tens.

Andam nos DB dos C4 alguns C4 com mais de 200.000 km com a mesma embraiagem, pelo que não sei se será assim tão má.

O que eu vejo aí é uma má assistência, e nesse caso pouco há a fazer senão mudar de concessionário.
O patinar não acontece por obra e graça do Espirito Santo, acontece porque algo está mal!

Se esse concessionário não consegue resolver o problema, é porque não quer ou não sabe, pelo que cabe ao cliente (a ti neste caso) efectuar a reclamação por escrito e procurar soluções, nomeadamente noutros concessionários.

Esclareço que o Picasso não é meu. No entanto, ando muitas vezes nele, conduzindo ou não.

Globalmente é um carro que agrada, principalmente pelo conforto que proporciona. A cx robotizada de 6 é muita funcional.

Como os pneus estão quase no limite mínimo legal, os mesmos vão ser substituídos e depois logo se vê se continua a patinar no arranque.

Quanto ao concessionário, parece-me que há muita incompetência dos seus técnicos, mas isso actualmente é um problema transversal à generalidade das marcas, pelo menos aquelas de que tenho experiência.

PS: desconheço se a embraiagem dos C4 (neste caso Grand Picasso) com cx manual é idêntica aos dos C4 com cx robotizada.

Pois mas estão redondamente enganados, porque o carro só levou o "sopro" há bem pouco tempo, e o patinanço sempre aconteceu.

Se querem saber pormenores, perguntem, não se ponham a adivinhar. O carro foi melhorado com alguns CV's, mas não o máximo que podia levar, precisamente para não haver o perigo de danificar outros componentes do motor e não só.

Não estão a falar com um puto acelera, estão a falar com uma pessoa que já conduz há 40 anos, em tempos áureos e no tempo em que o dinheiro não mandava nas corridas, conseguiu excelentes resultados em provas amadoras de perícias no velhinho Mini Cooper S, esse sim artilhado por ele, e que toda a vida soube, e sabe, estimar os carros, tal como referido no 1º post. "Mudar embraiagem" é uma frase que nestes 40 anos de condução NUNCA se ouviu falar.
As ironias são dispensáveis.

Bom fim de semana a todos.

E qual é o máximo? Pelo que se vê o máximo foi ultrapassado. :rolleyes: A embraiagem de origem já está praticamente no limite. O motor até pode não estar no limite mas sem reforçar a embraiagem o melhor é voltar ao estado stock.

esta nunca tinha ouvido/lido

Então deves ser novinho! [:cool:]

Tendo eu carros e conduzindo há 19 anos, tendo passado já diversos carros e motas pelas mãos, foi fácil de perceber quando valia ou não a pena verificar níveis de óleo.

No meu primeiro carro (que foi um clio 1.2), ele fazia o check up ao nível do óleo quando se ligava o carro, ou melhor, antes de o ligar.
Como até era eu que lhe mudava o óleo, não só sabia que aquela medição era fiável, como verificava que entre mudas o carro não consumia óleo nenhum.

Ao longo dos anos (e centenas de milhares de km), fui-me apercebendo quais os veículos em que era necessário verificar o nível do óleo regularmente e quais aqueles que não valia muito a pena, especialmente nos casos (como o do C4) em que tem um avisador de nível de óleo ao mesmo tempo que é um carro que não consome óleo entre os 20.000 km de cada revisão.

Nos veículos que tenho/tive em que havia consumo de óleo, ver o nível do mesmo já é algo mais frequente.

O teu espanto espanta-me, pois os carros que vês conduzidos por senhoras normalmente têm o nível de óleo revisto nas revisões, e se o carro tiver sede que peça. [:D]

...e pelos vistos ainda valem mais, a avaliar pelos argumentos dos vendedores de automóveis! [:)]

Tendo eu carros e conduzindo há 19 anos, tendo passado já diversos carros e motas pelas mãos, foi fácil de perceber quando valia ou não a pena verificar níveis de óleo.

No meu primeiro carro (que foi um clio 1.2), ele fazia o check up ao nível do óleo quando se ligava o carro, ou melhor, antes de o ligar.
Como até era eu que lhe mudava o óleo, não só sabia que aquela medição era fiável, como verificava que entre mudas o carro não consumia óleo nenhum.

Ao longo dos anos (e centenas de milhares de km), fui-me apercebendo quais os veículos em que era necessário verificar o nível do óleo regularmente e quais aqueles que não valia muito a pena, especialmente nos casos (como o do C4) em que tem um avisador de nível de óleo ao mesmo tempo que é um carro que não consome óleo entre os 20.000 km de cada revisão.

Nos veículos que tenho/tive em que havia consumo de óleo, ver o nível do mesmo já é algo mais frequente.

Uma coisa é um gajo controlar o carro em que anda todos os dias, outra é controlar um carro que anda nas mãos de várias pessoas. [;)]

Neste momento tenho um Insignia com 60kkm e abri o capot para ver o óleo umas 2 ou 3 vezes - não gasta, e na Vectra, com o powertrain, tb não gasta. O do Insignia, sendo uma reengenharia da opel com base no powertrain, só controlei nos primeiros 15kkm para ver se se comportava da mesma forma. A partir daí, só abri o capot para meter água no limpa-vidros.
Já o GTC 1.3 cdti mama óleo como os Tdi e ainda a semana passada acendeu a luz amarela na AE (com direito a telefonema do maninho às 2h, para saber se tinha que chamar o reboque).

Nos 1.6hdi, também percebi que não gastam. Só que o facto de fazerem mais kilometros e em mais mãos, levam-me sempre a cuidados redobrados.

Isto tudo, porque tivemos o famoso VAG 1.9 nas variantes d, Sdi e Tdi lá em casa, tb em regime de rodízio e a mamar kms em barda, para os quais comprávamos embalagens de 5lts de óleo quase mensalmente, para reatestar os carros em casa e as latinhas que andavam nas bagageiras para atestar a cada tirada mais longa.
Lembro-me de uma viagem a barcelona em que atestei o tdi 110 em casa e quando cheguei a barcelona (1300km), mamou o litrinho todo que levava de reserva.
Um deles ficou uma vez na AE com a luz do óleo acesa (vermelha, directo), e o 110cv acabou gripado, por ter partido uma touche do motor.

Ou seja, a culpa da paranóia é da VW. [;)]

...

Como os pneus estão quase no limite mínimo legal, os mesmos vão ser substituídos e depois logo se vê se continua a patinar no arranque.

....

oi :confused:

então mas o problema não era a embraiagem a patinar no arranque ?!?

Ou afinal são os pneus que patinam porque estão gastos ?

Ou estás a tentar passar a ideia que a embraiagem patina porque os pneus estão gastos ?!?

oi :confused:

então mas o problema não era a embraiagem a patinar no arranque ?!?

Ou afinal são os pneus que patinam porque estão gastos ?

Ou estás a tentar passar a ideia que a embraiagem patina porque os pneus estão gastos ?!?

O carro, por vezes, patina no arranque. Acontece mesmo em plano e arranques suaves. Não obstante, sucede apenas uma vez por outra.

Na oficina, como não conseguem ou não querem resolver o problema, avançaram com a hipótese dos pneus.
Não me convence, porque os ditos não estão "carecas" e não me estou a referir a arranques em subidas íngremes e/ou em piso escorregadio, por exemplo com areia.

De qualquer modo, lá para o Outono os pneus serão substituídos e logo se verá!

Há alguma margem de manobra, pois a extensão da garantia terminará apenas em Agosto de 2011.

MCLT, boa tarde, já se passaram alguns anos sobre este tópico, mas qual foi o resultado da vibração?
Tenho uma Citroen C4 Grand Picasso com caixa de 6 velocidades robotizada que ocasionalmente no arranque vibra. O mecanico diz que a bimassa tem folga e diz que tem que substituir a embraiagem e o volante de motor bimassa.
O que farias? Substituías? Qual a pior consequência quando deixamos andar e ignoramos esta situação?

Última edição:
MCLT, boa tarde, já se passaram alguns anos sobre este tópico, mas qual foi o resultado da vibração?
Tenho uma Citroen C4 Grand Picasso com caixa de 6 velocidades robotizada que ocasionalmente no arranque vibra. O mecanico diz que a bimassa tem folga e diz que tem que substituir a embraiagem e o volante de motor bimassa.
O que farias? Substituías? Qual a pior consequência quando deixamos andar e ignoramos esta situação?

O problema do Picasso estava na caixa de velocidades.
Esteve quase todo o mês de Maio de 2011 na oficina da marca para ser reparado.
Segundo me disseram, substituíram rolamentos e mais algumas peças da caixa.
Claro está que, se a reparação não fosse efectuada ao abrigo da extensão da garantia, proporiam a substituição da caixa por uma nova.
O carro deveria ter na altura perto de 80 k kms e ficou bom.

O problema do Picasso estava na caixa de velocidades.
Esteve quase todo o mês de Maio de 2011 na oficina da marca para ser reparado.
Segundo me disseram, substituíram rolamentos e mais algumas peças da caixa.
Claro está que, se a reparação não fosse efectuada ao abrigo da extensão da garantia, proporiam a substituição da caixa por uma nova.
O carro deveria ter na altura perto de 80 k kms e ficou bom.

Obrigado pela rápida resposta. É que é exactamente isso que me está a acontecer. Inicialmente sugeriram substituir os rolamentos. Eu aceitei. Acontece que agora dizem que o volante de motor bimassa tem um pouco de folga e que deveria substituir a embraiagem e o volante de motor para poupar na mão de obra, pois já está o pior trabalho feito.
Se estivesses na minha situação (140.000kms) substituirias a embraiagem e o motor bimassa também?

Obrigado pela rápida resposta. É que é exactamente isso que me está a acontecer. Inicialmente sugeriram substituir os rolamentos. Eu aceitei. Acontece que agora dizem que o volante de motor bimassa tem um pouco de folga e que deveria substituir a embraiagem e o volante de motor para poupar na mão de obra, pois já está o pior trabalho feito.
Se estivesses na minha situação (140.000kms) substituirias a embraiagem e o motor bimassa também?

Se vão substituir os rolamentos da caixa, eu não mandava reparar sem pedir um orçamento prévio-
É que esse trabalho deve obrigar a muita mão de obra e poderás vir a ter uma surpresa a final.

A mexer na caixa e caso se mostrasse necessário, eu mandaria proceder também à substituição da embraiagem e do volante motor. Sempre se poupa em mão de obra, acho eu.

Boas. Atenção que os mecanicos "descobriram o filão dourado" dos volantes bi-massa. Anda muita gente a ser enganada com isso. Qualquer problema que aparece na embraiagem e está logo descoberto o mau da fita: Volante bi-massa.

Retomo este tópico porque o C4 da minha irmã está finalmente a patinar regularmente a embraiagem. Agora já é relativamente fácil isso acontecer mas o carro já conta com 350 mil km. Foi uma duração bastante razoavel.

Alguem já mudou o kit de embraiagem no C4 1.6 hdi de 92cv (de 2005) e tem ideia de quanto poderá custar?

Voltar
Superior