Dúvidas nas questões de Exames IMTT

alexmbr

New member
Boa noite.

Minha esposa vai tirar a carta e estava com dúvidas em duas questões do lote de perguntas do site do IMTT. Confesso que também tenho dúvidas e por isso coloco-as aqui na esperança que possam ajudar.

1ª - Na passagem de nível, como podemos ver na foto, utilizar os máximos não poderá causar encadeamento em qualquer veículo que possa surgir na em sentido contrário? O código que estando parado, devemos usar as luzes de presença, e perto as de cruzamento, logo pela lógica, não deveríamos poder passar para máximos dentro da passagem de nível.

estrada.jpg

2ª - Nessa outra foto podemos ver que existe um sinal luminoso para os peões. E na maioria dos casos que conheço, quando o semáforo principal passa a vermelho, o sinal para os peões não passam automaticamente para cor verde, leva algum tempo. E havendo um sinal luminoso para os peões, mesmo que o semáforo principal passe a vermelho, penso que os peões não ficam autorizados a atravessar.

semaforoe.jpg

Última edição:
1- Como não vem nenhum carro em sentido contrário e a passagem de nível não está fechada, pode ligar os máximos sendo que a afirmação correcta é a segunda.

2- Realmente concordo com o que dizes. Vermelho para os veículos não autoriza automaticamente os peões a atravessar sendo estes também obrigados a respeitar a sinalização, acho.:sh)

Na primeira questão, sinceramente não percebo a duvida; é claro que é a segunda resposta, tal como o "mELIANTE", referiu!

Já na outra questão, realmente, há ali qualquer coisa que não está bem!:sh)

Já agora, obrigado a todos pelas respostas.

Bom, a minha dúvida na 1ª pergunta é a seguinte: se na aproximação das passagens de nível temos que usar médios pois senão poderíamos causar encadeamento nos possíveis condutores na direção contrária, e parados nas passagens temos que usar mínimos pelo mesmo motivo, tendo veículos ou não no sentido contrário. Então por que é que em movimento, em cima da passagem de nível, o máximo já deixa de encadear e já o posso usar sem problemas?

Bom, a minha dúvida na 1ª pergunta é a seguinte: se na aproximação das passagens de nível temos que usar médios pois senão poderíamos causar encadeamento nos possíveis condutores na direção contrária, e parados nas passagens temos que usar mínimos pelo mesmo motivo, tendo veículos ou não no sentido contrário. Então por que é que em movimento, em cima da passagem de nível, o máximo já deixa de encadear e já o posso usar sem problemas?
Os máximos só encadeiam se vierem veículos em sentido contrário[;)]

De qualquer maneira na 1ª pergunta a 1ª opção também acho que não estaria totalmente errada, pois não sabemos se viria ou não algum veículo de frente.

Mas a segunda também faz sentido...

Em relação á segunda questão eu penso que quando fica vermelho para os carros, imediatamente fica verde para os peões (mas posso estar enganado!), por isso seria de facto verdadeira.

O contrário é que não se verifica. Ou seja, a luz dos peões fica vermelha antes da dos carros ficar verde.
Mas vou confirmar isso quando for na rua...

Cumprimentos

Sendo assim nunca poderias usar os máximos porque nunca sabes se vem alguém depois de uma curva. A passagem de nível está aí só para a rasteira e tu caíste. E não contente voltas a tropeçar[;)]

Sendo assim nunca poderias usar os máximos porque nunca sabes se vem alguém depois de uma curva. A passagem de nível está aí só para a rasteira e tu caíste. E não contente voltas a tropeçar[;)]

Acho não cai em nenhuma rasteira, pois o código nos obriga a usar os médios antes de passagens de nível e apenas os mínimos quando parados imediatamente antes da passagem, para não causarmos um possível encadeamento nos veículos que vão atravessar a passagem, pois seria uma situação extremamente perigosa.

E também acho que eu não me expliquei bem.
É assim: Mesmo sem veículos em contrário, antes das passagens de nível tenho que usar médios, e mesmo sem veículos em contrário parado nas passagens de nível tenho que usar mínimos, pois poderia causar encadeamento, então como é que, mesmo sem veículos em contrário, já em movimento, posso usar os máximos?

Última edição:
Acho não cai em nenhuma rasteira, pois o código nos obriga a usar os médios antes de passagens de nível e apenas os mínimos quando parados imediatamente antes da passagem, para não causarmos um possível encadeamento nos veículos que vão atravessar a passagem, pois seria uma situação extremamente perigosa.

É assim: Mesmo sem veículos em contrário, antes das passagens de nível tenho que usar médios, e mesmo sem veículos em contrário parado nas passagens de nível tenho que usar mínimos, pois poderia causar encadeamento, então como é que, mesmo sem veículos em contrário, já em movimento, posso usar os máximos?

Está difícil. A passagem de nível é a rasteira! Imagina que não há passagem de nível, como está aberta não interessa! Deixa lá os comboios e os carros em sentido contrário, para o caso não interessa[;)]

Não te chamas Nephilim? [:D]

Não te chamas Nephilim? [:D]

Vocês esquecem-se depressa das coisas [:)]

O condutor deve sempre circular em médios, os máximos servem para situações de má visibilidade, pelo que para mim a resposta é de que deve passar a passagem de nível em médios.

Quanto a do semáforo, é lógico que o sinal de vermelho dos condutores não é o mesmo para os peões.

O condutor deve sempre circular em médios, os máximos servem para situações de má visibilidade,pelo que para mim a resposta é de que deve passar a passagem de nível em médios.
Quanto a do semáforo, é lógico que o sinal de vermelho dos condutores não é o mesmo para os peões.

Onde é que está isso no código?

O condutor deve sempre circular em médios, os máximos servem para situações de má visibilidade, pelo que para mim a resposta é de que deve passar a passagem de nível em médios.

Olha outro...

É por isto que eu defendo a reciclagem dos condutores, e não apenas a revalidação das licenças de condução apenas quando estamos velhos, e onde apenas se verifica que a pessoa não está chéché [:D]

Mas como já aí estão os artigos referentes aos dispositivos luminosos e de iluminação, vão lá aprender qq coisa sobre luzes de presença, luzes de cruzamento e luzes de estrada.

?!:confused:
Bem... "diz o roto ao nu"!!!:sh)

E, se o condutor da frente, achar que tem má visibilidade; o que é que o impede de usar as luzes de estrada (máximos)?!

Código da Estrada

Artigo 61.º

Condições de utilização das luzes​

1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância de 100 m;

b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;

c) De estrada, nos restantes casos;

d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.

2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.

3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.

4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.

5 - Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.

6 - Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300."

Última edição:
Primeira questão

Primeira questão

A primeira questão a resposta correta é B.
Foi a unica que errei no exame, coloquei A, mas como foi a unica que fiquei na duvida fui atras dela e percebi que errei essa mesmo, encontrei ela no site da segurança rodoviária, no site deles a resposta é B mesmo.

O que não deixa de ser verdade... pois mesmo que a A fosse a resposta, a B também estaria correta, pois mesmo ele cometendo infração, ele ia ter uma melhor visão da faixa de rodagem.

Seja como for essas questões tinham que ser reformuladas, tem muitas pegadinhas, e no transito não existe pegadinha, não existe 2 formas de interpretar uma situação, nestes exames você pode interpretar muitas questões e respostas de mais de uma forma.

Voltar
Superior