Dúvidas de Português

pensante

Banido
Todos sabemos que a mesma palavra pode ter vários significados,mas como se explica que a mesma palavra se leia de maneira diferente?
Parece-me que é incorrecto...

Exemplo: A palavra "leste"

Tu leste o livro?
As pessoas do leste da Europa.

Todas as pessoas "inventam" um acento na hora de dizer "leste" da Europa

Já que são todos tão inteligentes então digam-me em que situações se diz "Tenho de" e em quais se diz "Tenho que"

e quando se diz "em que situação" e "em qual situação"...

citação:Originalmente colocada por pensante

Parece-me que é incorrecto...

O facto de te "parecer", não quer dizer que o seja! Talvez uma revisão à gramática da escola primária seja útil para ti!

São palavras homógrafas (escrevem-se de forma igual mas o seu significado e modo de pronunciar é diferente).

Isso aprende-se no primeiro ciclo.

citação:Originalmente colocada por carina

São palavras homógrafas (escrevem-se de forma igual mas o seu significado e modo de pronunciar é diferente).

Isso aprende-se no primeiro ciclo.

Pois é !

ainda existem as :
homónimas - escrita e pronuncia igual mas c/ significado e origem diferentes . Ex: Eu rio / O rio mondego ...

homófonas - pronuncia igual mas escrita e siginificado diferentes.
Ex: A costureira coseu o vestido/A cozinheira cozeu a carne.

parónimas- siginificado diferente mas muito parecidas na escrita e grafia.
Ex: emigrante/imigrante; eminente/iminente

;)

como se escreve de maneira igual a pronúncia deveria ser semelhante,quando se lê uma palavra olha-se para as letras que a compõe e não para o seu significado.

como se escreve de maneira igual a pronúncia deveria ser semelhante,quando se lê uma palavra olha-se para as letras que a compõe e não para o seu significado.
Mas não se escreve de maneira igual. Leste, é uma coordenada geográfica, e leva MAIÚSCULA!;)

citação:Originalmente colocada por Straight6

Mas não se escreve de maneira igual. Leste, é uma coordenada geográfica, e leva MAIÚSCULA!;)

Ai não é igual? [:0]

Polónia é um dos países de Leste Europeu
Leste aquele livro?

;)

citação:Originalmente colocada por Romao

Ai não é igual? [:0]

Polónia é um dos países de Leste Europeu
Leste aquele livro?

;)
É evidente que não é igual!

Na segunda frase só leva maiúscula porque abre a mesma.[:p]

Já na primeira, como bem puseste, leve maiúscula onde quer que se encontre (que por acaso, é sempre a Leste);)

Já que são todos tão inteligentes então digam-me em que situações se diz "Tenho de" e em quais se diz "Tenho que"

Conforme me der na telha!? [8)]

Por norma nao uso o "tenho de"... mas elucida la o pessoal!!!
;)

Essas expressões são semelhantes.
A diferença entre elas só interessa a pessoas como a Edite Estrela.

Voltar
Superior