Duvida Venda Carro

DragonH

New member
Boas Pessoal

Preciso de uma ajuda.
Um conhecido meu teve um azar com o carro (partiu a distribuição de um clio 1.2 1999), tivemos a falar e em principio vou lhe vender um dos meus carros.
Acontece que ele só no final do mês me consegue pagar o carro todo, irá me pagar 90% do valor agora e os 10% no final do mês quando receber o ordenado.
Como é óbvio só queria passar o nome do carro para ele quando recebesse o valor por completo para não haver problemas de recebimento.
Tivemos a falar e ele está disposto a fazer o seguro para o carro no nome dele e andar com o carro em meu nome um mês até me pagar os 10% que ficam em falta, no entanto fica já assinado o documento de registo do DUO com a data de venda (actual) mas só iria à conservatória fazer o registo quando receber o valor em falta.

Que riscos corro de ele andar com o carro 1 mês com seguro em seu nome e carro no meu?

A pessoa em questão é um conhecido que não tem fama de ser mau pagador ou aldrabam mas sim de pessoa honesta, e precisa do carro agora para se deslocar porque não tem outro.

Última edição:
A questão de ter o seguro no nome de uma pessoa e o carro noutra não é ilegal. Já se pode fazer desde há uns anos para cá, apesar de nem todas as seguradoras o fazerem.

O único "perigo" num caso desse género teria mais a ver com portagens, multas diferidas e afins. Com o seguro não creio. Como confias na pessoa, não me preocupava.

Já agora, verificaram se estragou muito no clio? Conheci um que rebentou a correia e nem foi grande estrago.

A questão de ter o seguro no nome de uma pessoa e o carro noutra não é ilegal. Já se pode fazer desde há uns anos para cá, apesar de nem todas as seguradoras o fazerem.

O único "perigo" num caso desse género teria mais a ver com portagens, multas diferidas e afins. Com o seguro não creio. Como confias na pessoa, não me preocupava.

Já agora, verificaram se estragou muito no clio? Conheci um que rebentou a correia e nem foi grande estrago.

O clio já estava arrumado pelo que percebi, este foi o golpe mestre.

Eu conheço a pessoa de vista e de conversas de café, é daqui da terra.
Não não posso por as mãos no fogo por ninguém como é óbvio, o que me preocupa mais é em caso de acidente se arranjo problemas.

Última edição:

Sempre se pode fazer o seguro.

A questão e como referes, é que certas companhias torcem o nariz.

Boas Pessoal

Preciso de uma ajuda.
Um conhecido meu teve um azar com o carro (partiu a distribuição de um clio 1.2 1999), tivemos a falar e em principio vou lhe vender um dos meus carros.
Acontece que ele só no final do mês me consegue pagar o carro todo, irá me pagar 90% do valor agora e os 10% no final do mês quando receber o ordenado.
Como é óbvio só queria passar o nome do carro para ele quando recebesse o valor por completo para não haver problemas de recebimento.
Tivemos a falar e ele está disposto a fazer o seguro para o carro no nome dele e andar com o carro em meu nome um mês até me pagar os 10% que ficam em falta, no entanto fica já assinado o documento de registo do DUO com a data de venda (actual) mas só iria à conservatória fazer o registo quando receber o valor em falta.

Que riscos corro de ele andar com o carro 1 mês com seguro em seu nome e carro no meu?

A pessoa em questão é um conhecido que não tem fama de ser mau pagador ou aldrabam mas sim de pessoa honesta, e precisa do carro agora para se deslocar porque não tem outro.

Como o Vocsa referiu, os problemas estarão a nível de infracções/coimas.

Isto claro, desde que não seja identificado de imediato o condutor, porque depois quem receberás as missivas, será o proprietário.

Informa-te para fazeres uma declaração de empréstimo da viatura. Numa esquadra dizem como fazer.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Eu também passaria já para nome dele e evitava problemas. Se tiveres muita desconfiança em receber os 10% e se for significativo faz um documento de confissão de dívida que seja reconhecido por advogado.

Boas Pessoal

Preciso de uma ajuda.

Melhor coisa a fazer é passar carro para o nome dele, e ele paga os 90%. Depois vais ao teu advogado para te fazer uma declaração devidamente certificada por ele na qual o novo dono se compromete a pagar o valor de X equivalente aos tais 10% até data Y. Assim ficas com uma prova certificada e autenticada pelo advogado e não tens chatisses com scouts, multas, etc...Era o que eu faria no meu caso.

Voltar
Superior