EDP-Potência contratada

Omega

EDP ? Como assim ?

A nossa rede é trifásica, também. (mas não na habitação, nos anexos. isto para as 3 bombas de água, quer para regar o jardim, quer... para consumo de casa. Apesar de vivermos numa rua de várias residências a Câmara não quer saber de nada e nem faz sanamento básico nem abastecimentod e água. Pudera... ainda asim está completamente falida.)

Pagamos cerca de 40 a 50 contos por mês à EDP.

As casas "modernas" deviam ter no minimo 6,6 Kva.

O ideal seria 9,9 Kva

Cada 3,3 Kva representa um grande electrodomestico (máq. Lavar, Arca, Frigorifico, Maq. de Lav. Loiça ou Secador, fogão e agora já os AC)

Ora como não estão todas a trabalhar em simultaneo podemos considerar que 6,6 Kva chegam, representam uma máq. de lavar o frigorifico e um ou outro electrodemstico pequeno e iluminação.

Mas se houver um bolo no forno ou um dia em que o AC trabalha então os 9,9 Kva já são o limite podendo mesmo em casos extremos estarem sempre a cortar o fornecimento por sobreintensidade.

O calculo assim por alto faz-se em multiplos de 3,3 Kva.

Por exemplo numa moradia recomendaria sempre um minimo de 12,2 Kva

É um pouco fora do tópico mas talvez esclareça alguma duvida por ai escondida.

:) ;)

citação:Originalmente colocada por Omega
[br
A EDP só te vende as potências que indiquei na poll

http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/...ed_market/Tariffs/BTN_tariffs/BTN_tariffs.htm

Como é que tens 16,5 ?

Tens razão, omega. Isto porque fui a ver a factura onde tinha visto os 16,5 Kva e é de... 1998. Depois eu procuro uma factura actual mas deve ser o equivalente actual. É que como não sou eu que pago as contas (mas o papá :D) eu sou mais perito em acender luzes :D

Excalibur, mas como já disse ao Omega, eu tinha 6,9 e mudei para 4,6, não tendo problemas de maior até agora. Em 2 anos, lembro-me do disjuntor ter disparado 2 vezes. E tenho placa vitrocerâmica, máquinas de lavar louça e roupa, 4 AC's, frigorifico e arca congeladora vertical, 2 TV's, PC. Já cheguei a ter a trabalhar em simultâneo 2 AC's + 1 máquina de lavar + placa + 1 TV + PC + 1 ou 2 luzes e não houve disparos.

Até agora não estou nada arrependido de ter diminuido a potência contratada e sempre são quase menos 5€/mês. :)

citação:Originalmente colocada por Excalibur

3,45 ?

Diria curto !

Omega

cada vez mais compramos gadgets electricos e tudo somado vai dar uma bonita conta em termos de potencia electrica que seria necessária.

Sim é curto, mas houve alguém que votou esse valor na poll.
O que eu queria era que esse amigo explicasse como consegue ter uma potência contratada tão baixa...

citação:Originalmente colocada por Vanquish
Já cheguei a ter a trabalhar em simultâneo 2 AC's + 1 máquina de lavar + placa + 1 TV + PC + 1 ou 2 luzes e não houve disparos.

Até agora não estou nada arrependido de ter diminuido a potência contratada e sempre são quase menos 5€/mês. :)

Compreendo e aceito, mas no dia em que na situação que descreves os AC tiverem o azar de arrancar em simultaneo, ou a miudagem ligar o microondas para aquecer o leite ou a Maria quiser secar o cabelo :D
, vais ter alguma coisa a disparar.
Porque quase de certza não ligaste os AC em simultaneo, e depende o programa seleccionado, se fôr em frio a solicitação é maior.

Depois dirás, Razão tem o Excalibur. :D :D

É claro que pode acontecer nunca ocorrer, mas também a capacidade de resposta do disjuntor diferencial irá diminuir por estar a trabalhar no limite.

E numa noite fria de Inverno, não é dificil teres problemas de fornecimento na linha (EDP) dada a solicitação e ai o teu limite já está ultrapassdao.

Quem é que tem 20,70 ?!?
Porque precisam de tanta potência ?

Normalmente essa potencia eu vejo-a em vivendas que têm casa para habitação e outros sistemas que requerem mais potencia, como por exemplo bombas de extracção de agua e motores de piscinas... ou entao quantidades elevadas de aparelhos de AC...

Em relação ao que o Excalibur ja disse... Nao concordo com as suas palavras pois alem de ter um apartamento com a potencia de 3.45kva em que ainda agora estao 2 Comp's ligados... 10 focos de iluminação... 2 TV ligadas e a maquina de lavar roupa (a 40º) e nao ha qualquer tipo de problema!!!

Alem disso, na minha vivenda que tenho no norte... sao 8 assoalhadas com todos os electrodomesticos normais mas sem maquina de lavar loiça e com caldeira de aquecimento... e... por mais impressionante que pareça... tenho 3.45kva...

Porque será!?

A resposta está no que se têm ligado a electricidade... em ambas as habitações apenas tenho lampadas economizadoras... e os electrodomesticos tentamos que sejam todos de classe A... de forma a que nao necessitem de tanta energia como os de outras classes!!!

O segredo está em racionalizar a energia, nem que para isso se tenha que medir os Watts que os aparelhos gastem... nao vale a pena ter uma potencia contratada que nao se vai utilizar...

A conclusao a que ja cheguei á algum tempo e com 4 anos de experiencia laboral na EDP, é a de que grande parte das habitações portuguesas têm potencias contratadas que nao necessitam!!! Mas ... Cada caso é um caso!!!
Nada melhor que estarmos informados do que temos em casa e tentar adequar o que necessitamos ao que temos contratado...;)

As alterações de potencia nao têm qualquer custo para o cliente portanto nao hesitem em verificar o que realmente necessitam e alterar caso seja necessario!!![|)]

Voltar
Superior