duvidas sobre junta queimada?

prest

New member
tenho fiesta de 1990 moro ne Ericeira uma zona muito húmida reparei hoje que na tampa do bocal onde se poe o óleo apareceu vestígios de uma massa esbranquesada o carro não aquece,no tubo da mesma tampa que vai ao carburador(julgo ser 1 respirador) também esta a mesma massa e ao limpa-lo saiu um pouco de agua.qual e os sintomas nestes carros de junta queimada,de agua no óleo e de óleo na agua.e que hoje de manha ao ir ao café vi o óleo e pareceu-me ter visto uma ou duas gotas de agua na vareta não sei se estou a ficar paranoico com a situação.obrigado e bom fim de semana. já agora ha maneira de testar a situação?

Isso pode ser só humidade...mas se tens dúvidas, visita um mecânico.

Qual é o percurso habitual do carro? Quando é que mudaste o óleo pela última vez?

O liquido do radiador, está da cor habitual?
Deita fumo pelo escape quando está ao ralenti?
Consegues tirar umas fotos da vareta?
Da tampa do motor?

Pode ser ou não da junta. 8 mil km em quanto tempo?

Limpa tudo e passa a observar isso pelo menos uma vez por mês. Nunca deixes o anticongelante baixar muito o nível e tem atenção a café com leite no óleo.

fiz agora 20km e quando parei verifiquei a vareta do oleo tinha umas bolinhas que nao sei se era agua ou ar.se for a misturar agua no oleo quanto tempo ou km tenho ate parar de vez? amanha vou verificar novamente e vou por umas fotos,obrigado ja agora o oleo tem 8000km e tem 8 meses. ainda nao achei grande pressao nos tubos e faz a volta de 40km dia

Pode ser a junta... limpa tudo, incluindo o tubo de ligação da tampa das válvulas ao corpo de admissão, é preciso limpar a tampa por dentro e substituir o filtro que lá tenha, desobstruir essa ligação, mudar o óleo e filtro de óleo.

E continuar com atenção para eventuais futuros desenvolvimentos.

Aqui fica o aspecto do liquido de refrigeração com óleo com muito tempo(vai andar até partir..):
eblase_xsara_140001.jpg

Não reparei que ficou desfocada na altura.

Existe humidade excessiva nesse motor, pode ser provocada por uma obstrução na PCV ou por uma fuga de água interna. Mil km/mês é suficiente para não haver humidades no motor, nada tem a ver com a qualidade do óleo.

O homem faz mil km/mês. 30-40 km/dia... pelo amor da santa! Aquilo tem a junta a verter ou a cabeça ou o bloco rachado... ou tem mesmo o tubo entre a tampa das válvulas e a admissão completamente bloqueado...

Custa muito sacar a tampa das válvulas e ver o que se passa? Custa meia hora e uma junta da tampa... mais o filtro se esse motor tiver.

hoje ao almoço passei por uma oficina por acaso e parei o senhor era simpático e eu pedi-lhe a opinião dele sobre a tal massa e as gotículas de agua que aparecem na vareta do óleo e no bocal do óleo o senhor observou a vareta e o óleo e disse que não tinha agua no óleo se não ficava com outra cor disse também que naqueles motores e normal aparecer a tal massa e para não me preocupar espero que não esteja errado

Nao te preocupes que isso é normal , o motor pode andar pouco e com temperaturas baixas pode se formar esse composto na tampa das valvulas e como consequente o envio pela tubagem de respiro e entupimento do mesmo .

A temperatura tem de estar sempre a meio , caso nao esteja tem o termoestato colado em aberto ( normal nestes motores )

Resoluçao :

Abre a tampa das valvulas e limpa tudo muito bem , mete junta de cortiça nova .

Limpa o tubo de respiro e o "cachimbo " que liga á caixa do filtro ! ( por este tudo so passa ar ou/e humidade que possa existir dentro do motor )

Mete oleo novo e filtro

Limpa todo o sistema de refrigeraçao e depois mete um termoestato novo e anti congelante

E está optimo [;)]

Voltar
Superior