Dúvida: Seguro - Compra carro

jppr

New member
Bom dia,

Tenho uma dúvida... vou comprar um carro (e vou entregar o meu actual como retoma), o seguro para o novo carro irá ser feito noutra seguradora (do banco que me vai financiar algum dos €).

Agora.. o que tenho de fazer com o seguro do meu actual carro? tenho de escrever alguma carta a indicar que vou "vender" e que pretendo rescindir o contrato? é preciso apresentar algum documento de como "vendi" o carro?

Já agora, alguém me explica como é calculado o valor a reembolsar (pois já paguei o valor total do seguro em Março deste ano), e quanto tempo irá demorar até receber?

Obrigado! [;)]

Sim, tens que avisar a seguradora que vais vender o carro no dia x e pedes a anulação da apólice a partir desse dia.
Tens que entregar copia do documento de venda e entregar a carta verde actual.

Depois serás ressarcido do valor que decorre desde a data da anulação até ao final.

Sim, tens que avisar a seguradora que vais vender o carro no dia x e pedes a anulação da apólice a partir desse dia.
Tens que entregar copia do documento de venda e entregar a carta verde actual.

Depois serás ressarcido do valor que decorre desde a data da anulação até ao final.

Obrigado pela explicação MGomes! apr:)

E no meu caso, que tenho o seguro mensal?

Vou também entregar o carro para retoma, o não sei se farei a nova apólice na mesma companhia ou noutra...Não me basta cancelar a autorização de débito? É que se não pagar um mês, o seguro é cancelado...:confused:

São obrigados a fornecer esse certificado caso peça? A nova seguradora não me pediu nada até agora..

Obrigado desde já.

Sim são obrigados a dar o certificado de tarifação ;-) A tua seguradora nova não te pediu porque vai fazer um seguro sem qualquer bonificação do seguro anterior.

Não te esqueças de guardar a documentação relativa à venda do carro ao stand e de dares conhecimento ao IMTT e Conservatória do Registo Automóvel da venda. Se não o fizeres , arriscas-te a receber em casa notificações de coimas ao C.E. e demais legislação rodoviária bem como, daqui a uns anos, o famoso postal da A.T. (IUC em falta)

Não te esqueças de guardar a documentação relativa à venda do carro ao stand e de dares conhecimento ao IMTT e Conservatória do Registo Automóvel da venda. Se não o fizeres , arriscas-te a receber em casa notificações de coimas ao C.E. e demais legislação rodoviária bem como, daqui a uns anos, o famoso postal da A.T. (IUC em falta)

Como fazer tudo isso?

Tenho mesmo de fazer isso? isto é, vou comprar um carro novo e dar o meu como retoma, já tenho o contrato de compra e venda. Mas não sabia que era necessário ter de ir ao IMTT tratar disso.. ninguém me falou de tal coisa... isso não é mais nos casos de vender a particulares? o Stand não trata disso?

Já me avisaram no entanto para estar atento ao portal das finanças, para verificar se o carro que vou dar em retoma se "sai" do meu nome... mas isso é o Stand supostamente que tem de fazer, caso não o faça terei de ir eu tratar "à força", certo?

Obrigado desde já pelas infos!

Voltar
Superior