Dúvida sobre sinais de luzes

dysplay21

New member
Meus caros, já não consigo viver mais nesta ignorância. Se vão numa AE por exemplo, na faixa da direita e está um carro para entrar e ninguém lhe dá hipótese, ninguém lhe liga, vocês pensam "vou salvar este gajo", olham para o retrovisor para ver se vem alguém perto de vocês (nunca esquecer esta parte senão a coisa pode descambar e vocês aparecerem no jornal da noite) abrandam para dar tempo ao carro de entrar na AE e têm de o avisar que pode entrar....

Fazem:

A) Apenas UM sinal de luz, ou seja, maneta dos máximos tocada apenas uma vez por um período semi longo.

ou

B) vários sinais repetidos rapidamente!

Qual é o código ancestral da estrada? Qual se utiliza para dizer "entra lá oh [inserir palavrão ou nome fofinho]"

Meus caros, já não consigo viver mais nesta ignorância. Se vão numa AE por exemplo, na faixa da direita e está um carro para entrar e ninguém lhe dá hipótese, ninguém lhe liga, vocês pensam "vou salvar este gajo", olham para o retrovisor para ver se vem alguém perto de vocês (nunca esquecer esta parte senão a coisa pode descambar e vocês aparecerem no jornal da noite) abrandam para dar tempo ao carro de entrar na AE e têm de o avisar que pode entrar....

Fazem:

A) Apenas UM sinal de luz, ou seja, maneta dos máximos tocada apenas uma vez por um período semi longo.

ou

B) vários sinais repetidos rapidamente!

Qual é o código ancestral da estrada? Qual se utiliza para dizer "entra lá oh [inserir palavrão ou nome fofinho]"

Eu por norma faço repetidamente para ele perceber que tem que se despachar..[:)]
mas também tem muito haver com o uso do pc.. uma pessoa clica mais para ver se abre mais depressa..[:D] neste caso se entra mais depressa..apr:)

eu em todas as situações costumo dar 1 toque longo quando é perigo ou para avisar para baixar os cornos de nevoeiro e 2 ou mais rápidos quando é para deixar passar ou mandar seguir. [;)]

Por norma se puder o que faço é mudar para a via da esquerda, para o deixar entrar.

Isso por vezes pode dar azar, entra não entra e quando decide já estamos em cima, há quem entenda como sinal para avisar a presença e não entrar...

Bem por norma reduzir a velocidade e dois sinais de luzes rápidos.

Por norma se puder o que faço é mudar para a via da esquerda, para o deixar entrar.

Isso por vezes pode dar azar, entra não entra e quando decide já estamos em cima, há quem entenda como sinal para avisar a presença e não entrar...

Bem por norma reduzir a velocidade e dois sinais de luzes rápidos.
Este sim parece-me o procedimento mais correcto! [;)]
Porque, nesta situação que descreves, um sinal de luzes pode ser interpretado como mandar avançar ou parar...

Em cruzamentos normalmente mando um sinal de máximos, e depois se a pessoa não perceber indico com a mão. Mas nessa situação em AE é complicado...o condutor pode pensar que máximos é para não entrar. Normalmente dou só espaço. Se entrar entrou...se não entrar não entrou...

eu quando me fazem sinais de luzes interpreto como intençao de passar! ou seja, alguem que vem atras de mim e esta com pressa e nao pode perder muito tempo da vida!

por isso, quando quero deixar entrar alguem, faço pisca para a esquerda e passo para a faixa ao lado! se a pessoa que quer entrar e pelo espelho ver o sinal de pisca, percebe imediatamente a intençao de quem vem detras.
fazer sinais de luz, pode ser interpretado d varias formas e so pode gerar confusao!

" -entao o amigo bateu-me!?!?!? fez-me sinais de luz para entrar!!!"
" -eu??? deixa-lo entrar?!?!? fiz-lhe sinais de luz para ter cuidado e avisa-lo que vinha na faixa, para nao se meter na minha frente!!! "

nao sei se percebi bem mas...deixar entrar um carro q esta parado na berma de uma a.e.? ou quem sai de uma area de serviço? bem quer numa situaçao quer noutra a viatura q esta parada deve ganahr velocidade pla berma e entao ai meter se para a via direita o mesmo se passa com quem sai de uma area de serviço...para isso servem as chamadas vias de acelaraçao ...

cumps

Isto é um tema complicado.[;)]

Tento passar para outra faixa ou então abrando só para dar a entender ao outro condutor que tem tempo e espaço para entrar. Se não perceber, em último recurso para ceder passagem dou um sinal de luzes muito breve, tipo flash.[;)]

Se mesmo assim o outro condutor não perceber e estiver com medo, eu passo.[;)]

No outro dia à entrada do IC 19 tive uma cena que nem vos passa. É tão surreal que até é dificil de explicar.[8b][8b][8b][8b]

Boas!
O melhor era mudar de faixa para a esquerda e deixar a via da direita desimpedida para o outro carro entrar nela mas, na impossibilidade dou só um sinal rápido. Mas fico sempre na defensiva quando me fazem esse sinal para ceder passagem. Mais vale prevenir do que remediar€€€€.
Fiquem bem.

Não sei o que diz o "código ancestral da estrada", mas, no meu caso, opto por fazer SEMPRE assim:

- vejo se vem alguém na faixa da esquerda, e passo para lá, a fim de facilitar a manobra ao "desgraçado";

- caso contrário não cedo passagem mas também não faço sinais de luzes, porque podem induzir em erro o outro condutor, colocando-me a mim, a ele e eventualmente outros numa situação perigosa.

Numa AE essa é uma situação muito delicada, porque depende muito da velocidade a que nós circulamos. Prefiro não arriscar e proceder como disse, nunca sabemos o que o que vai na cabeça dos outros!...

Guardo os sinais de luzes, isso sim, é para quem se mete à "ceguinho seja eu" e "estou-me a c@g@r para quem vem lá atrás"!... [8b]

nao sei se percebi bem mas...deixar entrar um carro q esta parado na berma de uma a.e.? ou quem sai de uma area de serviço? bem quer numa situaçao quer noutra a viatura q esta parada deve ganahr velocidade pla berma e entao ai meter se para a via direita o mesmo se passa com quem sai de uma area de serviço...para isso servem as chamadas vias de acelaraçao ...

cumps

é fácil de perceber. é quem vem na via de aceleração, seja a entrar na via rápida ou a sair de uma estação de serviço que haja por lá.

Em AE:

1) Ou mudo de via, ou 2) mantenho-me na mesma via, não deixando o carro passar.

Os sinais de luzes podem ser mal interpretados. Só os uso em cruzamentos, para deixar passar alguém. [;)]

Como infelizmente vivemos num País em que prevaleçe o " Sai da frente ò Boi que eu sou o Maior" eu quando vou na estrada quando me fazem sinais de luzes não faço a ponta de ideia se é para;

- sair da frente
- andar mais depressa
- imbirrar comigo
- entrar no cruzamento
- nao entrar no cruzamento

O que costumo fazer dentro da cidade é dar indicações com a mão de " vá entra ou passa"
Na AE , nao faço ideia...

Eu interpreto um sinal mais longo como uma chamada de atenção, estilo "abre os olhos que eu estou aqui!". Quando é para deixar entrar faço um sinal muito rápido, estilo flash também.

Voltar
Superior