dúvida sobre cavalos...

Pegando em dois automoveis com a mesma potencia e caracteristicas identicas, o Diesel perde sempre num aspecto. Na caixa. Devido a fazer menos RPM, das duas uma:

Ou se usa uma caixa de relações mais longas para atingir uma velocidade minimamente aceitavel em cada relação, o que prejudica as performances, pois sabe-se que quanto mais longa uma relação é, menos performante será

Ou se usa uma caixa de relações mais curtas, o que vai obrigar a trocas constantes de caixa, aumentar o consumo, ruido, etc

A nivel de performance pura, o Diesel perde sempre por aí..

cavalo é o potencia do motor!

NADA tem a ver com velocidade
NADA tem a ver com ser diesel ou gasolina
NADA tem a ver com cilindrada
NADA tem a ver com binário.

O meu carro tem 106cv. É um 1.5lt otto

Não acredito que exista nenhum diesel (com peso igual) capaz de ter maior arranque e/ou vel ponta.

A minha resposta está dada LoooL

A questão é muito mais complexa do que imaginamos, pois no caso que colocas, só num determinado ponto das potências de motor é que elas são iguais.

Um dado a reter. Observar a curva de potência do motor. Geralmente vem incluída a curva de binário, mas como já se disse, a potência resulta de um factor x binário x rotação.

Outro dado, a caixa de velocidades e os respectivos escalonamentos.

Para teres um exemplo, um CTR consegue através da magnífica caixa, ter mais força do que um TDI à mesma velocidade.

Ou então, o Lexus IS 220d que em 6ª, a 140Km/h não chega ainda às 2,000rpm e que portanto é inútil para uma condução legal em AE.

Como vês, não há regras fixas. Como tal, não há respostas fáceis. E o melhor é tentarmos perceber estes fenómenos ligados à mecânica... [;)]

O meu carro tem 106cv. É um 1.5lt otto

Não acredito que exista nenhum diesel (com peso igual) capaz de ter maior arranque e/ou vel ponta.

A minha resposta está dada LoooL

e mais pesados contam? lol

o teu carro anda tanto como um 330cd? [:cool:]

Pronto... devias querer referir-te a dieseis com potencia semelhante... e sim, normalmente os carros a gasolina arrancam melhor, têm um binário melhor distribuído e mais vel de ponta!

Claro que pode haver excepções, mas também é essa ideia que tenho!

Para teres um exemplo, um CTR consegue através da magnífica caixa, ter mais força do que um TDI à mesma velocidade.
ou ate carros com peso mt proximo do CTR, menos 50cv, menos binario maximo...e que sao mt mais rapidos em recuperacoes ate 150km/h! e as relacoes d caixa ate permitem velocidades de ponta aproximadas[:b]

Como vês, não há regras fixas. Como tal, não há respostas fáceis. E o melhor é tentarmos perceber estes fenómenos ligados à mecânica... [;)]
nem mais!
mas dificil dificil e convencer a malta, o preconceito ainda e rei e senhor para muitos

Citroën C3 1.6 HDI 110cv : 9.5s dos 0-100 Será que chega para esse ?
E sobra lololololol

Mas ai não estaremos a comparar um carro turbinado a um atmosférico?
Só assim se poderia comparar...Um diesel atmosferico jamais chegaria para um otto com a mesma cilindrada...

se tudo na vida fosse 0-100...
Eliselotus, ambos sabemos que não...apenas tava a entrar no tema do tópico/post's LoL
Isto é um tópico dos picas pahhhh ihihihih

e mais pesados contam? lol

o teu carro anda tanto como um 330cd? [:cool:]

Pronto... devias querer referir-te a dieseis com potencia semelhante... e sim, normalmente os carros a gasolina arrancam melhor, têm um binário melhor distribuído e mais vel de ponta!
Tu percebeste ehehehe.
Eu respondi directamente ao assunto do tópico. Diesel / Otto com potencias semelhantes ou iguais :)

Voltar
Superior