É tão natural ser-se virgem?

nunomplopes

New member
Relativa à ultima polémica de Quintino Aires na Hora do Sexo/Antena3, irei colocar a pergunta que dá nome ao tópico de forma contrária pois nada a define como uma doença e não desejo para aqui invenções que nada a comprovem.

Ouvir o Podcast:

http://mp3.rtp.pt/mp3/wavrss/at3/1697010_104402-1201021727.mp3

Artigo de Opinião do Prof. Dr. Manuel Damas às declarações de Quintino Aires no programa "A Hora do Sexo" na Antena 3

por CASA - Centro Avançado de Sexualidades e Afectos a Terça-feira, 3 de Janeiro de 2012 às 16:02

Programa "A Hora do Sexo" Antena 3.
RTP Play - A HORA DO SEXO

"Foi com estupefacção que ouvi esta entrevista de Quintino Aires, na Antena 3 no programa "A hora do sexo" que, sinceramente, admito com frontalidade, não conhecia.
Mas a minha indignação e revolta não se prende com o facto, óbvio, de não conhecer o programa. Antes com a quantidade de dislates que ali ouvi serem proferidos, ainda por cima com uma postura de desprezo e sobranceria que considero inadmissíveis num "profissional" e chamo a atenção para as aspas, que diz trabalhar na área das Sexualidades.
Não é meu costume criticar colegas de profissão acima de tudo, por questões éticas.
Mas como Quintino A. não é meu colega, e poderia até ter sido meu aluno, tal como a sua colega, Marta Crawford, a quem também já corrigi, precisamente na Antena 3, sinto-me na obrigação, pedagógica, de corrigir as asneiras que aqui foram proferidas...se mais não fôr, para elucidar a população de ouvintes que, porventura, Quintino A. tenha e, por outro lado, pela manifesta intenção de me distanciar, claramente, do que aqui foi afirmado, pela total discordância com a postura de Quintino A.

Começa logo Quintino A. por dar a primeira "mancada", grave para quem se diz trabalhar nas Sexualidades, quando se congratula com a aprovação, no ano passado da Lei do Casamento entre pessoas e, pasme-se, afirma "do mesmo Género".
Na realidade Quintino A. tinha a obrigação de saber de que se trata da Lei do Casamento entre Pessoas do Mesmo Sexo. Acho inaceitável que um suposto "profissional" confunda Sexo e Género, coisa que sucede por vezes, mas em pessoas sem qualquer formação na área.
Se, em contexto de exame, Quintino A. estaria já em perigo de chumbar à disciplina...caso fosse meu aluno.
Mas Quintino A, decide entrar à descarada pela auto-estrada da asneira grave quando começa a criticar o facto de João J., concorrente no programa "Casa dos Segredos", da TVI ter "assumido ser Virgem...sexualmente falando, aos 26 anos".
E aí, sim, Quintino A. abre a torneira das asneirada grosseira e quase sórdida e não mais pára.
Afirma-se "indignado" com "coisas tão tristes, tão deprimentes e quase humilhantes" como alguém ser virgem aos 26 anos. Não satisfeito com as atoardas que já tinha proferido, Quintino A, desata a cavalgar pela pradaria da asneira grosseira e, quase fascinado com o sei próprio umbigo, lembrando Sancho Pança que apesar de também obeso, sabia lançar alfinetadas acutilantes e verdades verdadeiras, desculpem-me a redundância, o que não aconteceu, de modo algum, com Quintino A.
Afirma este, nesta autêntica cavalgada asnienta..."Quem está doente não tem consciência(...)o problema trata-se"...e, rotundo no exercício da asneira pseudo diletante afirma em alto e bom som "Este é um problema de Saúde Pública", é uma "patologia social".

Mas será que Quintino A. não tem a mínima noção do que diz ou sequer do território em que se mexe?
A Virgindade um "problema de Saúde Pública"?
A Virgindade "uma patologia"?
A Virgindade "uma doença"?
Não ouviu falar, Quintino A, no "direito a dizer não"?

Não sabe Quintino A. que a virgindade, por opção, não sendo uma postura que me agrade ou que eu defenda, muito menos em termos profissionais, é, apesar de tudo, uma opção, desde que tomada de forma consciente?
Quintino A. não tem o direito, nem sequer a credibilidade profissional, para qualificar esta opção como "doença", "patologia" e muito menos "problema de Saúde Pública"! É que se Quintino A. não sabe o que são os problemas de Saúde Pública, porque nem Médico é, então que não se atreva a, supostamente, os diagnosticar. Mais ainda, em termos de Deontologia da relação profissional/paciente, Quintino A não deve nem pode, insurgir-se contra uma opção de alguém que, de forma minimamente consciente, sem afectar ninguém, assim opta, de forma coerente e, no caso, ainda por cima por devoção.

Quem é Quintino A., para além de uma suposta vedeta televisiva recentemente criada para se atrever a criticar uma opção de um adulto, tomada de livre e espontânea vontade?
Em que tese, dissertação ou trabalho académico Quintino A defendeu esta postura, e com que sustentatibilidade científica?

Neste momento Quintino A. estaria chumbado, rotundamente, se num exame meu estivesse e, dificilmente chegaria a uma classificação maior do que 3, nota esta sem qualquer analogia com o acima exposto.
Diz-se Quintino "indignado" com a situação de João J., que considera ele, ser um dos "factos negativos de 2011 a esquecer". Factos negativos de 2011 a NÃO esquecer, Quintino A, foram a Fome, nomeadamente nas Crianças, o Desemprego, inclusivé nos Jovens Licenciados, a Violência Doméstica, a Discriminação, a Homofobia, enfim, a CRISE, tão presente em Portugal. Isso sim, são realidades que nos devem fazer indignar.

Na realidade uma vez mais o que o acima exposto vem provar é que Sexólogo não é quem quer ou quem uma qualquer televisão tenta produzir. Sexólogo é quem sabe!

Por último recomendo a Quintino A. a leitura urgente mas detalhada e lenta, para ser reflexiva, do meu livro "Os Portugueses são analfabetos sexuais...e emocionais"!"
https://www.facebook.com/notes/casa-centro-avan%C3%A7ado-de-sexualidades-e-afectos/artigo-de-opini%C3%A3o-do-prof-dr-manuel-damas-%C3%A0s-declara%C3%A7%C3%B5es-de-quintino-aires-no-pr/10150565032102165

Se me tivesses feito essa pergunta á 16anos atrás teria a resposta na ponta da língua.[:D]

Cada um é livre de tomar as suas opções e se o João J. entende que ainda não chegou o momento quem sou eu para criticar ou dizer que é uma doença.

Claro que ele não sabe o que está a perder,mas isso é problema dele.

esse gajo, que infelizmente ouço amíude (radio sempre na Antena3) diz realmente uma carrada de dislates como se fosse dono da verdade

é uma figurinha desprezível, IMHO

Trek

Auch.

Toma lá que já almoçaste!

Por acaso não gosto nada do estilo deste Quintino Aires.

É demasiado brusco e senhor das suas opiniões. O que num pessoa desta área certamente não é bom. Nem tudo é pão-pão-queijo-queijo como ele gosta de fazer...

Além de bruto é parvo.

Mas pode estar muito bem a semear novos clientes para o seu consultório... cria-lhes macacos na cabeça pela rádio e as pessoas depois aterram no seu divã.

eu respeito as pessoas que escolhem ser virgens, cada um sabe de sim e escolhe aquilo que acha que é melhor para ele(a), mas não sabem o que andam a perder [:p][:p].

Eu não compreendo quem é por opção virgem aos 26 anos mas não compreendo, até porque o tipo namorou com uma moça toda gira... mas cada um sabe de si.

Agora o que acho ridículo é alguém pensar que ser-se virgem aos 26 anos é motivo de orgulho.

E respondendo á pergunta não é normal, a esmagadora maioria dos homens da idade dele não são virgens.

Gostava de saber quantos profissionais (sem aspas) falam regularmente na televisão portuguesa...meia mão deve chegar e sobrar para contá-los.

Porque é que estes basofes continuam a falar na televisão? Porque isto é Portugal! Num qualquer país desenvolvido o respectivo ou respectivos orgãos/entidades reguladoras da área já tinham" limpo o sarampo" a esta malta. E se não for suficiente (raro os casos) existe algo chamado tribunal.

[PHILOSOPHY ON]
Poderemos dizer que todos nascem virgens.
Poderemos dizer que todos são virgens durante muitos anos.

Mas eu digo que todos somos virgens durante toda a vida.

Poderemos pensar que há sempre algo que nunca fizemos, e aí somos virgens.
Poderemos advogar há algo que não se quer fazer, e poderemos descontar aí.

Mas eu digo que em questões da morte seremos sempre virgens até morrer.

A menos que ande por aqui no fórum algum fantasma, espírito ou assombração.
[PHILOSOPHY OFF]

Pronto, agora vou continuar a trabalhar, que a hora COCA-COLA LIGHT já passou.

É normal aos 26 anos? Não

É doença? Não

É um problema de saúde pública? Nunca.

Se o João J demonstrou no SS2 foi que o problema dele não está em ser virgem mas sim aos 26 anos considerar que o mundo parou no tempo da pedra lascada! O homem é antiquado e ultrapassado, sendo a virgindade dele o último dos problemas. Além de que na minha opinião ele de virgem tem pouco!![;)] a menos que tenha nascido ali algures entre Agosto e Setembro!!![:D]

Quanto ao dito Quintino Aires, o senhor só pode ele sofrer de alguma doença.

O Manuel Damas, foi bruto mas certeiro e conseguiu o objectivo que era andar tudo a falar do assunto, mas no meio das atrocidades que o outro diz (não ouvi o podcast que não posso) até foi bastante comedido.[;)]

Eu não compreendo quem é por opção virgem aos 26 anos mas não compreendo, até porque o tipo namorou com uma moça toda gira... mas cada um sabe de si.

Agora o que acho ridículo é alguém pensar que ser-se virgem aos 26 anos é motivo de orgulho.

E respondendo á pergunta não é normal, a esmagadora maioria dos homens da idade dele não são virgens.

Porque nao compreendes? É uma opçao dele, nao cria problemas de saude publica como supostamente disse Quintino A, nem cria problemas para ele (se virmos ate cria, é motivo para acabar uma relaçao mas enfim...), nao percebo o escanda-lo, ele quer ser virgem, tudo bem é opçao dele nem ha como nao compreender, ja que é o mesmo que nao furar a orelha, ninguem morre por nao furar a orelha. Sexo é algo natural e que se deve fazer com consciência, se ele nao se sente bem a fazer, qual o problema disso? É simplesmente uma situaçao anormal (nao no sentido pejorativo, mas no sentido de ser algo fora do normal)

Mas pelo que vimos na TV, ele pode ser virgem, mas provavelmente ha muito homem que nao interage com as mulheres como ele interage [:D]

Agora a piada tipica que tem de existir nestes topicos: Deixem la o rapaz ser virgem, menos um na competiçao [:blush:]

Depois concordo com o Nuno156, somos virgem sempre em alguma coisa, nem que seja so de signo (como eu).

Última edição:
Porque nao compreendes? É uma opçao dele, nao cria problemas de saude publica como supostamente disse Quintino A, nem cria problemas para ele (se virmos ate cria, é motivo para acabar uma relaçao mas enfim...), nao percebo o escanda-lo, ele quer ser virgem, tudo bem é opçao dele nem ha como nao compreender, ja que é o mesmo que nao furar a orelha, ninguem morre por nao furar a orelha. Sexo é algo natural e que se deve fazer com consciência, se ele nao se sente bem a fazer, qual o problema disso? É simplesmente uma situaçao anormal (nao no sentido pejorativo, mas no sentido de ser algo fora do normal)

Mas pelo que vimos na TV, ele pode ser virgem, mas provavelmente ha muito homem que nao interage com as mulheres como ele interage [:D]

Agora a piada tipica que tem de existir nestes topicos: Deixem la o rapaz ser virgem, menos um na competiçao [:blush:]

Como eu disse cada um sabe de si... não disse que me incomodava, porque não incomoda em nada e penso que as pessoas devem ser livres de tomar as suas opções.

E muito menos disse que era um escândalo, nem acho um escândalo nem acho que seja algo nobre.

Só disse que não compreendo essa opção, porque a meu ver não faz sentido algum.

Na minha opinião, aos 18 anos todos os homens deviam ir à inspecção na tropa e no fim às p^t@s perder a virgindade [8b]

Anyway, todos sabemos que só o Chuck Norris não nasceu virgem (perdeu a virgindade antes do pai).

Eu acho que virgindade na idade adulta pode ser indicativo de algum problema inerente, uma certa falta de maturidade sexual ou emocional (isto assumindo que a virgindade é por escolha e não por falta de oportunidade, que também pode acontecer). Já conheci pessoalmente pessoas que claramente sofriam disto devido a uma educação exageradamente conservadora, e assim que se viram longe da influência dos pais mudaram drasticamente a sua forma de estar e pensar. Mas lá porque pode ser não quer dizer que é de certeza.

Sem ter nunca dado grande atenção à Casa dos Degredos, pelo pouco que me pareceu ver o tal João J, embora tendo um certo aspecto de azeiteiro tão comum aos jovens portugueses, não me pareceu ter grandes problemas em relacionar-se com as mulheres lá da casa pelo que dificilmente isto é uma situação patológica. É uma escolha dele, como qualquer outra. Mais fica.

Também sem ser grande conhecedor do trabalho do tal Quintino Aires, parece-me que sobretudo a um suposto profissional ficam muito mal tais comentários em público ainda para mais desta forma insultuosa.

Última edição:
Voltar
Superior