Duvidas - Inspecção B

R4E

New member
Boas.

Fui fiscalizado numa operação da PSP da minha zona e apreenderam-me o DUA do carro por estar rebaixado, ter barra anti-aproximação e linha de escape alterada. 250€ e direito a inspecção tipo B.

A minha pergunta é, na inspecção tipo B, vão verificar apenas o que está mencionado no auto de apreensão, ou vão verificar tudo do carro?

Quanto custa uma inspecção tipo B? Tenho que marcar? Como o posso fazer?

Cumprimentos.

Boas.

Fui fiscalizado numa operação da PSP da minha zona e apreenderam-me o DUA do carro por estar rebaixado, ter barra anti-aproximação e linha de escape alterada. 250€ e direito a inspecção tipo B.

A minha pergunta é, na inspecção tipo B, vão verificar apenas o que está mencionado no auto de apreensão, ou vão verificar tudo do carro?

Cumprimentos.

Por causa de apreensões não tenho a certeza. Mas o meu 45 teve de ir a IPO B por causa de um acidente e foi tudo medido, desde as medidas da carroceria, mecânica e os restantes componentes testados na IPO normal.

O valor são perto dos 100€ e tens de marcar num centro, mas nem todos fazem IPO B. Depois terás de ir ao IMTT levantar o DUA, são mais 15€.

Boas.

Cumprimentos.

Verificam tudo, se não estiver conforme o homolgado , chumba .
Tens de marcar num dos centros que a fazem , ver aqui :

Pesquisa Centros Inspecção

tens de levar o auto de apreensão contigo e apresentá-lo no acto de inscrição .
Oa valores andavam na casa dos 100 € .

Depois, se tudo correr bem , tens de te dirigir ao IMTT da zona onde os documewntos foram apreendidos para fazer o seu levantamento .

Obrigado pelas respostas.

Quanto ao DUA do carro, posso levantar logo após a inspecção ou a multa também tem que estar paga para me devolverem o DUA?

Cumprimentos

Ainda não paguei a multa por nao ter possibilidades de momento visto estar desempregado. No papel diz que tenho 15 dias.

Cumps

Mas agora não é permitido ter barra AA frontal? Ou só nas OS é que implicam?

Já circulou por aí um link com uns posts de uns agentes da autoridade... Para alguns como não têm que ser eles a saber se tal carro tem ou não de origem, mandam para a B e o dono que se desemerd.... [8b]

Mas agora não é permitido ter barra AA frontal? Ou só nas OS é que implicam?

Neste momento se fores mandado para numa operação stop e tiveres uma Barra AA que não conste no livrete levas automaticamente IPO B! Não andam a deixar passar nada mesmo...

Para legalizares a barra é uma carga de trabalhos. Pelo que sei tem de ser original da marca, montada numa oficina da marca, em seguida pedir uma declaração de como é feita para o veiculo em questão foi bem instalada etc, depois ir ao imtt e pedir a legalização. Ainda gastas 150-300 euros nesta brincadeira.. (sem contar com o preço da barra e montagem..)

Pois, o problema é que o Renault 19 1.9D Manager S53405 de origem vem com barra AA instalada de série, pena os sr's agentes da autoridade serem ignorantes e não saberem sequer do que falam, e o povo que se desemer**... Enfim

Mas tens o resto..O rebaixamento, que a mim não tem grande problema, mas sim o da linha de escape..

Não sei como tens as coisas, mas provavelmente o barulho pareceu-lhes excessivo...e foste martelado

Já circulou por aí um link com uns posts de uns agentes da autoridade... Para alguns como não têm que ser eles a saber se tal carro tem ou não de origem, mandam para a B e o dono que se desemerd.... [8b]
Neste momento se fores mandado para numa operação stop e tiveres uma Barra AA que não conste no livrete levas automaticamente IPO B! Não andam a deixar passar nada mesmo...

Para legalizares a barra é uma carga de trabalhos. Pelo que sei tem de ser original da marca, montada numa oficina da marca, em seguida pedir uma declaração de como é feita para o veiculo em questão foi bem instalada etc, depois ir ao imtt e pedir a legalização. Ainda gastas 150-300 euros nesta brincadeira.. (sem contar com o preço da barra e montagem..)
Mas as barras AA não vêm descriminadas no livrete. Tem-se que legalizar algo que vem de origem num carro? Algo que na IPO passa? Boa apr:)

Eu tenho no meu, a barra é de origem da marca, aliás, é da versão 2.0 V6, ok não é de origem do meu mas é original na marca e nas IPO´s nunca me chatearam por isso.

Ainda não paguei a multa por nao ter possibilidades de momento visto estar desempregado. No papel diz que tenho 15 dias.

Cumps

Os documentos só são entregues após o pagamento da coima ou, como dizes , se a barra vem instalada de série, reclama da contra-ordenação para a ANSR no prazo de 15 dias ( arranjas provas na marca de que a barra está homolgada para o modelo em causa) após a notificação e ao imtt na mesma perspectiva em relação à inspecção tipo B .

Pois, o problema é que o Renault 19 1.9D Manager S53405 de origem vem com barra AA instalada de série, pena os sr's agentes da autoridade serem ignorantes e não saberem sequer do que falam, e o povo que se desemer**... Enfim

Que se saiba , conhecimentos de mecânica e de homolgação de viaturas, não fazem parte da formação académica de um agente policial, logo , em caso de dúvida , compete ao dono do carro provar que o agente se enganou na fiscalização. Infelizmente , quem muitas vezes erra é o próprio IMTT ( ex-DGV) que não procede ao averbamento de deterimnados componentes no livrete/dua . De outro modo , seria bom ques os importadores facultassem a ficha de homolgação do veículo em causa, quando este venha equipado com algum dispositivo não comum à maioria dos modelos que se vendem .

Mas as barras AA não vêm descriminadas no livrete. Tem-se que legalizar algo que vem de origem num carro? Algo que na IPO passa? Boa apr:)

Eu tenho no meu, a barra é de origem da marca, aliás, é da versão 2.0 V6, ok não é de origem do meu mas é original na marca e nas IPO´s nunca me chatearam por isso.

Pois as que vêm logo de origem não sei como fazes..

Mas já vi livretes com barras AA lá descriminadas. E o processo de legalização foi aquele que falei mais acima.

Em relação às que vêm de origem deves aceitar a multa e depois vais à marca pedir uma declaração que vem de origem no carro e devem perdoar a multa digo eu..

Mas tens o resto..O rebaixamento, que a mim não tem grande problema, mas sim o da linha de escape..

Não sei como tens as coisas, mas provavelmente o barulho pareceu-lhes excessivo...e foste martelado

A linha de escape é 100% de origem, não tem alteração alguma, nem faço ideia porque marraram com aquilo se o carro nem barulho faz...

Que se saiba , conhecimentos de mecânica e de homolgação de viaturas, não fazem parte da formação académica de um agente policial, logo , em caso de dúvida , compete ao dono do carro provar que o agente se enganou na fiscalização. Infelizmente , quem muitas vezes erra é o próprio IMTT ( ex-DGV) que não procede ao averbamento de deterimnados componentes no livrete/dua . De outro modo , seria bom ques os importadores facultassem a ficha de homolgação do veículo em causa, quando este venha equipado com algum dispositivo não comum à maioria dos modelos que se vendem .
Concordo, aliás, nem se quer estou a criticar a actuação da PSP, compreendo que se recebem ordens para efectuar tal procedimento terão que agir em conformidade, a minha critica é para o sistema... na ipo não há problema, mas nas OS já há... Como os pneus, questionei o centro de inspecções se havia problema de usar 195/50R15 ao invés de /55, a resposta foi que não havia problema nenhum pois está nos 5% de tolerância mas numa OS pode ter problemas pois não está de acordo com o DUA...

Greenzord, não sabia disso, boa info [;)]

Concordo, aliás, nem se quer estou a criticar a actuação da PSP, compreendo que se recebem ordens para efectuar tal procedimento terão que agir em conformidade, a minha critica é para o sistema... na ipo não há problema, mas nas OS já há... Como os pneus, questionei o centro de inspecções se havia problema de usar 195/50R15 ao invés de /55, a resposta foi que não havia problema nenhum pois está nos 5% de tolerância mas numa OS pode ter problemas pois não está de acordo com o DUA...

Greenzord, não sabia disso, boa info [;)]

As diferenças entre as op.stop e os centros de inspecção:

Decreto-lei 144/2012 , alterado pela Declaração de Rectificação nº 44/2012 ( regula as inspecções)
Artigo 14.º
Fiscalização e regime contraordenacional
1 — A fiscalização do cumprimento das disposições do
presente diploma é efetuada pelas seguintes entidades, no
âmbito da respetiva competência:
a) Guarda Nacional Republicana (GNR);
b) Polícia de Segurança Pública (PSP);
c) IMT, I. P.;
d) Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR);
e) Outras entidades a quem sejam legalmente atribuídas
estas funções.

Os funcionários dos centros de inspecções limitam-se a exercer a actividade de verificação dos componentes dos veículos, logo não têm competência para fiscalizar no ambito do C.Estrada e demais legislação rodoviária .

Boas pessoal.

Fui tratar de marcar a inspecção B ao IMTT da minha area de residencia.

Acontece que me perguntaram logo se a coima estava paga, ao que respondi que não, que tinha sido pedido o pagamento a prestações e que ainda não tinha obtido resposta.

Disseram-me que tinha que apresentar prova em como pedi o pagamento em prestações, carta que enviei e aviso de receção dos CTT e ir lá depois da inspecção B com isso para levantar uma guia porque não me vão dar os documentos.

Perguntei então como se processava e disseram-me que tenho que levar a carta verde do seguro, e o IMTT passa-me uma guia de substituição dos documentos igual à validade do seguro, ou seja, se tiver 3 meses de seguro, passam-me uma guia por 3 meses. Isto é mesmo assim?

O meu problema é que queria passar o carro de nome assim que tivesse isto resolvido e não sei se com a guia que eles me dão eu o posso fazer, embora não tenham levantado problemas porque apresentei declaração de venda, queria passar o carro de nome e como já disse não sei como proceder.

Um abraço.

Voltar
Superior