duvida sobre possivel problema

boas companheiros
a minha duvida e a seguinte de a uma semana para trás reparei que quando ponho a navara em 4x4 e viro o volante para o estremo em qualquer direcção existe um atrito qualquer vindo do eixo dianteiro que por exemplo tem forca o suficiente para o segurar numa descida pronunciada sem dificuldade e dificultar a manobra para entrar na garagem pois o carro ainda tem de fazer um bom esforço para se mexer... agora gostava de saber se é normal pois apesar de ter o carro ha 2 meses ainda não tinha reparado nesta situação ate a uma semana +- [s)].

[[]]'s

boas amigo pedro
eu só utilizo para estacionar pois é uma subida inclinada e como entro de marcha atrás com ele normalmente vazio e ainda por cima as pedras da calcada esta soltas ele não adere e para não ter de andar a dar balanço e tal ponho as 4 para o por na garagem.
eu só fiquei com algum receio visto em 2 meses que a tenho so ter reparado que tal acontecia a coisa de uma semana.

[[]]'s e obrigado

Isso acontece-te a ti e a todos porque por defeito os diferenciais disponibilizam mais potencia à roda mais livre ou que rode menos. Se estiveres a curvar para a direita já deves ter reparado que a roda traseira direita tem tendência a patinar mais que a da esquerda, isto porque a da direita descreve uma circunferência menor que a da esquerda.
Quando ligas as 4, a caixa bloqueia o diferencial central e os dois eixos passam a funcionar como se de um só se tratasse, e como o diferencial quando disponibiliza a potencia reparte por eixos e lados diferentes, ou seja, se der potencia à roda de trás direita vai dar também à roda dianteira esquerda.
Quando curvas, em alcatrão e com as 4 a roda da frente quer a de trás do mesmo lado descrevem a circunferência mais pequena dai sentires esse atrito todo.

Será que fui claro!!!:) ….que confusão….[;)]

Boas pessoal.

Eu tenho uma strakar e tou precissamente com o mesmo problema da a sensaçao de alguma coisa estar presa e tenho nutado um barulho na manete das redutoras e sou da opiniao que tem alguma coisa a ver com a caixa de redutoras.

Boas pessoal.

Eu tenho uma strakar e tou precissamente com o mesmo problema da a sensaçao de alguma coisa estar presa e tenho nutado um barulho na manete das redutoras e sou da opiniao que tem alguma coisa a ver com a caixa de redutoras.

bem vindo

só os jipes com bloqueio central podem andar em alcatrão sem ter esse problema ,que não é problema nenhum pois é mesmo assim ,as 4 são para ligar na terra e em superficies escorregadias [;)] e aquando necessario em alcatrão deves evitar ao maximo apertar as curvas ou manobrar

Não existe problema nenhum.
Acontece que a maioria dos veículos 4x4 - jipes - pick up, não têm um diferencial central que divida o binário para a frente e para trás conforme as necessidades. Só têm 2 diferenciais e como a rotação é diferente em ambos eixos existe uma prisão, mais susceptível nos veiculos de suspensão independente dianteira, pois tendem a fechar as rodas, num Patrol/Samurai não se nota tanto esta prisão por exemplo.
É aconselhável ligar a tracção dianteira apenas em pisos escorregadios para não esforçar o material.

Boas pessoal.

É exactamente a mesma coisa que disse em cima.....

Voltar
Superior