Dúvidas na condução

Avirhel

New member
Olá, sempre tive dúvidas na condução, como:

1- o que é melhor para o motor, em termos das rotações?

Devemos conduzir com um limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor, ou devemos de vez em quando puxar por ele na 1ª e 2ª, para ele n ficar preguiçoso. Disseram-me para na altura após colocar combustível puxar pelo carro na primeira e 2ª para "limpar", isto tem fundamento?

2- Como abrandar?

Se por ex, tiver na 3ª devo reduzir para a 2ª e depois primeira e manter a embraiagem em cima até abrandar o suficiente até dar para travar, ou embraiagem a fundo e começar a travar e a reduzir as velocidades até à 1ª sempre com a embraiagem a fundo?

3- Nas descidas se colocar a embraiagem a fundo e aproveitar a descida poupa combustível?

Sei que são dúvidas parvas, mas enfim, gostava de as esclarecer.
Obrigado.

Última edição:
Na 1ª n me pronuncio, na segunda como é obvio deves levantar a embraiagem para travares com o motor, se mantens a embraiagem em baixo pq é q andas a meter mudanças mete o carro em ponto morto e trava...

Não, das duas umas ou o carro puxa o motor ou o motor puxa o carro. Se assim n for o carro esta parado, qd o motor puxa o carro gasta gasolina para o fazer. Qd o carro puxa o motor o injeção de gasolina é cortada. De resto mesmo q fosse verdade era de uma irresponsabilidade tal q nem vou dizer o nome q lhe chamaria... [8b]

n costumo abrandar com o motor... costumo travar logo, com antecedência, ao abrandar com o motor n gasta mais combustível?

A sério, para poupar n devemos por ex andar no máx 2mil 3 mil rotações? quanto mais rotações mais combustível gasta, certo?

E se o carro vai lançado (a uma velocidade reduzida, claro) e n tenho ng à frente porque n posso aproveitar e colocar por momentos a embraiagem a fundo, assim, como disseste o carro puxa o motor e poupa algum combustível, ou n?

Não, não percebo a mania de meterem o pé na embraiagem e deixarem-se ir assim. Isso contribui para um desgate prematuro da mesma.

Das rotações não é assim tão linear. Tem mais a ver com a posição do acelerador e mudança engatada. Podes ir em 3ª com o pé a fundo, rotações mais reduzidas e ires a gastar mais do que se fosses em 2ª com o pedal a meio e a rotações mais elevadas.

hmmm, então desgasta a embraiagem... mas a fundo a embraiagem n fica desligada do motor... tenho de ver melhor a mecânica dos carros... se ficasse a meio termo podia desgastar a embraiagem, agora a fundo tb desgasta? fiquei confuso...

Última edição:
O teu carro não é de injecção e é antigo? Esquece tudo o que vou dizer. Se é relativamente recente então lê xD

1.Se o teu carro tem conta-rotações tem lá uma zona a vermelho chamada de red-line. É nessas rotações que não deves andar [;)]

2.Queres travar em segurança usa o motor ou seja as reduções na caixa. Para além de contribuir para um menor desgaste. Não te esqueças que em ponto motor/embraiagem no fundo gastas combustível. Por outro lado se utilizares as reduções da caixa e fazer cada redução pensada e a umas rpm's suficientes e velocidade suficiente para cada mudança, vais a travar sem gastar, só gastas os breves segundos que tens a embraiagem no fundo para mudares de mudança [:p]

3.Queres poupar combustível nas descidas? Deixa de acelerar. Ponto morto/embraiagem no fundo tás sempre a gastar + perigo aumentado. Tás a descer sem acelerar em 5º mas a 50km/h? Provavelmente, e se não tens Computador de Bordo para ver, tás a gastar porque não vais às rpm's suficientes e tás a injectar combustível para o fazer rodar em 5º. Mudaste para 3º mas estás nas 5000 rpm e faz um barulho brutal? Não te preocupes, se o problema é o consumo, tás a gastar 0 [;)]

Se tens computador de bordo, não precisas das nossas opiniões. Olha para o consumo instantâneo em cada situação e tira tu próprio as conclusões :)

Última edição:
hmmm, obrigado, eu pensava que era ao contrário, como fazia aquela barulheira a reduzir as velociddes, pensei que usava o motor e com isso gastava o motor e combustível, por isso reduzia sequencialmente para a primeira com a embraiagem a fundo e a travar...
tenho um vw polo 1.0
vo comprar um cee'´d ou um pro cee´d se tudo correr bem
Então o consumo tem a ver com a mudança colocada e a variação do acelerador, as rotações n são preponderantes?

obrigado

Mas se tens a embraiagem no fundo, para que reduzes sequencialmente para primeira? É que não tá a fazer nada de nada... o carro não tá engatado.

O consumo tem a ver com as rotações claro. Dentro de uma mesma mudança, quanta mais carga no acelerador maior o consumo. E quanto maior a mudança, em situações gerais, menor o consumo. Não se pode comparar rotações de diferentes mudanças. Claro que tu em 1º às 3000rpm tás a gastar o triplo ou mais do que em 5º nessa rotação.

O que eu disse à bocado foi em relação às descidas. Não gastas se fores a umas rpm suficiente para a mudança. Assim em geral se fores acima das 2.000rpm não tás a gastar. Mas se as rpm diminuirem ao ponto de ser obrigado a injectar combustível, sentes um empurrãozinho para a frente no andar no carro. Isso quer dizer que começou a consumir.

Obrigado, encontrei isto na net, que vai de ao encontro com o que disseste:

Iniciar o carro

Inicie o motor sem usar o pedal acelerador, depois espere uns segundos antes de arrancar.

Primeira mudança
Use-a apenas para arrancar. Mude para segunda dois segundos depois ou após percorrer seis metros.

Ultrapassar e trocar de mudança
Dependendo das rpm: Entre 1500 e 2000 rpm é o ponto óptimo
Dependendo da velocidade: Para 3ª depois dos 30 Km/h; Para 4ª depois dos 40 Km/h; Para 5ª depois dos 50 Km/h

Velocidade
Mantenha uma velocidade constante durante a maior parte do tempo. Evite travagens, acelerações e trocas de mudança desnecessárias.

Abrandar
Tire o pé do pedal do acelerador, mantenha a mesma mudança e reduza o mais tarde possível, estando sempre atento a descidas íngremes.

Parar
Quando a velocidade e o espaço permitirem, pare o carro sem efectuar reduções.

Parado
Desligue o motor se a paragem efectuada for superior a 60 segundos.

Fonte: http://www.seat.pt/pt/generator/su/p...rive/main.html

Última edição:
...
E se o carro vai lançado (a uma velocidade reduzida, claro) e n tenho ng à frente porque n posso aproveitar e colocar por momentos a embraiagem a fundo, assim, como disseste o carro puxa o motor e poupa algum combustível, ou n?

Com a embraiagem a fundo o movimento do motor está desligado das rodas, logo, o carro não vai a puxar o motor (apenas aproveitas a inércia), estando o motor a trabalhar em ponto morto.

Quanto ao desgaste, o que sofre é o rolamento da embraiagem.

Esta situação pode tornar-se perigosa, já que não tens o motor para controlar o carro. Pessoalmente desaconselho fortemente esta prática!!! Nunca se deve conduzir sem uma velocidade engrenada a segurar o carro.

1- o que é melhor para o motor, em termos das rotações?

Devemos conduzir com um limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor, ou devemos de vez em quando puxar por ele na 1ª e 2ª, para ele n ficar preguiçoso. Disseram-me para na altura após colocar combustível puxar pelo carro na primeira e 2ª para "limpar", isto tem fundamento?
Pela experiência de condução que tenho, o que te foi dito está errado. Limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor? Não me parece lógico. O regime de condução óptimo na condução, deverá ser sempre próximo da zona de binário máximo e de potência máxima. Se quiseres, no regime de rotação óptimo de determinado motor. Para teres acesso a essa informação, poderás consultar o mapa de potência vs binário. Quanto à questão do "puxar de vez em quando as mudanças mais baixas (1ª e 2ª velocidade)", não tem fundamento.[;)]

2- Como abrandar?

Se por ex, tiver na 3ª devo reduzir para a 2ª e depois primeira e manter a embraiagem em cima até abrandar o suficiente até dar para travar, ou embraiagem a fundo e começar a travar e a reduzir as velocidades até à 1ª sempre com a embraiagem a fundo?

Se a embraiagem estiver sempre "a fundo", qual é o efeito travão da caixa de velocidades? A ideia, para abrandar convenientemente, é que em cada velocidade, se retire o pé da embraiagem, para que o motor consiga diminuir efectivamente a velocidade de marcha. (Obs: Espero que esta questão não seja relativa à entrada do carro em curva... se assim fôr, há alguem que tem de ir tirar a carta de novo...[:D] )

3- Nas descidas se colocar a embraiagem a fundo e aproveitar a descida poupa combustível?
Não entendo essa da "embraiagem a fundo". E muito menos numa descida...qual o objectivo? Perder o controlo do carro?

Sei que são dúvidas parvas, mas enfim, gostava de as esclarecer.
Obrigado.
Estamos cá para tirar as dúvidas! [;)]

Ok, nunca tive acidente, mas concordo contigo. Se n poupa nada, n vale a pena fazer, já que torna a condução menos segura, é óbvio que eu só fazia isso em situações em que eu via que a segurança era mais que suficiente, e nunca fazia isso em curva...
já agora, por falar em curva... ouvi dizer que se deve abrandar antes ou n acelerar antes de chegar à curva e quando se entra na curva acelerar ligeiramente, e que isso torna o carro mais estável na curva, é verdade?

isso n me esqueço, curva SEMPRE em 2ª lol
desengrenar numa curva... ia ser bonito subir o passeio, isso nunca me aconteceu :-) eu tenho muito cuidado na condução, embora às vezes ande depressa demais, mas isso é porque ando sempre atrasado enfim... qq dia ...

eu tenho é medo dos outros... já me safei de várias situações porque estou sempre a ver o que os outros estão a pensar fazer, ainda no outro dia uma mulher sem mais nem menos atravessou-se à minha frente numa ponte, ela já n estava a fazer uma condução muito estável, estava de olho nela... eu só tive tempo de abrandar (o suficiente, pois vinha um atrás de mim tb) e ir o mais direito possível sem bater ao lado da ponte e ela razou-me a frente do carro, a minha mãe passou-se ia tendo um treco... o perigo está na nossa condução que por vezes exageramos na velocidade, mas principalmente na dos outros... e em portugal vê-se cada coisa na estrada...

Última edição:
Curva sempre em 2º? lol Não tou a ver essa...90% das curvas que encontro faço sempre em 5º [;)] É isso e fazer as rotundas sempre em 2º. Se assim fosse, em algumas aqui perto teria de ir ao redline para sair do sítio [;)]

O ideal numa curva com piso molhado (piso seco não tem tanto o problema) é enquanto estiveres na curva, não desengates/engates o carro, tal como trocar de mudança, ou acelerar/travar dentro da curva.

Em piso seco, quanto ao travar antes, acelerar depois, é contigo. Eu costumo travar antes da curva, depois sem aceleração nem travagem até entrar na curva, e acelerar dentro da curva. Mas isso não é o correcto. O correcto é fazeres como se tivesse o piso molhado. [:p]

Pela experiência de condução que tenho, o que te foi dito está errado. Limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor? Não me parece lógico. O regime de condução óptimo na condução, deverá ser sempre próximo da zona de binário máximo e de potência máxima.

Deverá ser? Coitado, o dinheiro que tem na carteira não vai chegar para a gota [:D] No meu carro o regime máximo de potência é nas 6000rpm e o redline nas 6250rpm. Achas andar nas 6000rpm o regime de condução óptimo?

Se queres poupar faz como eu, mudança de velocidade sempre antes das 2000rpm. A 50km/h já estou em 5º. 90% do meu tempo de condução é feito em 5º.

Bom, penso que já te responderam a tudo...
Só falta dizer que não uses a 1ª para fazer travão-motor, usa-se a 2ª ate que chegue perto da rotação de ralentim(ou relantim, nunca percebi bem[:D]) e ai metes o pedal da embraiagem em baixo e usas só o travão. Não te ensinaram isto na escola de condução?

Pela experiência de condução que tenho, o que te foi dito está errado. Limite máximo de rotações para gastar menos e preservar o motor? Não me parece lógico.

Acho que o que ele quis dizer não foi no sentido de andar nas rotações máximas, mas sim de estabelecer "hoje não passo das 3000", por exemplo...

Voltar
Superior