Duvida sobre vencimento

Boa tarde,

venho "ressuscitar" este tópico porque tenho uma dúvida no processamento do 1º vencimento quando não se trabalhou o mês completo.

Na empresa dizem-me que o vencimento é para 30 dias e como trabalhei apenas 5 dias, fazem o proporcional.
1ª Questão: isto está correto?

2ª Questão: Aqui o mais correto não é aplicar o cálculo do valor hora? sendo 5 dias trabalhados a 8h cada dia, seria 40h a multiplicar pelo valor hora.

Onde posso consultar a evidência do que está correto para poder enviar para os RH? Obrigado!

Eu costumo fazer o proporcional também.
Quando o funcionário não concorda, tbm não faço um filme. Tento explicar E quando não consigo, fica ao critério do funcionário.

O que interessa é que a malta não se sinta injustiçada. Não é por 1 ou 2 dia que vou hipotecar uma relação com um colaborador que está a começar. Tbm não sou maluco a esse ponto.

aqui nem é por vir a receber mais, ou menos... embora ainda sejam +-100€ de diferença... é para saber se estão a aplicar a formula correta e para não se aproveitarem de quem não sabe...

Está correto.

Faz assim, vais falar com o chefe e dizes que estavas a contar com estes 100 euros e tal que estás com uns problemas porque avariou a máquina de lavar etc.
Facilitas a coisa.
O teu chefe sabe que é treta mas já não precisa de tomar a decisão de forma arbitrária. Fica com consciência mais leve.

Ou então podes tentar a jogada do empréstimo.
Usas o mesmo discurso da máquina avariada e pedes para te emprestar os 100 euros que devolves em Janeiro. Essa quase nunca falha...

Tudo depende de ti.

Então e começando a trabalhar dia 25 de outubro 2021, contas quantos dias trabalhados de outubro? Eu conto 5 dias úteis.

aqui nem é por vir a receber mais, ou menos... embora ainda sejam +-100€ de diferença... é para saber se estão a aplicar a formula correta e para não se aproveitarem de quem não sabe...

Entrando a 25 de Outubro temos 7 dias de calendário até 31 de Outubro.

Vamos concretizar com umas contas por exemplo para um salário bruto de 2000€.
regra de 3 simples aplicada a 30 dias -> (7x2000)/30 = 466,67€

Quando se usa o valor hora é para descontar dias não trabalhados.
Vamos calcular o valor hora de um salário de 2000€ brutos:
((2000x12)/52)/40 = 11,54€

Se faltar 5 dias úteis são 11,54 x 40 horas = 461,6€ de desconto.

Não estou a conseguir encontrar a Informação no Código do trabalho, podes partilhar sff? Obrigado
Artigo 155.º
Cálculo do valor da remuneração horária e diária
1 - O valor da hora normal de trabalho é calculado através da fórmula (Rb x 12)/(52 x N), em que Rb é a remuneração base mensal e N o número de horas da normal duração semanal do trabalho.
2 - A fórmula referida no número anterior serve de base de cálculo da remuneração correspondente a qualquer outra fração de tempo de trabalho inferior ao período de trabalho diário.
3 - A remuneração diária corresponde a 1/30 da remuneração mensal.

Artigo 155.º
Cálculo do valor da remuneração horária e diária
1 - O valor da hora normal de trabalho é calculado através da fórmula (Rb x 12)/(52 x N), em que Rb é a remuneração base mensal e N o número de horas da normal duração semanal do trabalho.
2 - A fórmula referida no número anterior serve de base de cálculo da remuneração correspondente a qualquer outra fração de tempo de trabalho inferior ao período de trabalho diário.
3 - A remuneração diária corresponde a 1/30 da remuneração mensal.

Muito obrigado, era mesmo isso que eu andava à procura! [;)] e assim já fiquei esclarecido (embora não concorde[:D])

Está correto.

Faz assim, vais falar com o chefe e dizes que estavas a contar com estes 100 euros e tal que estás com uns problemas porque avariou a máquina de lavar etc.
Facilitas a coisa.
O teu chefe sabe que é treta mas já não precisa de tomar a decisão de forma arbitrária. Fica com consciência mais leve.

Ou então podes tentar a jogada do empréstimo.
Usas o mesmo discurso da máquina avariada e pedes para te emprestar os 100 euros que devolves em Janeiro. Essa quase nunca falha...

Tudo depende de ti.

se está correto isso é que interessa [;)] Neste caso, sendo um vencimento já superior a 1000€ não me ficava bem ir com essa abordagem. Mas obrigado pela dica!

Boa tarde,

venho "ressuscitar" este tópico porque tenho uma dúvida no processamento do 1º vencimento quando não se trabalhou o mês completo.

Na empresa dizem-me que o vencimento é para 30 dias e como trabalhei apenas 5 dias, fazem o proporcional.
1ª Questão: isto está correto?

2ª Questão: Aqui o mais correto não é aplicar o cálculo do valor hora? sendo 5 dias trabalhados a 8h cada dia, seria 40h a multiplicar pelo valor hora.

Onde posso consultar a evidência do que está correto para poder enviar para os RH? Obrigado!

1 - 5 Dias inclui o fim de semana?
É que os 30 dias inclui fins de semana, então os 5 também deveriam incluir.

2 - O valor não deve dar grande diferença quer feito por horas quer feito por dias...

Além disso já se falou aqui, mas...

Artigo 271º - Cálculo do valor da retribuição horária
1 - O valor da retribuição horária é calculado segundo a seguinte fórmula:
(Rm x 12)/(52 x n)
2 - Para efeito do número anterior, Rm é o valor da retribuição mensal e n o período normal de trabalho semanal, definido em termos médios em caso de adaptabilidade.

Voltar
Superior