EDP - Colocação de PT

SbirKhoff

Banido
Malta digam uma coisa caso alguém esteja dentro do assunto.
Ontem chegou aqui a casa um funcionário da EDP, com o paleio de que precisam reforçar a electricidade aqui na zona, e que para tal, teriam que instalar um PT numa propriedade minha.
Bem sei que é um bem para a população em geral, como apregoado pelo tal funcionário, mas o que eu gostaria de saber, é se eu como proprietário da propriedade onde eles supostamente decidiram colocar o PT tenho algum direito, mais que nao seja monetário.

Qualquer alteração em terras tuas têm que te pedir autorização e se queiseres deves exigir nem que seja um aluguer para porem isso na tua propriedade.

Sei que há uns anos pagavam uma "indeminização" pela colocação de um poste em propriedade privada e pelo abate de alguma árvore, quando necessário.

O que é um PT? Um poste?

É um posto de transformação, algo como isto:
42284_230x180.jpeg

O que é um PT? Um poste?

Posto de transformação.

Tal como sudece com as torres de telecomunicações onde as operadoras compram/alugam os terrenos, a EDP faz o mesmo para os PT's. Não se trata de um simples poste, pode incluive, tratar-se um de uma construção em betão/contentor.

Não queiras é ter um PT ao lado da tua casa, alguns, conseguem ser bem ruidosos...

Posto de transformação.

Tal como sudece com as torres de telecomunicações onde as operadoras compram/alugam os terrenos, a EDP faz o mesmo para os PT's. Não se trata de um simples poste, pode incluive, tratar-se um de uma construção em betão/contentor.

Não queiras é ter um PT ao lado da tua casa, alguns, conseguem ser bem ruidosos...

É afastado da habitação, mas o terreno é meu [;)]

então é mesmo para exigir €€€€€€ [:D]

Claro. E em última análise, se não concordares com o valor proposto, podes simplesmente não autorizar a construção no teu terreno.

A única excepção (que creio não se aplicar na instalação de PTs da EDP, ao contrário de por exemplo de postes da REN) é se a EDP apresentar uma declaração de utilidade pública. Nesse caso um acordo terá mesmo de ser alcançado, em última instância em tribunal arbitral.

Claro. E em última análise, se não concordares com o valor proposto, podes simplesmente não autorizar a construção no teu terreno. A única excepção (que creio não se aplicar na instalação de PTs da EDP, ao contrário de por exemplo de postes da REN) é se a EDP apresentar uma declaração de utilidade pública. Nesse caso um acordo terá mesmo de ser alcançado, em última instância em tribunal arbitral.
Mas ganhas sempre algo [;)] Dizes-lhes que o aluguer mensal fica pelo valor do teu consumo mensal, sempre é menos uma despesa que tens [:)]

Se eles manifestaram interesse em instalar aí o PT aproveita. Ter em atenção o traçado das possíveis linhas que possam sair do PT. Quanto a valores, porque não negociar o fornecimento de energia pelo período de x anos? será que aceitam?

Tenho um poste da REN num terreno florestal e eles pagam uma renda mensal calculada com base no valor do metro quadrado. No meu caso aquilo é tão pouco que mal dá para um jantar ao fim do ano... mas é um terreno florestal com pouco rendimento.

Portanto, no teu caso no mínimo tens que exigir isso.

Tenho um poste da REN num terreno florestal e eles pagam uma renda mensal calculada com base no valor do metro quadrado. No meu caso aquilo é tão pouco que mal dá para um jantar ao fim do ano... mas é um terreno florestal com pouco rendimento.

Portanto, no teu caso no mínimo tens que exigir isso.

no meu caso é no meio da vila

Se o espaço ocupado não te fizer falta, ou te cause transtorno(p.e. entradas e saídas ou assim) se for possível, negoceia com eles, como já disseram o custo do consumo da energia.

Voltar
Superior