É melhor casar que viver junto

DarkRose

New member
Pensa-se que é a mesma coisa, mas não é. Num estudo, psicólogos descobriram que viver junto desgasta mais a relação que um casamento.
A explicação é que um casamento é um compromisso, algo mais sério que é assumido perante família e amigos. Os casais que vivem juntos tem maiores probabilidade de se separarem do que os casados. Viver apenas junto dá a sensação que se está a fazer uma tentativa, do tipo "se der deu, se não paciencia". Em contrapartida, quem decide casar é quem tem a certeza do que sente pelo parceiro, a necessidade de firmar algo mais sólido.
Está também provado que quem casa logo tem mais probabilidades de a relação dar certo que quem vive junto primeiro e casa depois.
O único lado "positivo" do viver junto é que a relação acaba com mais facilidade,sem demoras nem riscos de estar com o parceiro sem querer, pois não existe o sentimento de ter de se respeitar um compromisso sério. Um homem que viveu as duas situações conta que quando vivia junto demorou "apenas" um mês a acabar com a parceira e um ano para pedir o divórcio, já casado.

Veio numa revista a falar disto e eu escrevi o que me lembrei. É espantoso porque pensei que viver junto era quase o mesmo que estar casado e que se se vivesse junto antes de casar já se conhecia cada um...

Alguém já viveu isto e sabe se é assim?

Um homem que viveu as duas situações conta que quando vivia junto demorou "apenas" um mês a acabar com a parceira e um ano para pedir o divórcio, já casado.

Veio numa revista a falar disto e eu escrevi o que me lembrei. É espantoso porque pensei que viver junto era quase o mesmo que estar casado e que se se vivesse junto antes de casar já se conhecia cada um...

Realmente é um estudo interessante e acho que tem razão, eu nunca dei mto importancia a isso mas concordo com este estudo, nunca casei apesar de ja tar quase pa casar 3 vezes mas já vivi junto mtas vezes[:D]

eu não tenho essa experiencia
mas é curioso k pensava eu k era precisamente o contrário
k quem vivia junto tinha probabilidade de se aguentar mais tempo na relação.
aliás tive uns vizinhos k namoraram 8 anos e só estiveram casados 1 ano.
mas creio k isso é muito relativo.
desde k as pessoas se compreendam bem .tanto faz estarem casados ou juntos a relação dura dura e dura [:D] apr:)

eu não tenho essa experiencia
mas é curioso k pensava eu k era precisamente o contrário
k quem vivia junto tinha probabilidade de se aguentar mais tempo na relação.
aliás tive uns vizinhos k namoraram 8 anos e só estiveram casados 1 ano.
mas creio k isso é muito relativo.
desde k as pessoas se compreendam bem .tanto faz estarem casados ou juntos a relação dura dura e dura [:D] apr:)

Pois...mas houve alguns testemunhos.

Um casal em que ambos tinham 20 e poucos anos, ele cansou-se porque não sabia porque haveriam de viver juntos já que estavam sempre a sair...

Pois...mas houve alguns testemunhos.

Um casal em que ambos tinham 20 e poucos anos, ele cansou-se porque não sabia porque haveriam de viver juntos já que estavam sempre a sair...

sim eu tambem acho k esses jovens não gostam de assumir uma relação
de vida em comum .muitos apenas gostam de andar ....
como eles dizem.

Pensa-se que é a mesma coisa, mas não é. Num estudo, psicólogos descobriram que viver junto desgasta mais a relação que um casamento.
A explicação é que um casamento é um compromisso, algo mais sério que é assumido perante família e amigos. Os casais que vivem juntos tem maiores probabilidade de se separarem do que os casados. Viver apenas junto dá a sensação que se está a fazer uma tentativa, do tipo "se der deu, se não paciencia". Em contrapartida, quem decide casar é quem tem a certeza do que sente pelo parceiro, a necessidade de firmar algo mais sólido.
Está também provado que quem casa logo tem mais probabilidades de a relação dar certo que quem vive junto primeiro e casa depois.
O único lado "positivo" do viver junto é que a relação acaba com mais facilidade,sem demoras nem riscos de estar com o parceiro sem querer, pois não existe o sentimento de ter de se respeitar um compromisso sério. Um homem que viveu as duas situações conta que quando vivia junto demorou "apenas" um mês a acabar com a parceira e um ano para pedir o divórcio, já casado.

Duvido que tenha sido com a mesma mulher, por isso essa análise vale zero...

Também já tive namoros que duraram um mês. Estou em união de facto há 2 anos com a mulher com quem comecei a namorar há 4 anos. As pessoas não são as mesmas e eu também já não sou o mesmo. [;)]

As relações não dão ou deixam de dar certo por se ter uma certidão que as oficializa. As relações funcionam ou não, de acordo com a cabeça e os sentimentos das pessoas envolvidas. [;)]

Última edição:
Duvido que tenha sido com a mesma mulher, por isso essa análise vale zero...

Também já tive namoros que duraram um mês. Estou em união de facto há 2 anos com a mulher com quem comecei a namorar há 4 anos. As pessoas não são as mesmas e eu também já não sou o mesmo. [;)]

As relações não dão ou deixam de dar certo por se ter uma certidão que as oficializa. As relações funcionam ou não, de acordo com a cabeça e os sentimentos das pessoas envolvidas. [;)]

Sim não era com a mesma mulher, claro.
Claro que cada um é como é. Mas quando uma coisa sucede em alta percentgem é de desconfiar.

Eu não gosto de rótulos, acho que as coisas são o que sentimos, e não o que lhes chamamos.
Conheço "n" casos de casais que vivem "juntos" e até têm filhos, e já lá vão uns bons anos. São muitos felizes assim e têm as vidas plenamente partilhadas com as respectivas famílias.

Eu não sou fã do casamento enquanto "instituição". Mas acaba por ser uma "necessidade" em relações a longo prazo, sérias. E tem algumas regalias.
Mas um compromisso, para mim, é sempre um compromisso, chamem-lhe o que chamarem.

e pa eu nao m posso casar... diz o medico que nao posso ter emoçoes fortes...[:)] [:)]
agr a serio, eu axo que o que importa e as pessoas estarem felizes o resto nao importa...cada um sabe de si..
cumps,,[;)]

É complicado generalizar porque também as pessoas nao sao iguais.

Para mim seria mais fidedigno e isto sei que é muito complicado senão impossivel é demonstrar a felicidade numa situação ou noutra.

Explicando melhor, uma mulher infeliz num casamento para sair dele (terminar) tem burocracia além do aspecto social (casou e já passa a divorciada).

Uma situação de viver junto se algo corre mal é só terminar.

Eu acho que o casamento apenas reforça psicologicamente a necessidade de aguentar...porque a sua dissolução tem muita implicação a nivel de familia, social e burocracia.

Eu penso que quando 1 relação funciona o nome que se dá é irrelevante.

Agora viver junto permite terminar mais facilmente mas também a pensar assim é porque só se tem alguem por ter e nao se assume compromisso.

Sim, faz sentido.

Não deveria, mas poderá, de facto, por não haver um "papel escrito", haver um sentimento de menos obrigação, de mais desprendimento na relação, "afinal não somos casados"!

Sim , de facto percebe-se.

É complicado generalizar porque também as pessoas nao sao iguais.

Para mim seria mais fidedigno e isto sei que é muito complicado senão impossivel é demonstrar a felicidade numa situação ou noutra.

Explicando melhor, uma mulher infeliz num casamento para sair dele (terminar) tem burocracia além do aspecto social (casou e já passa a divorciada).

Uma situação de viver junto se algo corre mal é só terminar.

Eu acho que o casamento apenas reforça psicologicamente a necessidade de aguentar...porque a sua dissolução tem muita implicação a nivel de familia, social e burocracia.

Eu penso que quando 1 relação funciona o nome que se dá é irrelevante.

Agora viver junto permite terminar mais facilmente mas também a pensar assim é porque só se tem alguem por ter e nao se assume compromisso.

penso exactamente da mesma maneira.

Alem de que ja houvi noutro estudo feito, que nos casos em que se vive juntos de dividem mais as tarefas do que se se vive-se casado.

O casamento hoje me dia tambem já pouco vale, conheço um homem que se vai casar pela 3ª vez e diz que agora é a sério...

Passei pelas duas situações. Agora estou casado,a sério e de verdade.
N podia estar + de acordo c esse estudo.
De resto, n foi agora q essa pólvora foi descoberta.

já fui casado uns anos, e agora vivo em união de facto à 3 anos com outra mulher, e sinceramente acho que esse estudo não tem pés nem cabeça, pois tanto pode um casamento dar certo com as pessoas certas, como viver junto.
acho que apenas tem a ver com a aceitação ou não dos seus compromissos e responsabilidades por parte do casal.
por viver em união de facto não quer dizer que amanhã, cada um possa ir para o seu lado, pois partilham uma vida em comum e tem que haver aceitação por parte de ambos.
eu não trato a minha companheira por namorada por não sermos casados, mas sim por esposa, pois não é um papel que vai fazer a diferença, mas considero-a como tal
cumps.

já fui casado uns anos, e agora vivo em união de facto à 3 anos com outra mulher, e sinceramente acho que esse estudo não tem pés nem cabeça, pois tanto pode um casamento dar certo com as pessoas certas, como viver junto.
acho que apenas tem a ver com a aceitação ou não dos seus compromissos e responsabilidades por parte do casal.
por viver em união de facto não quer dizer que amanhã, cada um possa ir para o seu lado, pois partilham uma vida em comum e tem que haver aceitação por parte de ambos.
eu não trato a minha companheira por namorada por não sermos casados, mas sim por esposa, pois não é um papel que vai fazer a diferença, mas considero-a como tal
cumps.

Concordo. Para "facilitar", seja namorada ou esposa, e conforme o contexto, costumo referir-me à minha companheira apenas como "a minha mulher".

Eu não concordo nada com esse estudo. Eu vivo junto já ha bastante tempo e gente que se casou quando eu começei a viver junto, está separada, alias, neste momento acho que já não resta ninguem casado, tudo divorciado! O casamento cria a sensação de posse e desleixo pela relação, pelo que vi.

Voltar
Superior