Duvida Finanças...

mundano

Piloto do carago
Alguém me sabe informar o valor da multa para quem inicia uma actividade como trabalhador independente e não declara o inicio de actividade?

Se o for fazer isso com 5 ou 6 meses de atraso pagará +/- quanto de multa?

Então, mas o inicio de actividade é feito nas finanças...
Se não o fizeste, teóricamente não iniciaste nenhuma actividade e não tens livro de recibos, penso eu de que.

Ó Mundano, andaste a receber por fora e agora tens problemas de consciência? :D :D :D

Tal como explicaste, não tens problema nenhum, nem multas. Nem sequer à SS. ;)

Julgo que a coima são 50€, independentemente do regime em que ficar enquadrado.

No que respeita à SS os independentes no primeiro ano de actividade estão isento do pagamento de contribuições!

citação:Originalmente colocada por mundano

Alguém me sabe informar o valor da multa para quem inicia uma actividade como trabalhador independente e não declara o inicio de actividade?

Se o for fazer isso com 5 ou 6 meses de atraso pagará +/- quanto de multa?

Eu não estou a ler bem. Está implícita aí alguma intenção de tentar não pagar impostos?[:0]

Se já tens vendas/ serviços prestados facturados e recebidos o início de actividade tem que ter a mesma data da primeira venda/serviço prestado facturado ou então uma data anterior e pagarás a coima com base nessa data.

Se até à data de hoje ainda não efectuas-te qualquer venda/ serviço prestado poderás efectuar o início de actividade com a data de hoje, por exemplo.

citação:Originalmente colocada por lucianorato

Quando dás inicio de actividade (Finanças) vais logo pagar a coima de 50€ a 100€.

1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Mas porquê? Se o inicio de actividade se faz nas finanças quando se começa a trabalhar?

citação:Originalmente colocada por Gamboa

Quando dás inicio de actividade (Finanças) vais logo pagar a coima de 50€ a 100€.

Mas porquê? Se o inicio de actividade se faz nas finanças quando se começa a trabalhar?

Isso é no caso concreto do "Mundano"! Parece que já tem vendas ou serviços prestados facturados. Para não haver problemas o início de actividade tem que ter uma data anterior à data de hoje cerca de seis meses. Obrigatóriamente terá coima a pagar!

citação:Originalmente colocada por CJSR

Isso é no caso concreto do "Mundano"! Parece que já tem vendas ou serviços prestados facturados. Para não haver problemas o início de actividade tem que ter uma data anterior à data de hoje cerca de seis meses. Obrigatóriamente terá coima a pagar!
Já percebi, então.
Só não percebi os seis meses. Se iniciar a actividade hoje posso passar um recibo daqui por um mes, ou amanha, não é assim?

O meu interesse era reportar o inicio da actividade a Janeiro.. Se a multa for muito grande não o faço, se for razoavel prefiro fazer tudo direitinho.

É só isso..

citação:Originalmente colocada por CJSR

Já percebi, então.
Só não percebi os seis meses. Se iniciar a actividade hoje posso passar um recibo daqui por um mes, ou amanha, não é assim?

Se hoje iniciares uma actividade ainda hoje poderás passar uma factura/recibo!

O problema aqui é que passararam a factura/recibo sem estar iniciada a actividade, por isso o início de actividade terá que ter uma data igual ou anterior à data da primeira factura/recibo.

Se a primeira factura/ recibo foi a cerca de seis meses atrás então obrigatóriamente o inicio de atividade terá que ter pelo menos essa data o que implicará a coima!

Voltar
Superior