Dúvida electricidade

Ilyushin

Banido
Como é que eu posso medir o consumo de determinado aparelho eléctrico? Existe algum tipo de acessório para meter entre a tomada e o aparelho que permita medir o consumo? e no caso de uma lâmpada, é possível?

obrigado.

Como é que eu posso medir o consumo de determinado aparelho eléctrico? Existe algum tipo de acessório para meter entre a tomada e o aparelho que permita medir o consumo? e no caso de uma lâmpada, é possível?

obrigado.

Tens nas etiquetas de cada aparelho os Watts que consomem

uma lâmpada de 100W consome 0.1 kWh

a fórmula é

watts * tempo / 1000

em 2 horas gasta = 100*2/1000 = 0.2 kWh

sabendo quanto tempo tens essa lâmpada acessa por dia/mês, e sabendo o preço do kwh na tua factura de electricidade, consegues saber qual o peso dessa lâmpada nos teus gastos mensais em euros

Ok, isso eu sei fazer. O que eu queria é confirmar o consumo real. tal como não acredito em certos carros que dizem que gastam X litros / 100Km, também não acredito em certos equipamentos que dizem ser de X watts, em especial alguns "made in china".

Uma coisa destas:

Medidor.JPG

Encontras à venda no LEroy, AKI e até no Lidl às vezes.

Há aparelhos para medir directamente a potência (tenho ideia de serem carotes para medir com precisão em AC).

Podes usar um multímetro com função corrente AC, potência é corrente x tensão (220~230V) x factor de potência. Para uma simples lâmpada podemos assumir que o factor de potência é 1.

Ok, isso eu sei fazer. O que eu queria é confirmar o consumo real. tal como não acredito em certos carros que dizem que gastam X litros / 100Km, também não acredito em certos equipamentos que dizem ser de X watts, em especial alguns "made in china".
Há medidores baratos nas lojas tipo "Aki"

Voltar
Superior