EDP Verificação de Leituras

pacheco784

New member
Olá, a um tempos que ando implicado com o tipo que vem fazer a Verificação das Leituras, barro le sempre o acesso ao contador, porque como a EDP não avisa o cliente que vai haver verificação eu nao sou obrigado advinhar que ele la vai para la estar para o Sr Dr verificar as leituras. A minha questão é a EDP é obrigada avisar o cliente no dia em que é feita a verificação?

Mas não é obrigatório os contadores (água, luz e gas) estarem acessíveis e visíveis no exterior da habitação?
Eu, dentro de minha casa não tenho qualquer contador, por isso não tenho que a brir a porta a niguém.

Eu nao estou em casa, ele vai ao trabalho berrar que nao esta la ninguem para ele ver o contador, eu mando o "fo***" que avisa-sem antes, e pode se por andar que nao nao vai la ninguem enquanto nao avisarem, ao que ele responde que a EDP nao tem que avisar ninguem porque quem manda são eles. Eu digo lhes sempre que se nao tem que avisar ninguem so tem dois problemas, ou nao fazem a verificação porque eu nao sou bruxo(e ja nao a fazem salvo erro a 3 ou 4 anos) ou entao a EDP paga a obra para mudar o contador para fora, porque na altura em que aquilo foi montado, era exactamente o contrario de hoje, segundo sei era proibido o contador electrico estar no exterior.

Eu nao estou em casa, ele vai ao trabalho berrar que nao esta la ninguem para ele ver o contador, eu mando o "fo***" que avisa-sem antes, e pode se por andar que nao nao vai la ninguem enquanto nao avisarem, ao que ele responde que a EDP nao tem que avisar ninguem porque quem manda são eles. Eu digo lhes sempre que se nao tem que avisar ninguem so tem dois problemas, ou nao fazem a verificação porque eu nao sou bruxo(e ja nao a fazem salvo erro a 3 ou 4 anos) ou entao a EDP paga a obra para mudar o contador para fora, porque na altura em que aquilo foi montado, era exactamente o contrario de hoje, segundo sei era proibido o contador electrico estar no exterior.
Mas o homem sabe onde tu trabalhas e vai atrás de ti?!?!?

Aqui se ninguêm lhe abrir a porta ele simplesmente vai-se embora, e na factura depois levo com a estimativa...

Ele aí vai atrás de ti ?!? [:D]

A entidade que pretenda uma ligação à rede deve disponibilizar o espaço necessário para a montagem dos aparelhos de medição e garantir as condições para a correspondente manutenção, verificação e leitura.

Os agentes do operador de rede, devidamente ident ificados, devem ter livre acesso aos locais das instalações ligadas à sua rede onde estejam montados os aparelhos de medição e contagem de energia eléctrica, para efeitos de leitura, conservação ou substituição, bem
como para verificação e ensaio

Os operadores da rede de distribuição devem informar a data em que vão efectuar a leitura ou, de que foi tentada sem êxito a mesma, utilizando para isso os meios que considerem adequados.
No aviso entregue no local de consumo, informando que foi tentada uma recolha de leitura, devem constar a identificação da instalação, os meios de comunicação disponíveis e o prazo para a comunicação da leitura.

in: "GUIA DE MEDIÇÃO, LEITURA E DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS PARA PORTUGAL CONTINENTAL " (http://www.edpdistribuicao.pt/pt/qualidade/Documentao/Guia.pdf), elaborado para dar cumprimento ao estabelecido no Regulamento de Relações Comerciais.

O responsável pela leitura pode tentar fazer a medida. Se não conseguir deve deixar aviso que não consegui e depois tem duas opções:

1 - Marca nova hora para a leitura;

2 - Deixa indicações para o cliente realizar a leitura e comunicar ao comercializador de energia.

Mas recorda-se que o cliente tem a "obrigação" de facilitar a leitura.

Mas não é obrigatório os contadores (água, luz e gas) estarem acessíveis e visíveis no exterior da habitação?
Eu, dentro de minha casa não tenho qualquer contador, por isso não tenho que a brir a porta a niguém.
Depende da idade do imóvel. Nos mais antigos não estão à vista.

Tanto em minha casa como em casa dos meus pais, um dia antes metem um aviso na porta do prédio a dizer que no dia X vão passar à hora Y para verificar as leituras.

Por norma como não estamos em casa deixamos um post-it na parte de fora da porta e eles assinam em como lá estiveram.

Pelo menos aqui na Amora (Seixal), fazem isso.

Tanto em minha casa como em casa dos meus pais, um dia antes metem um aviso na porta do prédio a dizer que no dia X vão passar à hora Y para verificar as leituras.

Por norma como não estamos em casa deixamos um post-it na parte de fora da porta e eles assinam em como lá estiveram.

Pelo menos aqui na Amora (Seixal), fazem isso.
Em Lisboa também.

Eu ainda não percebi foi uma coisa:

Mas então o homem vai atrás dele, ao trabalho dele, por causa de não conseguir fazer a leitura porque não está lá ninguêm em casa?!?!?

Mas como é que o homem sabe onde ele trabalha ?!? Faz um part-time no SIS ?!?

Isso é surreal!!! [:D][:D]

Esse homem da EDP é doente!!!

Nos casos em que os contadores estão visíveis/acessíveis não têm que avisar.

Nos casos em que não estão visíveis/acessíveis (na maioria dos prédios mais antigos), sim, têm que colocar um aviso indicando que no dia x irão fazer a leitura.

Voltar
Superior