Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.

CarlosXX e caditonuno, o meu exemplar não possui esse componente/peça (pelo menos nessa zona do compartimento do motor), ou seja, na realidade não sei se terá peça idêntica (e não sei do que se trata), pois poderá até tê-la noutra zona com uma fisionomia algo diferente (mas duvido um pouco), pois a viatura já é de 1997 ou seja é da 1ª fase e essa parece-me ser já a da 3ª geração (última) e poderá ter pequenas diferenças. O que noto é que esse exemplar não possui o sistema de ar condicionado porque não possui as ditas tubagens, etc.
Deixo aqui esta foto do compartimento do motor do meu exemplar para que se vejam as diminutas diferenças:
Aqui a deste exemplar vermelho:
Talvez seja alguma peça a haver com o escoamento dos gases de escape/de admissão, mas essa peça deduzo que esteja no tubo que vem da admissão e bloco e que vai ligar à caixa do filtro de ar como se vê nas duas fotos (na minha vê-se um pouco melhor porque não está tapada por parte da barra anti-aproximação das torres de suspensão).
O user "eblase" é que nos tirará todas as dúvidas porque ele é que realmente é entendido.
Obrigadosim, só os a partir de 2000 e que a trazem. Tem um tubo também em borracha que vai ali para a zona da roda, mas desconheço o que se trata...
Carlos, talvez seja aquilo que comentei anteriormente para fazer o escoamento de parte dos vapores dos gases de escape/admissão (mas para ser sincero não sei bem).
Eu acho que não, porque essa peça que falo, não tem ligação ao escape (pelo menos visível)
Válvula que vai para o canister.
Válvula que vai para o canister.
eblase, não sabia o que era o "canister", então fui fazer uma pequena pesquisa na internet e encontrei este artigo de origem Brasileira: "A válvula do canister pode provocar um grave defeito no sistema de injeção e até mesmo levar você a retificar o motor desnecessariamente.
Em muitos veículos dentre eles alguns modelos de Gol a válvula dos canister fica montada abaixo do para-lama e oculta pela proteção do para barro e em uma possível colisão a válvula pode ser avariada e ninguém perceber. Mas você sabe a função da válvula do canister?
O canister é um reservatário que contém carvão ativado responsável por armazenar os gases de combustível que evaporam do tanque e assim que o motor passa a funcionar a válvula do canister é acionada pelo módulo eletrônico de controle da própria injeção, para que o motor queime os gases de combustível armazenados. A válvula do canister defeituosa pode até mesmo levar o sistema de injeção a adotar um estado de emergência, e como muitos veículos da VW, por exemplo, não utilizam a luz de anomalia da injeção montada no painel, o condutor não fica sabendo que tem um problema, e continua a trafegar com o veículo.
A válvula de purga do canister como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de de emissão de poluentes será afetado. Problemas elétricos tanto na fiação quanto em seu próprio enrolamento interno registram erros na unidade de comando da injeção e isso pode colocar o sistema em emergência causando prejuízos no funcionamento do motor como mau desempenho e alto consumo de combustível. Um problema comum também é o cheiro de combustível que pode ocorrer se uma mangueira do sistema falhar ou se a válvula de purga travar fechada, aonde o canister saturado passa a liberar ao ambiente os gases armazenados, revelando um forte cheiro de combustível."
Deduzo que o exemplar do meu Citroen Saxo 1.6i 16v Cup (de 1997) não possua essa válvula, ou estará noutra zona do compartimento do motor ou então possuindo uma válvula idêntica, sabes responder-me ?
O teu pode ter atrás da cava da roda frente direita se não falha a memória.
Obrigado eblase.
Carlos, já ficamos com as nossas dúvidas mais que esclarecidas.
Coloco aqui este artigo idêntico (deduzo que também de origem Brasileira), mas com o Português um pouco menos incorrecto:
"O que é canister? Quais os problemas da válvula
Por: Allana Jéssika 12/07/2018 | 11:54
3
Categoria: Manutenção
É do conhecimento de todos que os carros podem possuir vários problemas, especialmente aquelas peças do conjunto mecânico. Um veículo é criado para ter todo um sistema interdependente dentro de si e esse tipo de situação é preocupante. A válvula canister pode ser efetiva, porém se der problema, terminará te fazendo ir até uma oficina e gastar muito dinheiro.
A principal questão aqui é entender como a válvula funciona e conseguir fazer a identificação de quando os problemas aparecem. É justamente esse tipo de atitude que te auxiliará a conseguir perceber o defeito com antecedência, pois será o principal.
O que é a válvula canister?
Trata-se de um reservatório de carvão que é responsável por fazer o armazenamento dos gases de combustível. Os mesmos podem evaporar do tanque e dessa forma, o motor passa a funcionar essa válvula canister é acionada. O módulo eletrônico é o que fará o controle da própria injeção, ou seja, para que esse motor queime todos esses gases. Obviamente que estará relacionado aos gases de combustível armazenados, portanto, é algo primordial.
Quando a válvula canister é defeituosa pode conseguir levar o sistema de injeção a trabalhar em estado de emergência. Alguns veículos da Volkswagen, por exemplo, não irão utilizar a luz da anomalia da injeção mostrada no painel, porém isso é perigoso.
Uma vez que o condutor não saberá desse problema, ou insiste em continuar trafegando normalmente com esse veículo acabará por acarretar alguns problemas descritos abaixo:
Valvula Canister
Problemas mais comuns relacionados ao Canister
Conforme é do conhecimento de todos, alguns problemas são comuns e devem ser evitados, porque podem te fazer gastar muito dinheiro. É preciso citar que as vezes um pequeno defeito pode desencadear algo muito maior, o que é sempre perigoso.
Para conseguir superar esse tipo de adversidade é preciso mostrar alguns pontos cruciais e que vão auxiliar as partes a não enfrentar problemas. Confira a seguir os pontos que merecem atenção, porque isso será de grande valia para todos, veja:
Causa um defeito no sistema de injeção eletrônica, ou seja, no longo prazo pode fazer com que o motor precise ser retificado;
Em alguns veículos a válvula canister pode ficar montada próximo do para-lama e é escondida pela proteção do barro. Uma colisão pode afetar essa válvula e aí ninguém irá perceber, portanto, irá causar vários tipos de problemas.
O canister atua no controle do fluxo de gases acumulados no local, porém os mesmos devem ser reabsorvidos do tanque e entrará novamente no sistema de combustível. Caso exista alguma obstrução no meio do caminho, é provável que esse tipo de sistema seja afetado, ou seja, é algo bem perigoso.
A válvula de purga do canister, como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de emissão de poluentes será afetada, assim como a queima e consumo do carro.
Os problemas elétricos podem ser a origem alguns problemas bem complicados de se encontrar, por exemplo: erros na unidade de comando da injeção. Caso isso aconteça, fará com o sistema seja colocado em emergência e funcionará fora das condições normais a qual foi projetado a fim de evitar danos maiores.
Com defeitos na válvula canister, irá aumentar o consumo de combustível e o desempenho do motor também será prejudicado, gerando, inclusive, ruídos de motor batendo. Também existirá um forte cheiro de combustível, ou seja, é algo que vai merecer muita atenção por parte das pessoas."
eblase, então também terá essa válvula ? Um dia destes quando oportuno irei tentar verificar somente por curiosidade.
Muito obrigado.