Electricidade!!

Renas

New member
Electricidade: Preço para clientes domésticos vai poder ser definido à hora

Os preços da electricidade para os clientes domésticos, algumas indústrias e serviços vão poder ser cobrados à hora a partir de 04 de Setembro, no âmbito do mercado liberalizado de electricidade que arranca para estes consumidores.

( Quarta-feira, 26 de Julho de 2006 )

De acordo com a edição de hoje do Jornal de Negócios, esta possibilidade de os preços da electricidade poderem ser cobrados numa base horária decorre dos novos perfis de consumo para os clientes de baixa tensão normal definidos pela Entidade Reguladora do Sector Eléctrico (ERSE).

Os clientes de baixa tensão normal são o que têm uma potência contratada inferior ou igual a 41,4 Kilo Volt-Ampére) e que não dispõem de contadores que registem a energia consumida em cada hora, ou seja, a maioria dos domésticos bem como muitos industriais e serviços.

Alguém me explique como se fosse uma criança de 4 anos!!

Será que isto vai implicar mais custos para o consumidor?

[8]

Que pergunta Renas...

Então mas há alguma mexida que não implique mais custos para o consumidor?

Liberaliza-se os combustiveis... Pimba.
Põe-se os parques a cobrar de 15 em 15 minutos... Pimba.
...

Isto parece uma medida tipo flat-rate: pagas o mesmo quer utilizes muito ou não utilizaes nada. Assim como acontece com alguns tarifários de Internet.

Se for deixado à escolha do consumidor... porque não?

citação:Originalmente colocada por ClioII

Isto parece uma medida tipo flat-rate: pagas o mesmo quer utilizes muito ou não utilizaes nada. Assim como acontece com alguns tarifários de Internet.

mas isso já existe. a diferença para internet é que no fim do ano tens o acerto e no ano seguinte podes ficar a pagar menos ou mais por mês.

;)

aproveito o tópico para fazer uma pergunta a quem tenha contadores bi-horários (aqueles brancos, digitais)
meti uma coisa dessas em casa à umas semanas, tenho luz normalmente, mas o cabresto do contador nao está a contar. ao que me parece está com os digitos todos ligados. será normal? [8)]

citação:Originalmente colocada por panpipe

mas isso já existe. a diferença para internet é que no fim do ano tens o acerto e no ano seguinte podes ficar a pagar menos ou mais por mês.

;)

OK, mas aqui o caso é diverso.

Imagina mais uma vez o caso da Net, e o decalque para esta situação (se é que é exactamente isso que é proposto):

- Tu pagas, vamos supor, 37€ mensais a um ISP para teres ADSL a 2MBit com direito a 4GBytes de tráfego. Findo o mês, quer tenhas gasto todo o tráfego quer não, quer tenhas usado em algum momento a velocidade de pico da linha quer não, pagas o mesmo. Não há acertos e diferenças para o mês seguinte ou ano seguinte. Tens simplesmente aquele tipo de serviço disponível 24h por dia, 7 dias por semana.

citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

aproveito o tópico para fazer uma pergunta a quem tenha contadores bi-horários (aqueles brancos, digitais)
meti uma coisa dessas em casa à umas semanas, tenho luz normalmente, mas o cabresto do contador nao está a contar. ao que me parece está com os digitos todos ligados. será normal? [8)]

O contador tem um botãozinho que te permite ver no mostrador uma série de informações diferentes.

Cada vez que carregas no botão ele mostra uma informação diferente (consumo nas horas "altas", consumo nas horas "baixas", horários, etc...). Repete as informações ciclicamente.

Uma das posições é o "teste de mostrador", onde se acende todo o display para ver se não há nenhum segmento a falhar (por exemplo: se falhar o traço do meio um oito passa a parecer um zero).

Deves ter o contador nessa posição de teste.

Que sortudo...:D

citação:Originalmente colocada por jcpr

Que pergunta Renas...

Então mas há alguma mexida que não implique mais custos para o consumidor?

Liberaliza-se os combustiveis... Pimba.
...

Bem dizia o Emanuel: e Pimba

Essa história de flat rate seria possivelmente uma boa opção para o consumidor final se este tivesse possibilidade de controlar os picos de corrente. Não me parece que as estruturas eléctricas de apartamentos normais possam controlar este pico! Logo acabamos por pagar mais. Ou estou a ver a 'coisa' pelo ponto de vista errado?

[8]

citação:Originalmente colocada por jcpr

...

já tinha ouvido falar nisto, mas no outro dia estive no vasco da Gama e a unica situação que sai mais cara é se ficares entre 45min a 1h, em todas as outras sai mais barato

Não percebo este protesto

EDIT: corrigo, são todas as situações em que te faltam 15 min para acabar o periodo da hora

citação:Originalmente colocada por Renas

Essa história de flat rate seria possivelmente uma boa opção para o consumidor final se este tivesse possibilidade de controlar os picos de corrente. Não me parece que as estruturas eléctricas de apartamentos normais possam controlar este pico! Logo acabamos por pagar mais. Ou estou a ver a 'coisa' pelo ponto de vista errado?

[8]

De certa forma, o "pico" já está "controlado" mesmo na situação actual.

Todos os meses pagas na factura da EDP uma taxa de potência contratada, que é a potência máxima que podes gastar em cada momento.

Junto ao teu contador encontra-se instalado um limitador de potência, que é um disjuntor (ou conjunto de disjuntores) que te cortam a energia caso excedas o máximo que contrataste.

Num caso como o proposto - flat rate independente do consumo - interessaria, por exemplo, contratar a potência mais baixa possível (por uma questão de custos) e distribuir o consumo por forma a que este se encontrasse sempre perto do limite, sem grandes horas mortas.

Isso exige um certo esforço no escalonamento das tarefas. Por exemplo: ligar a máquina da roupa, ligar a máquina da louça, cozinhar, aquecer a casa, tudo em periodos separados...

[8]

De certa forma, o "pico" já está "controlado" mesmo na situação actual.

Todos os meses pagas na factura da EDP uma taxa de potência contratada, que é a potência máxima que podes gastar em cada momento.

Junto ao teu contador encontra-se instalado um limitador de potência, que é um disjuntor (ou conjunto de disjuntores) que te cortam a energia caso excedas o máximo que contrataste.

Num caso como o proposto - flat rate independente do consumo - interessaria, por exemplo, contratar a potência mais baixa possível (por uma questão de custos) e distribuir o consumo por forma a que este se encontrasse sempre perto do limite, sem grandes horas mortas.

Isso exige um certo esforço no escalonamento das tarefas. Por exemplo: ligar a máquina da roupa, ligar a máquina da louça, cozinhar, aquecer a casa, tudo em periodos separados...

Poderia ser util. Mas isso exigiria aparelhos adicionais para poderes escalar convenientemente o gasto por aparelho. Pelo menos os que referiste. Os de maior consumo.

O contador tem um botãozinho que te permite ver no mostrador uma série de informações diferentes.

Cada vez que carregas no botão ele mostra uma informação diferente (consumo nas horas "altas", consumo nas horas "baixas", horários, etc...). Repete as informações ciclicamente.

Uma das posições é o "teste de mostrador", onde se acende todo o display para ver se não há nenhum segmento a falhar (por exemplo: se falhar o traço do meio um oito passa a parecer um zero).

Deves ter o contador nessa posição de teste.

obg

isso quer dizer que ele está a contar e se eu realmente quiser ver o consumo, tenho que premir o botão certo?

Poderia ser util. Mas isso exigiria aparelhos adicionais para poderes escalar convenientemente o gasto por aparelho. Pelo menos os que referiste. Os de maior consumo.

Ou usavas aparelhos adicionais (relógios nos aquecedores, por exemplo) ou então tens de ser um tipo muito certinho. ;)

obg

isso quer dizer que ele está a contar e se eu realmente quiser ver o consumo, tenho que premir o botão certo?

Tens que premir o botão tantas vezes quantas forem precisas até veres indicado o consumo actual.

obg

Tens que premir o botão tantas vezes quantas forem precisas até veres indicado o consumo actual.

e eu a pensar que tinha luz e nao ia pagar nada [8)]
obrigado ClioII, por teres respondido e me teres estragado o dia :D ;)

Voltar
Superior