Dúvidas sobre casamento

Rasec

New member
[:D][:D]

Não, não são esse tipo de dúvidas!

Devido a uma longa história (que não interessa nada contar) a solução apontada pela advogada que seria mais rápida e fácil para todos seria ter um contrato escrito (acho que lhe chamam casamento [:D]) a dizer que eu e a minha namorada afinal somos é casados. Para nós os dois não faz diferença nenhuma, mas para tratar de papéis parece que faz...

Alguém me sabe dizer quanto tempo demora o processo desde iniciado até concluido (pelo Civil), no melhor cenário possível? Acham que consigo finalizar o processo em cerca de 2 semanas? Ainda por cima estando fora de Portugal?

Vi que agora há um site para tratar de casamento online, mas há boa maneira Portuguesa, o site não funciona....

Última edição:

Devido a uma longa história (que não interessa nada contar) a solução apontada pela advogada que seria mais rápida e fácil para todos seria ter um contrato escrito (acham que lhe chamam casamento [:D]) a dizer que eu e a minha namorada afinal somos é casados. Para nós os dois não faz diferença nenhuma, mas para tratar de papéis parece que faz...

Alguém me sabe dizer quanto tempo demora o processo desde iniciado até concluido (pelo Civil), no melhor cenário possível? Acham que consigo finalizar o processo em cerca de 2 semanas? Ainda por cima estando fora de Portugal?

Vi que agora há um site para tratar de casamento online, mas há boa maneira Portuguesa, o site não funciona....

Acho que há um período qualquer em que a intenção de casar tem de estar afixado em
edital público, para que alguém se possa opor durante esse período (dizendo, por exemplo,
que X já é casado/a com Y).

É com base nesse edital que os fotógrafos ganham a vida... copiam os nomes e moradas,
e enviam as "cartinhas" para casa a "oferecer" os seus serviços.

Devido a uma longa história (que não interessa nada contar) a solução apontada pela advogada que seria mais rápida e fácil para todos seria ter um contrato escrito (acham que lhe chamam casamento [:D]) a dizer que eu e a minha namorada afinal somos é casados. Para nós os dois não faz diferença nenhuma, mas para tratar de papéis parece que faz...

No meu caso, há 5 anos, demorou cerca de 3 semanas entre a abertura de processo e o casamento. mas já ouvi falar de processos mais rápidos (no nosso caso a conservatória onde estava a minha certidão de nascimento não estava informatizada).

Acho que há um período qualquer em que a intenção de casar tem de estar afixado em
edital público, para que alguém se possa opor durante esse período (dizendo, por exemplo,
que X já é casado/a com Y).

É com base nesse edital que os fotógrafos ganham a vida... copiam os nomes e moradas,
e enviam as "cartinhas" para casa a "oferecer" os seus serviços.

90 dias, mas é possível casar antes desse período.

Sim, mas...

Foi detectado um problema:
De momento não é possível efectuar o seu pedido.

Por favor tente mais tarde.

Great idea.... terrible implementation....

Sim, mas...

Foi detectado um problema:
De momento não é possível efectuar o seu pedido.

Por favor tente mais tarde.

Great idea.... terrible implementation....

Pois... também vi isso.

Tem mesmo que ser em 2 semanas?

Estão ambos fora de Portugal? Porque não casam onde estão?

Última edição:

Casei recentemente pela 2ª vez. Tratando das papeladas num registo civil, é necessário ambos se apresentarem, com o Cartão de Cidadão (ou BI) para manifestarem a vossa vontade de casar. Mas a coisa só fica oficial passado 30 dias, que é o prazo legal em que o casamento tem de ser afixado em edital, para o caso de aparecer alguém que se oponha por qualquer motivo. No primeiro casamento tb foi assim, parece-me nada mudou... Tive de pagar, mas já não me lembro quanto.

Podem tratar do casamento online mas apenas se ambos tiverem o Cartão de Cidadão para ambos se validarem no site, se um de vós (ou os dois) tiverem ainda o antigo BI o online já não é possível.

O site online só dá se ambos tiverem cartão de cidadão, no meu caso não tinhamos e tenho ideia que demorou à volta do que falas, 2 semanas entre ir marcar e irmos lá "assinar" que não assinámos nada.

Pelos posts acima são 30 dias, tenho quase a certeza que foi menos, mas secalhar não [:D]

Eu estive a tentar nesse portal, e não deu erro...

Disse:
«O processo de casamento não foi aceite. Já é casado. Foi dado início ao processo de
divórcio.»

Como é que eu cancelo isto antes que a minha mulher veja?

Joking...
[;)] [:D]

Pois... também vi isso.

Tem mesmo que ser em 2 semanas?

Estão ambos fora de Portugal? Porque não casam onde estão?

Na Irlanda temos de dar entrada de um pedido, esperar 3 meses, e depois é-nos dada a permissão para assinar o contrato. Resquícios de uma cultura super religiosa... pedes a mão... fazes a corte 3 meses, só depois levas o prémio para casa.

Não precisa de ser em 2 semanas, mas quanto mais rápido melhor. De preferência que possa fazer tudo online/telefone e depois é só ir lá assinar os papéis. Mas se não der também não é dramático, esta é só uma das soluções.

Não estás a queimar etapas? [:p] [:D]

Etapas, quais etapas?! [:p]

Na Irlanda temos de dar entrada de um pedido, esperar 3 meses, e depois é-nos dada a permissão para assinar o contrato. Resquícios de uma cultura super religiosa... pedes a mão... fazes a corte 3 meses, só depois levas o prémio para casa.

Etapas, quais etapas?! [:p]

Salvo erro tens as duas opções... casar perante as autoridades locais ou casar no consulado/embaixada.

O casamento por procuração (reminiscências do Ultramar [:D]) se calhar também é opção.

Última edição:

.....

São as etapas!!! demoram é 3 meses!!![:D]

Já leste esta página?

Portal do Cidadão - Vou casar! Quais os procedimentos?

Edit: espero que no consulado/embaixada na Irlanda não esperem 3 meses tb [;)] aí apanhas o avião e vens cá.

Ao ler esse site também tinha ficado com a ideia que os Consulados fazem casamentos, liguei para lá a perguntar hoje e eles dizem que não fazem casamentos, só formalizam os casamentos feitos na Irlanda ou dão início ao processo (basicamente devem fazer o mesmo que este site do Casamento Online).

Como funcionarão os casamentos fora de Portugal, tipo no Brasil, México, ilhas Cayman, etc? Não é só chegar, mostrar o passaporte e casar? Há algum processo anterior envolvido? Alguém sabe?

Eu casei em janeiro e estava na Irlanda também na altura. O que aconteceu foi que a minha mãe foi com fotocópia da nossa documentação marcar o casamento numa conservatória e não esperamos os 30 dias, acho que foram só umas semanas.

Última edição:
Voltar
Superior