nunomplopes
New member
Relativa à ultima polémica de Quintino Aires na Hora do Sexo/Antena3, irei colocar a pergunta que dá nome ao tópico de forma contrária pois nada a define como uma doença e não desejo para aqui invenções que nada a comprovem.
Ouvir o Podcast:
http://mp3.rtp.pt/mp3/wavrss/at3/1697010_104402-1201021727.mp3
Ouvir o Podcast:
http://mp3.rtp.pt/mp3/wavrss/at3/1697010_104402-1201021727.mp3
https://www.facebook.com/notes/casa-centro-avan%C3%A7ado-de-sexualidades-e-afectos/artigo-de-opini%C3%A3o-do-prof-dr-manuel-damas-%C3%A0s-declara%C3%A7%C3%B5es-de-quintino-aires-no-pr/10150565032102165Artigo de Opinião do Prof. Dr. Manuel Damas às declarações de Quintino Aires no programa "A Hora do Sexo" na Antena 3
por CASA - Centro Avançado de Sexualidades e Afectos a Terça-feira, 3 de Janeiro de 2012 às 16:02
Programa "A Hora do Sexo" Antena 3.
RTP Play - A HORA DO SEXO
"Foi com estupefacção que ouvi esta entrevista de Quintino Aires, na Antena 3 no programa "A hora do sexo" que, sinceramente, admito com frontalidade, não conhecia.
Mas a minha indignação e revolta não se prende com o facto, óbvio, de não conhecer o programa. Antes com a quantidade de dislates que ali ouvi serem proferidos, ainda por cima com uma postura de desprezo e sobranceria que considero inadmissíveis num "profissional" e chamo a atenção para as aspas, que diz trabalhar na área das Sexualidades.
Não é meu costume criticar colegas de profissão acima de tudo, por questões éticas.
Mas como Quintino A. não é meu colega, e poderia até ter sido meu aluno, tal como a sua colega, Marta Crawford, a quem também já corrigi, precisamente na Antena 3, sinto-me na obrigação, pedagógica, de corrigir as asneiras que aqui foram proferidas...se mais não fôr, para elucidar a população de ouvintes que, porventura, Quintino A. tenha e, por outro lado, pela manifesta intenção de me distanciar, claramente, do que aqui foi afirmado, pela total discordância com a postura de Quintino A.
Começa logo Quintino A. por dar a primeira "mancada", grave para quem se diz trabalhar nas Sexualidades, quando se congratula com a aprovação, no ano passado da Lei do Casamento entre pessoas e, pasme-se, afirma "do mesmo Género".
Na realidade Quintino A. tinha a obrigação de saber de que se trata da Lei do Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo. Acho inaceitável que um suposto "profissional" confunda Sexo e Género, coisa que sucede por vezes, mas em pessoas sem qualquer formação na área.
Se, em contexto de exame, Quintino A. estaria já em perigo de chumbar à disciplina...caso fosse meu aluno.
Mas Quintino A, decide entrar à descarada pela auto-estrada da asneira grave quando começa a criticar o facto de João J., concorrente no programa "Casa dos Segredos", da TVI ter "assumido ser Virgem...sexualmente falando, aos 26 anos".
E aí, sim, Quintino A. abre a torneira das asneirada grosseira e quase sórdida e não mais pára.
Afirma-se "indignado" com "coisas tão tristes, tão deprimentes e quase humilhantes" como alguém ser virgem aos 26 anos. Não satisfeito com as atoardas que já tinha proferido, Quintino A, desata a cavalgar pela pradaria da asneira grosseira e, quase fascinado com o sei próprio umbigo, lembrando Sancho Pança que apesar de também obeso, sabia lançar alfinetadas acutilantes e verdades verdadeiras, desculpem-me a redundância, o que não aconteceu, de modo algum, com Quintino A.
Afirma este, nesta autêntica cavalgada asnienta..."Quem está doente não tem consciência(...)o problema trata-se"...e, rotundo no exercício da asneira pseudo diletante afirma em alto e bom som "Este é um problema de Saúde Pública", é uma "patologia social".
Mas será que Quintino A. não tem a mínima noção do que diz ou sequer do território em que se mexe?
A Virgindade um "problema de Saúde Pública"?
A Virgindade "uma patologia"?
A Virgindade "uma doença"?
Não ouviu falar, Quintino A, no "direito a dizer não"?
Não sabe Quintino A. que a virgindade, por opção, não sendo uma postura que me agrade ou que eu defenda, muito menos em termos profissionais, é, apesar de tudo, uma opção, desde que tomada de forma consciente?
Quintino A. não tem o direito, nem sequer a credibilidade profissional, para qualificar esta opção como "doença", "patologia" e muito menos "problema de Saúde Pública"! É que se Quintino A. não sabe o que são os problemas de Saúde Pública, porque nem Médico é, então que não se atreva a, supostamente, os diagnosticar. Mais ainda, em termos de Deontologia da relação profissional/paciente, Quintino A não deve nem pode, insurgir-se contra uma opção de alguém que, de forma minimamente consciente, sem afectar ninguém, assim opta, de forma coerente e, no caso, ainda por cima por devoção.
Quem é Quintino A., para além de uma suposta vedeta televisiva recentemente criada para se atrever a criticar uma opção de um adulto, tomada de livre e espontânea vontade?
Em que tese, dissertação ou trabalho académico Quintino A defendeu esta postura, e com que sustentatibilidade científica?
Neste momento Quintino A. estaria chumbado, rotundamente, se num exame meu estivesse e, dificilmente chegaria a uma classificação maior do que 3, nota esta sem qualquer analogia com o acima exposto.
Diz-se Quintino "indignado" com a situação de João J., que considera ele, ser um dos "factos negativos de 2011 a esquecer". Factos negativos de 2011 a NÃO esquecer, Quintino A, foram a Fome, nomeadamente nas Crianças, o Desemprego, inclusivé nos Jovens Licenciados, a Violência Doméstica, a Discriminação, a Homofobia, enfim, a CRISE, tão presente em Portugal. Isso sim, são realidades que nos devem fazer indignar.
Na realidade uma vez mais o que o acima exposto vem provar é que Sexólogo não é quem quer ou quem uma qualquer televisão tenta produzir. Sexólogo é quem sabe!
Por último recomendo a Quintino A. a leitura urgente mas detalhada e lenta, para ser reflexiva, do meu livro "Os Portugueses são analfabetos sexuais...e emocionais"!"