Duvídas sobre Samurai

gdourado07

New member
Duvídas sobre Samurai

Boas...

Td bem?
Estou à procura de um Suzuki Samurai, para me iniciar no TT de forma algo económica, pois como não sei se vou gostar, quero começar por baixo.
Tenho é umas dúvidas relativamente às versões.
Pelo que pesquisei, o Motor 1.3 existe em dois modelos.
Um em que utiliza um Carburador de duplo corpo, e outro onde utiliza injecção EFI. Li igualmente que apenas a versão com injecção utiliza cubos automáticos. Que na versão de carburador, para engrenar a tracção 4X4 é necessário sair do jipe e fazê-lo manualmente. Estas informações estão correctas?
Já agora, alguém sabe a partir de que ano o 1.3 passou a ser comercializado com injecção?

Desde já agradeço qualquer ajuda e esclarecimento prestados.

Cumprimentos!

Boas
Antes demais que sejas bemvindo a esta comunidade!!
Essas informações não são de todo correctas, pelo que sei os Samurais que traziam cubos automáticos foram os primeiros, por exemplo conheço um de 92 que os tem, que por sinal não tiveram sucesso, tendo a maior parte sido substituídos por cubos manuais, os tais que obrigam a malta a sair do carro. Os mais recentes nem têm cubos, ou seja, o semieixo esta sempre engrenado, pelo que basta mexer na alavanca da caixa de transferências para enfrenar as 4x4. O meu utiliza este sistema sendo ele de 93.
Quanto aos modelos equipados com EFI penso terem saído para o mercado em 95... Mas não te posso garantir! Alguem confirma?!?

Se precisares de mais alguns esclarecimentos, estas à vontade para o fazer!

@braços

Boas...

Desde já muito obrigado pelas boas-vindas e esclarecimentos rápidos!
No entanto, gostaria de aprofundar mais a temática, também por ser muito verde em matéria de conhecimentos TT.
Podem explicar-me como se processa o engrenamento do 4X4 fora do carro?
E a opção sem cubos, é a melhor?
Já agora, compensa dar mais dinheiro pelo EFI, visto ser mais recente? ou um de carburador já chega?
Outra dúvida... Houve restyling interior no samurai? ou o design do tablier e interiores é sempre igual?
Ah... Mais uma... Qual a medida de pneus de origem do samurai e qual a medida de pneus mais aptos para TT, daqueles de tacos que se pode por?

Desculpem esta avalanche, mas o bichinho do TT está a crescer e estou ávido de informações! :)

Abraços!

Boas

Podem explicar-me como se processa o engrenamento do 4X4 fora do carro?
E a opção sem cubos, é a melhor?
Num carro com "cubos roda livre", o que se faz no exterior é apenas "trancar" os semieixos, para que estes passem a rodar com o movimento das rodas, em seguida é necessário mudar para 4x4 nas caixa de transferências, para que então seja passada potência ás rodas da frente.
Os cubos tornam-se uteis quando se fazem muita estrada, como se por exemplo um carro utilizado para o dia a dia ou com muita frequência em troços de asfalto, pois com as rodas da frente livres a direcção fica mais leve, o carro anda um pouco melhor e os consumos poderão baixar um pouco isto apenas devido à inércia provocada pelos semieixos, diferencial etc.

Outra dúvida... Houve restyling interior no samurai? ou o design do tablier e interiores é sempre igual?
Os Samurais só sofreram restyling em 98, quando saíram as versões com motorização a gasóleo, a partir desse ano passaram a ter carroçaria com duas cores, as ópticas, para-choques e luzes de sinalização também sofreram alterações e os interiores foram igualmente redesenhados.

Já agora, compensa dar mais dinheiro pelo EFI, visto ser mais recente? ou um de carburador já chega?
A nível de prestações ambas as versões, carb. e EFI, são semelhantes, são poucos cavalos de diferença, o EFI tem a tendência a ser mais tolerável ás inclinações, pois a injecção de combustível é sempre feita em condições, mas por sua vez o motor de carburador permite mais "mexidelas", como trocar de carb., isto porque a mecânica é um pouco mais simples pois não mete electrónica, apesar do carb. de origem mais parecer um modulo de injecção.... [:vm)]

Ah... Mais uma... Qual a medida de pneus de origem do samurai e qual a medida de pneus mais aptos para TT, daqueles de tacos que se pode por?
O Samurai tráz de origem 205/70R15 e sem este estar levantado não deve ser possível colocares pneus com medida superior a 215/80R15, se a memória não me falha( tenho que confirmar...), no caso do meu com +3'' já lá cabem uns 235/75R15, montados numas jantes com offset. [;)]

@braços

Antes do restyling
1994suzukisamurai998939lx6.jpg

imgsmlbf5347658670gq7.jpg

(esse tem ai uns manometros a mais ao centro, mas da para ter uma ideia!!)

Depois do restyling

40826559xb2.jpg

251179samurai1xh5.jpg

@braços

Boas...

Obrigado pelas respostas! Já fiquei muito mais conhecedor do grande samurai!
Mas ainda vos vou chatear mais um bocadinho...
O que se passa é que na segunda-feira vou ver um samurai, mas como sou muito verde nisto de ver TTs usados, gostaria de saber se têm dicas que me permitam comprovar se o samurai está em bom estado mecânico.

Abraços!

Voltar
Superior