Em Marrocos... de Panda 4x4!

bizarro

Well-known member
Já há muito tempo que andava com imensa vontade de alargar horizontes até Marrocos.

Andei à procura de um carro que me permitisse ir a Marrocos e dar as minhas voltinhas em TT sem grandes problemas e com um baixo investimento, como não encontrei nada que fosse uma boa alternativa essa vontade foi adiada.

Entretanto numa das minhas "viagens" pela net, encontrei o site de um tal Maroc Challenge (Maroc Challenge).

Investiguei o percurso, fiz contas e mais contas e desafiei o meu irmão a alinhar numa ida a Marrocos.

O sim foi quase imediato.. mas faltava o carro!

Que carro é que poderiamos levar para Marrocos que se enquadra-se no espírito da "prova", que fosse fiável, fácil e barato de manter?

A resposta estava mais perto do que poderiamos pensar.. na verdade.. estava na garagem! [:D][:D][:D]

A Viatura..

Um Fiat Panda 4x4 de 1992. O carro foi comprado novo cá para casa e desde cedo começou a fazer voltinhas em TT, lembrando sempre das suas limitações. F. Há pouco tempo sofreu uma intervenção de fundo, sendo totalmente revisto.. pelo que a mecânica está a 101% (espero eu.. [:D]).

Estava, então escolhido o carro.

Umas fotos:

292085_260778343964556_237731982935859_699590_1789413747_n.jpg

319234_260781193964271_237731982935859_699605_639766724_n.jpg

303896_260779990631058_237731982935859_699601_1546429090_n.jpg

291726_260780013964389_237731982935859_699602_992895936_n.jpg

O que é o Maroc Challenge?

252175_225302630839133_211095485593181_561850_5363557_a.jpg

Finalmente podes participar num raid genuíno de baixo custo com veículos clássicos. Não é preciso uma grande equipa, nem um carro potente, basta que tenhas vontade de participar numa grande aventura por Marrocos, com um veiculo antigo.
No Marroc Challenge podes percorrer 2.000 Kms por desertos e montanhas do reino Alauita, sem estar dependente do cronómetro, porque não se trata de uma corrida de velocidade. Tu marcas o teu próprio limite. Podes definir o teu nível de orçamento e de aventura.

O grande objectivo do Marroc Challenger é desfrutar da aventura e chegar à praia de Essaouira.

Última edição:
O Percurso..

MapaMarocChallenge.jpg

SÁBADO, 3 de Dezembro
Chegada a Tarifa e verificações técnicas

DOMINGO, 4 de Dezembro (Ferry Tarifa - Tanger)
Enlace: Tanger - Fés (370km)

SEGUNDA-FEIRA, 5 de Dezembro
1ª Etapa: Fés - Missour (232km)

TERÇA-FEIRA, 6 de Dezembro
2ª Etapa: Missour - Erfoud (251km)

QUARTA-FEIRA, 7 de Dezembro (tarde livre)
3ª Etapa: Erfoud - Merzouga (140km)

QUINTA-FEIRA, 8 de Dezembro
4ª Etapa: Merzouga - Ouarzazate (386km)

SEXTA-FEIRA, 9 de Dezembro (final del Raid)
5ª Etapa: Ouarzazate - Essaouira (414km)

No total serão cerca de 4000 km no belo do Panda! :sh)

Solidariedade

A “Association des Générations Solidaires” é uma Associação Marroquina sem fins lucrativos para a promoção e desenvolvimento de iniciativas sociais, culturais e económicas que tem por objectivo a melhoria da qualidade de vida das zonas rurais de Marrocos.
O Raid MAroc Challenge colabora com esta associação na recolha de material e fundos para os projectos de ajuda aos povos isolados e escolhas rurais da zona de Erfoud, uma das sonas menos evoluídas de Marrocos.
Este trabalho só é possível graças aos patrocinadores que financiam e disponibilizam material, e aos participantes do Raid, responsáveis por fazer chegar esse apoio aos seus destinatários. Estas entregas são registadas (fotos/vídeo) desde o início ao fim do processo de forma a garantir com total transparência que cada donativo chega directa e eficazmente aos que mais necessitam.

Assim, nasceu a equipa emPANDArados. O objectivo é mesmo chegar a Essaouira e voltar a Portugal sem problemas nenhuns e com o menor custo associado. Iremos manter a filosofia low-cost do Raid e optar por acampar em todos as etapas.

Não esquecendo o objectivo solidário do raid iremos transportar algum material para ser doado nas zonas mais rurais de Erfoud.

Nesta fase estamos a ultimar os preparativos do carro e logística para nada falhar quando no dia 2 de Dezembro partimos em direcção a Tarifa.

Quem tiver interesse pode seguir a aventura em: Maroc Challenge 2011 - emPANDArados - Mural | Facebook

À medida que a nossa preparação for avançando, vão avançando aqui as novidades! [;)]

grande campeão!!! fiz parecido há 1 ano atrás com o meu 500, fomos do Cartaxo até Dakhla, perto da Mauritânia. Se precisares informações diz,, gostava muito de repetir esta aventura.
Tens todo o meu apoio nisto! Um abraço

HPIM2276.jpg

HPIM2376.jpg

HPIM2114.jpg

HPIM2241.jpg

malucos! eu desempregado podia fazer isso, não fosse ter que por umas jantes de 15' no meu leon, de modo a "esconder" o perfil 45. e já andou na lama, o safado do carro, ficando um jipe lá preso e eu a sair dali de fininho, depois de uma noite na ladeira a apanhar chuva quase torrencial. belos tempos de rali lisboa-dakar!

vou acompanhar com todo o gosto.

Excelente bizarro! apr:)

Desejo-vos muita sorte e que tudo corra pelo melhor! :)

Tenho de reconhecer que fico com dor de coto [:D][:p] por ver uma aventura destas com 2 ingredientes que aprecio bastante: Marrocos e Panda oldschool. [:cool:]

Divirtam-se!

malucos! eu desempregado podia fazer isso, não fosse ter que por umas jantes de 15' no meu leon, de modo a "esconder" o perfil 45. e já andou na lama, o safado do carro, ficando um jipe lá preso e eu a sair dali de fininho, depois de uma noite na ladeira a apanhar chuva quase torrencial. belos tempos de rali lisboa-dakar!

vou acompanhar com todo o gosto.

tive que por umas 14" no meu ;)

Muitos parabéns pela iniciativa. apr:)

Estas aventuras ainda dão mais gozo, quando são feitas neste espírito de low cost.

Vou estar atento ao tópico. [;)]

grande campeão!!! fiz parecido há 1 ano atrás com o meu 500, fomos do Cartaxo até Dakhla, perto da Mauritânia. Se precisares informações diz,, gostava muito de repetir esta aventura.
Tens todo o meu apoio nisto! Um abraço

Espectáculo! O 500 portou-se bem?

Foste no Portugal Dakar Challenge, correcto?

Ainda considerei inscrever-me nesse, mas o percurso é mais longo e como um espírito diferente deste. No Marco Challenge vão desde Pandas, a 4L´s, 2 Cv´s....

[;)]

fantastico... que show!

fiquei espantado com o 500... que cenario!

PS: conheces o ALex, da fingerprint? reparei que tens pub no carro... excelente profissional :D

Os preparativos cá continuam!

Neste momento temos toda a documentação já tratada, incluíndo passaportes, seguros, autorizações... agora só dependemos de nós!

A próxima fase vai ser arranjar pneus para levar. O Panda actualmente tem montados 4 pneus com piso MS, mas já estão carecas e um pouco velhos, pelo que precisam de substituição. Como a viagem ainda vai ser grande, antecipou-se este troca.

O modelo de pneu ainda está em análise.

Queriamos montar pneus Seiça SX200/S2i. Eram o conjunto que estava anteriormente montado e agradaram bastante.

fedima_winter_hp10.jpg

Infelizmente a seiça não tem previsão para o seu fabrico, e o mesmo modelo da Fedima custa o dobro (20€ os seiça.. 40€ os fedima), o que para pneus recauchutados na medida 155/80 r13 acho demasiado.

Tentaram-se, também, procurar pneus com piso de competição e muito bons para estradões rápidos, mas o seu preço (50-60€/cada) é demasiado para o que se quer gastar.

pneu-fedima-f4-6-.jpg

Ou seja, ainda estamos à procura de pneus! [:D]

Na próxima semana irão ser mudados os discos e respectivas pastilhas, já que os anteriores já tinham algum empeno.

Última edição:
Voltar
Superior