É possível "adicionar" cruise control?

Mazzeo

New member
Boas!

Hoje fiz cerca de 750km com o carro do meu chefe, um Volvo XC90 e pela primeira vez utilizei a função cruise control... e uma palavra: MARAVILHOSO!!

Meu carro (Lancia Lybra 09/2001) tinha isso como opção mas foi das poucas coisas que o 1º dono não escolheu...
Uma vez que tem acelerador electrónico e todo o resto pergunto, há possibilidade de adicionar essa função ao carro? será viável?

abraço e bons kms ;)

Penso que a única maneira de teres isso no carro, é como grande parte do pessoal, usando isto:

g_tijolo_gauchao.jpg

Nos carros já com acelerador electrónico, ao que tenho lido, basta acrescentar os comandos, cabos e activar nos sistemas do carro.

É possível de certeza.
Agora em função do custo (que eu não faço a mínima ideia) é que tem de se decidir se compensa ou não.
Mas visto que de origem o carro tinha a possibilidade de ter não me parece que seja muito complicado. Muitas vezes a pré-instalação já vem feita e torna-se apenas necessário comprar a manete (se for o que se usa para activar), e posteriormente proceder à activação...
No entanto nesse caso específico não sei se isso será assim tão fácil.

Por acaso também acho o cruise control muito útil, especialmente na auto-estrada. É daquelas coisas que só se dá valor depois de ter/experimentar.

Cumprimentos

Última edição:
É possível!

Cá no fórum o nosso engenhocas Tubullar Bells já instalou um CC num carro que teve ehehe!

Procura os tópicos criados por ele. [;)]

encontrei alguns forums onde mostram como instalar nos Alfas 147, 159, Fiat Stilo e alguns outros... parece que é bastante fácil, basta instalar a manete e trocar o resguardo do volante... fica em cerca de 120€ :D

A ver se arranjo um tempinho no domingo pra desmontar aquilo e ver se tem as ligações... se sim, vai ser minha primeira e talvez única modificação no carro :P

Porreiro, pá! :)

A próxima pergunta é:
- Alguém sabe dum sítio bom pra comprar a manete e o resguardo do volante, sem que me levem um rim e metade do fígado?

abraço! :D

Boas!

Hoje fiz cerca de 750km com o carro do meu chefe, um Volvo XC90 e pela primeira vez utilizei a função cruise control... e uma palavra: MARAVILHOSO!!

Meu carro (Lancia Lybra 09/2001) tinha isso como opção mas foi das poucas coisas que o 1º dono não escolheu...
Uma vez que tem acelerador electrónico e todo o resto pergunto, há possibilidade de adicionar essa função ao carro? será viável?

abraço e bons kms ;)

Se haviam carros iguais ao teu com cruise control, então dá.

Por exemplo, nos audi que não trazem é necessário apenas aplicar a manete e configurar, ou em alguns casos susbtituir uma peça que fica atrás do volante.

Em qq dos casos, há quem faça isso nos audi por 250 euros.

Agora no teu caso tens de procurar em fóruns específicos da marca se alguém já fez, como é e quanto custa.

Em principio dará. Acho que o melhor é pedires um orçamento na Lancia para a instalação desse equipamento. É uma coisa pouco demorada de montar e tb não deve ser caro. Ainda à dias montei numa mercedes por cerca de 250€.

encontrei alguns forums onde mostram como instalar nos Alfas 147, 159, Fiat Stilo e alguns outros... parece que é bastante fácil, basta instalar a manete e trocar o resguardo do volante... fica em cerca de 120€ :D

A ver se arranjo um tempinho no domingo pra desmontar aquilo e ver se tem as ligações... se sim, vai ser minha primeira e talvez única modificação no carro :P
ns com informação sobre o Alfa 147?

Mazzeo, já agora poderias indicar o link de onde viste os foruns com informação sobre o Alfa 147?

ns com informação sobre o Alfa 147?

Mazzeo, já agora poderias indicar o link de onde viste os foruns com informação sobre o Alfa 147?

claro, vi isso aqui:
http://www.alfanord.pt/forum/viewtopic.php?f=30&t=5238

e aqui:
http://www.alfanord.pt/forum/viewtopic.php?f=7&t=2932&start=0&st=0&sk=t&sd=a

Btw, acabei de tirar o resguardo do volante e está lá a ficha branca, igual ao do alfa 156 no 1º link :D
De resto, também tem o fusível do sistema CC... vou ligar pra Italian Motor Village e perguntar em quanto fica :D
Depois posto cá...

Com acelerador fly-by-wire é mais simples, nos aceleradores por cabo já é preciso uma bomba de vácuo que é cara.

Possível é sempre, agora pode é ser caro.

Procura na net por documentação técnica do Lybra, algum fórum dedicado ao Lybra, ou tenta ver no Autodata ou programa semelhante se encontras os componentes necessários e a localização dos mesmos. Mas normalmente os documentos internos das marcas têm os esquemas de ligação e montagem.

Voltar
Superior