[Saúde] Elixir bucal

Tux

Well-known member
Boa noite,
Gostaria de saber se há algum elixir bucal que ajude a remover o tártaro e que alguém tenha testado com sucesso?
Isto porque no outro dia fui ao dentista que me removeu o tártaro todo, e passando um mês os dentes já estavam totalmente cobertos de placa.

Ps já agora existe algum que regenere o esmalte?
Obrigada.
Tux

Penso que previna, agora remover...?
scratch_one-s_head.gif

Boa noite,
Gostaria de saber se há algum elixir bucal que ajude a remover o tártaro e que alguém tenha testado com sucesso?
Isto porque no outro dia fui ao dentista que me removeu o tártaro todo, e passando um mês os dentes já estavam totalmente cobertos de placa.

Ps já agora existe algum que regenere o esmalte?
Obrigada.
Tux

Utiliza fio dentario....

Segundo me disse o dentista, ha três coisas que podes fazer para retardar o aparecimento de tártaro. 1-deixar de beber café; 2-deixar de fumar; 3-usar fio dentário. Eu só cumpro esta última, embora tenha cortado nos cafés.

Ui! café vai ser difícil. Ja uso fio dental, mas mesmo assim fico com uma camada que deixo de ver as fendas entre os dentes.

E porque não uma pasta anti-tártaro? Não digo Colgate ou essas de hipermercado. Podes perguntar ao dentista, ou na farmácia.

Eu constumo fazer uma destartarização por ano, mais para limpar a fundo.

O tártaro é a mineralização da placa bacteriana. Ou seja, é um estado muito avançado desse problema e só é removido pelo dentista.

Parece-me que o teu grande problema foi uma má higiene oral, o que permitiu que a placa bacteriana se voltasse a formar rapidamente. É importante ter em conta que a placa se começa a formar logo após 2h da ingestão de alimentos, logo, há que escovar os dentes. Umas boas escovadelas e fio dentário são suficientes.

Quanto ao esmalte, é o única estrutura na cavidade oral que não se regenera, por isso, uma vez perdida, chapéu. Não há elíxires milagrosos.

O tártaro é a mineralização da placa bacteriana. Ou seja, é um estado muito avançado desse problema e só é removido pelo dentista.

Parece-me que o teu grande problema foi uma má higiene oral, o que permitiu que a placa bacteriana se voltasse a formar rapidamente. É importante ter em conta que a placa se começa a formar logo após 2h da ingestão de alimentos, logo, há que escovar os dentes. Umas boas escovadelas e fio dentário são suficientes.

Quanto ao esmalte, é o única estrutura na cavidade oral que não se regenera, por isso, uma vez perdida, chapéu. Não há elíxires milagrosos.

O esmalte sofre ciclos de remineralização/desmineralização.

Eu visito o dentista de 6 em 6 meses, só não vou lá mais porque não me queixo de nada. Adoro ir ao dentista.

Se calhar tens de encurtar o tempo da visita. Há uma pasta em que as cores são cor de rosa e azul (não me lembro mesmo do nome) que é muito boa, vende-se em farmácias.

Como é que o remineralizamos de uma forma forçada?

Diminuindo o tempo de desmineralização e aumentando o de remineralização.

Evitando um pH baixo e isso depende da qualidade/quantidade da saliva, cálcio/fluoretos (lavar os dentes com pasta de dentes), presença (falta dela) de substracto para as bactérias (lavar os dentes depois de comer), tipo e concentração de bactérias, tipo de esmalte (estrutura), etc.

Basicamente lavar os dentes depois de comer ou beber açucar às colheres

image-8.jpg

Evitando um pH baixo e isso depende da qualidade/quantidade da saliva, cálcio/fluoretos (lavar os dentes com pasta de dentes), presença (falta dela) de substracto para as bactérias (lavar os dentes depois de comer), tipo e concentração de bactérias, tipo de esmalte (estrutura), etc.

image-8.jpg

Beber açucar às colheres? elá

image-8.jpg

Um elixir ajuda a aumentar o PH...? posso estar a dizer grande estupidez, mas como pouco percebo.
Eu escovo mais de 2 vezes ao dia, e uso elixir todos os dias, à noite. Mas sobre esse assunto (saúde oral) gosto sempre de fazer as coisas bem e admito que pouco sei.

Um elixir ajuda a aumentar o PH...? posso estar a dizer grande estupidez, mas como pouco percebo.
Eu escovo mais de 2 vezes ao dia, e uso elixir todos os dias, à noite. Mas sobre esse assunto (saúde oral) gosto sempre de fazer as coisas bem e admito que pouco sei.

1- Muito alcalino: Aspargo, cebola, Sucos de vegetais, salsa, espinafre cru, Brócolis, Alho, capim de cevada, Limão, Melancia, Lima, Grapefruit, Manga, mamão, Chás de ervas, água com limão, Estévia, azeite
2- Alcalino: quiabo, abóbora, feijão verde (favas), Beterraba, salsão, alface,abobrinha, batata doce, Tâmara, Figo, Melão,Uva, Mamão, Kiwi, Amoras, Maçã, Pêra, Uva passa, Leite materno, Amêndoas, óleo de linhaça comestível, Chá verde
3- Levemente alcalino: Cenoura, Tomate, milho verde, cogumelo, repolho, ervilha, Couve-flor, nabo, casca de batata, azeitona, Laranja, Banana, Cereja, Abacaxi, Pêssego, Abacate, Amaranto, Milheto, Lentilha, milho doce, Quinoa, Queijo e leite de soja, Queijo e leite de cabra, ricota, Castanha portuguesa, Castanha do Pará, Avelã, Côco, óleo de canola, mel in natura

Lava a boca com isso tudo junto e depois escova os dentes! [:D]

Beber açucar às colheres? elá

Queria dizer, lavar depois de comer ou de beber açucar às colheres[:D]

O problema do elixir é que não remove placa (bactérias), nem restos de comida (substracto).

Na minha opinião um elixir oral só tem 3 aplicações.
- Antes de uma cirurgia durante 1/2min
- Depois de uma cirurgia diariamente durante 1/2 semanas
- Pontualmente para aliviar sintomas (por exemplo um dente do siso semi-incluso a chatear).

O resto é muito marketing e balelas.

Última edição:
Voltar
Superior