Dúvidas sobre a escolha de tractor

MJSA

New member
Boa tarde,
Em primeiro quero dizer que não sou agricultora, e não percebo nada de agricultura mas vejo qdo um terreno é abandonado ou não e é o que está acontecer.
Já ando há varios dias na internet para saber que tipo de tractor usar/comprar ou alugar. Pois o meu pai faleceu há 5 anos e todos os anos a minha mãe tem que pedir e por favor (mesmo pagando as horas e o combustível, e para além disso a doação do feno) para lavrar e fresar o terreno. Ainda por cima o trabalho fica mal feito. Então comecei a ver preços de tractor usado porque não há dinheiro para novo, mas é dificil. Porque para um terreno de 2000m2 não sei que potencia em cv devo escolher,e se for de uma pequena potencia será que consegue lavrar e fresar, realmente são para mim muitas questões sem respostas. O terreno encontra-se em Sintra e ando a procura também de empresas de aluguer o que não é fácil. Por isso aqui estou para pedir ajuda.
A escolha seria um tractor pequeno/usado e barato ou senão um aluguer pois o uso será de 4 vezes ao ano + ou -. Se alguém pode me ajudar agradeço.
Cumprimentos Joana
:sh)[8b]

Boas

Não quero de maneira nenhuma afrontar, mas se a Joana não é realmente agricultora como diz, a solução indicada de comprar um tractor mesmo que usado e "sair por aí" a lavrar não é a mais correcta.

É uma actividade muito técnica, exige bastante experiência e é potencialmente perigosa.

A solução de alugar o serviço é o melhor.

Sobre a escolha de um tractor espera pela resposta do Hpereira, pois ele é um expert na matéria.
A minha área é + sobre os implementos traseiros dos tractores.

FastH

Última edição:
Boa noite, Joana....os tractores são maquinas muito exigentes não é pegar e andar, como habitualmente se faz.Convém que no mínimo a Joana ou a pessoa que vai andar com o tractor tenha a "carta" de condução de tractor.
Em relação á potencia...que lhe posso dizer para um terreno dessas dimensões qualquer tractor serve, se nao for inclinado até sem traçao dá, quaquer tractor até aos 35/40 cavalos lhe serve.... agora a grande questão é o quanto quer gastar?

Cumprimentos,
Helder Pereira.

Ola,
Agradeço pelos comentários deixado aqui neste tópico.
A minha mãe anticipou-se e já lá tem alguém a trabalhar com uma motocultivadora (acho que é assim que se chama). Para o resto do terreno já falou c/ o Sr. para lá ir c/ o tractor, por agora já está resolvido.
Mas queria só esclarecer que a minha intenção de trabalhar com um tractor seria para aqueles q nâo necessitam de carta d condução e que não tenham mátricula.
HPereira, tomei nota do contacto, e já deu p/ dar uma vista de olhos.
Mais uma vez obrigado aos dois.
Joana.

A minha simples opinião é que para um terreno dessa dimensão não se justifica um investimento tão grande. Mesmo parado tem que se fazer certo tipo de manutenções. Tenho um terreno na provincia e tenho um vizinho que faz serviços com um trator pequeno de 30 Cv e leva 20€ à hora, o que acho muito barato. Ele contou-me que o trator custou-lhe 15 mil €, agora tem a fresa a perder valvulina e que tem que gastar 800€ para a reparar. Embora seja uns biscates que ele faz acba por não ser uma actividade muito rentável

A minha simples opinião é que para um terreno dessa dimensão não se justifica um investimento tão grande. Mesmo parado tem que se fazer certo tipo de manutenções. Tenho um terreno na provincia e tenho um vizinho que faz serviços com um trator pequeno de 30 Cv e leva 20€ à hora, o que acho muito barato. Ele contou-me que o trator custou-lhe 15 mil €, agora tem a fresa a perder valvulina e que tem que gastar 800€ para a reparar. Embora seja uns biscates que ele faz acba por não ser uma actividade muito rentável

Em terrenos pequenos pode justificar apenas a compra de moto-enxada ou motocultivador até porque se tiver arvores de fruto se consegue trabalhar melhor e sem estragar as arvores.
Alem disso, trata-se da terra quando se quer sem dependencia de outros.
E muito importante, faz-se exercicio fisico e mental de descompressão (caso a maquina funcione bem[:D]).

20€ à hora é muito pouco mesmo. Claro que todas as maquinas têm manutenção mas de forma geral um tractorista que trabalhe bem pode ganhar bom rendimento.
Esses 800€ para reparar uma freza podem muito bem ser verdade mas para uma reparação completa, não para tratar uma fuga.

Em terrenos pequenos pode justificar apenas a compra de moto-enxada ou motocultivador até porque se tiver arvores de fruto se consegue trabalhar melhor e sem estragar as arvores.
Alem disso, trata-se da terra quando se quer sem dependencia de outros.
E muito importante, faz-se exercicio fisico e mental de descompressão (caso a maquina funcione bem[:D]).

20€ à hora é muito pouco mesmo. Claro que todas as maquinas têm manutenção mas de forma geral um tractorista que trabalhe bem pode ganhar bom rendimento.
Esses 800€ para reparar uma freza podem muito bem ser verdade mas para uma reparação completa, não para tratar uma fuga.

MOTO-ENXADA o amigo das próteses...

FastH

Actualmente, as boas moto-enxadas e moto-cultivadoras tornam muito dificil, senao impossivel cortar dedos/pés aos utilizadores.

Mas claro que qualquer maquina é um potencial perigo, como qualquer mota ou carro,etc.

Boa noite a todos.
Conheço pessoas que trabalham na área quer a vender máquinas, quer a fazer serviços.
Esses valores quer do preço á hora do serviço quer do preço da maquina quer da reparação da frese estão um pouco inflacionados...
Agora deixo uma pergunta, há muitos tractores ou poucos na área ?

Os legumes ou frutas lá produzidos tem de ser muito muito bons para se pagar serviços a esse preço...

Boa noite a todos.
Conheço pessoas que trabalham na área quer a vender máquinas, quer a fazer serviços.
Esses valores quer do preço á hora do serviço quer do preço da maquina quer da reparação da frese estão um pouco inflacionados...
Agora deixo uma pergunta, há muitos tractores ou poucos na área ?

Os legumes ou frutas lá produzidos tem de ser muito muito bons para se pagar serviços a esse preço...

Este tópico já tem quase um ano, mas vamos por partes. Eu não acho caro levar 20€ à hora quando à uma deslocação embora curta mas sempre se perde algum tempo, e se anda uma hora a gastar gasóleo e material. Não arranjamos nehuma prestação de serviços por 20€ à hora, qualquer deslocação (um canalizador por exemplo) cobra 30, ou 40€. Na zona onde ele opera praticamente não há tratores porque as pessoas praticam uma agricultura familiar para auto sustento. Quanto aos valores da reparação não posso falar porque não estou dentro do assunto, sei que o trator é um Massey Fergunson, e que foi comprado num concessionário em Coimbra, e que a zona onde opera dista a 80Km de Coimbra. Eu pessoalmente não fazia isso por 20€

www.gam.pt eles devem ter, ou hertz (parte de máquinas fica em trajouce) há mais 3 ou 4 empresas que ficam na terrujem que tê máquinas para aluguer...

preços: 30€/hora 15€/ordem + escracificador...

se n te conseguires safar, manda-me pm que pode ser que eu te arranje contactos de 2 ou 3 pessoas que tenham tractores para fazer isso!

Voltar
Superior