Dúvida sobre isolamento profilático

ipvesav

Banido
Ora bem, infelizmente tocou a mim. Estive em contacto a semana passada com um caso positivo a Covid 19.
Ontem tinha feito teste antígeno, que me tinha dado negativo,isto 7 dias após o último contacto com a pessoa em causa (foi na passada quarta-feira)... Feito burro falei isso no Continente,onde eu trabalho. Não deveria ter dito... Tive de ligar para a saúde 24, disseram para fazer teste PCR e...ficar em casa até dia 4. O teste PCR fiz ontem. Se der negativo gostava de saber o que poderei fazer para ter alta mais cedo e se eventualmente serei contactado por alguém da autoridade de saúde a indicar me o que terei de fazer. É que eu não consigo ficar fechado em casa,devido ao meu problema de saúde.

O isolamento profilático são 14 dias por defeito. Há casos em que se pede um teste ao fim de 10 dias e, se for negativo, a pessoa é liberada. É habitual fazer-se isso a algumas profissões, e há zonas onde a saúde pública trabalha mais nesse modelo dos dois testes: um inicial e outro ao fim de 10 dias. No teu caso podes argumentar com a questão de saúde, pode ou não resultar.

Tens de falar com o delegado de saúde local. O caminho é procurares os contactos da USP (unidade de saúde pública) da tua zona.

A mim disseram que seria até dia 4,que contaria a partir da data do último contacto com a pessoa que acusou positivo. Começou ontem o isolamento,deram início com data de ontem,mas a médica de família disse que tinha lá a data de 4 de Agosto como término. Eu fiz ontem teste PCR e aguardo resultado.

Sim, são 14 dias desde o ultimo contacto com a pessoa. Bate certo.

Se quiseres tentar ser liberado ao fim de 10 dias tens de falar com o delegado de saúde. Apenas ele tem neste momento esse poder. Seria necessário fazer novo teste dia 31 e esperar que desse negativo.

Fazer novo teste dia 30,acho.
Se esperar até dia 4 a alta é dada pela médica?
A médica disse me que seria contactado,terei que fazer marcação para ela ou alguém me liga?
E aquando do resultado do teste que fiz ontem serei contactado? No sentido de reduzir dos 14 para 10 dias?
Como funciona?

Última edição:
Eu quando estive nessa situação fui contactado pelo meu medico de familia que me deu alta 2 dias após o teste negativo.
Já não me recordo bem, mas ao todo devo ter ficado 10 ou 11 dias encostado.
Só me lembro é que até hoje não vi um tostão da baixa.

Voltar
Superior