Duvida electrica.

Mas não é isso que entendo.

O berbequim tem ficha.

Ele tem é um cabo vivo na mão, sem ficha. E depois tem uma extensão completa e um berbequim completo. [;)]

Ele está a enfiar um cabo vivo nas tomadas da extensão.

Percebi que era o berbequim. [;)]

Bem, em todo o caso, os fios a serem colocados mantem-se.

Dasse ! é com cada resposta é só uma coisa provisoria ( quero ligar um berbequim ) tenho um cabo com 3 fios de cores diferentes , e uma tomada com 2 buracos , quais são os fios que debo introduzir sem que o quadro vá abaixo , só isso.

Por favor responder só quem saiba.

Obrigado.

Fio verde-amarelo de fora, azul e castanho metes na tomada. A fica macho da extensão vai ficar "viva".

Podes meter o telemóvel a filmar e colocar no youtube? É Por motivos educativos.

Encostaste 2 fios e o quadro vai abaixo. É normal, dois fios encostados fazem curto-circuito [:p]
Azul é negativo. Preto ou castanho é positivo. Nas tomadas de casa pouco importa a ordem. Verde e amarelo às riscas é a ligação à terra; se a tomada não tiver ligação à terra pouco importa se a ficha tem.

Já aqui venho dar uma ajuda.
Vou só enviar um projecto para uns amigos que me pediram ajuda e já cá venho.

IMG-20181106-165247.png

O único conselho razoável que te podem dar é o seguinte: NÃO MEXAS EM NADA DE FIOS ELÉCTRICOS.
Já deu para perceber que não percebes nada do assunto, portanto não arrisques.
Pelo que percebi queres enfiar uma extensão que tem fios soltos directamente na tomada. Epá, compra uma extensão nova.

Viva ! enganei queria dizer nos 2 pinos da ficha da extensão em vez dos buracos da extensão. ouseja coloco o fio azul num pino e o castanho noutro pino para ter energia na extensão. E colocar o berbequim na tomada da extensão.

Última edição:
Encostaste 2 fios e o quadro vai abaixo. É normal, dois fios encostados fazem curto-circuito [:p]
Azul é negativo. Preto ou castanho é positivo. Nas tomadas de casa pouco importa a ordem. Verde e amarelo às riscas é a ligação à terra; se a tomada não tiver ligação à terra pouco importa se a ficha tem.
Correção;

Azul - Neutro
Preto/Castanho/Cinza - Fase

Na chapa. Ou não ligas.
Sou nabo na matéria, mas sei que fios ligar ao N e ao L. Mas como tenho um fio terra que estava ligado no anterior candeeiro pensei que fosse necessário ligar, por uma questão de segurança.

Neste caso ligar ou não ligar é igual? Ficarei com um candeeiro menos seguro se o terra não estiver ligado?

Obrigado pela ajuda

Voltar
Superior