Duvida do codigo.

Parece-me que será assim:

A rua que vem da direita no desenho (onde está o veículo rosa) também permite mais do que um veículo no mesmo sentido. Dessa forma um veículo que vire à direita e siga um destino à direita deve manter-se à direita. Um veículo que pretenda um destino à esquerda deve fazer a curva mantendo-se à esquerda, ao virar à direita. Para ambos estes casos, todos os veículos (azul, laranja e verde) têm de ceder prioridade. A única situação em que os das faixas mais à esquerda (azul e laranja) não terão de ceder prioridade (especulativo) será se o veículo rosa virar à direita mantendo-se à direita e depois pretenda ocupar um destino mais à esquerda. Aí sim mudando de faixa e como tal perdendo prioridade. De qualquer forma o veículo rosa se pretender um destino mais à esquerda, quando entra pode "cortar" logo às faixas necessárias para seguir o seu destino, onde voltamos aos outros três terem de ceder prioridade.

Ele tem de virar à direita, não tem de continuar à direita.

Também me parece que já teve semáforos neste entroncamento, assim gera confusão de facto, imaginando que alguém quer virar na próxima à esquerda tem de cortar 3 faixas e apesar de ter prioridade em caso de acidente vai dar confusão, mas se vem da direita não existindo algum sinal que retire e nas excepções previstas no CE, terá sempre prioridade nem que tenha 1, 3 ou 30 faixas até porque a regra da prioridade não refere ruas principais ou numero de faixas.

Boas, tenho aqui uma duvida e precisava de ajuda.
o esquema abaixo mostra duas ruas do centro da cidade do porto, e a minha duvida é a seguinte, o carro rosa que se apresenta pela direita e não tem nenhum sinal de cedencia de passagem, tem prioridade sobre os outros 3 carros (azul, laranja e verde) ou só tem prioridade sobre o carro verde que esta mais a direita dele?
ponho esta duvida porque para mim o rosa como se apresenta pela direita tem prioridade sobre os outros 3, mas um colega meu afirma que apesar de se apresentar pela direita não tem prioridade sobre as 3 faixas, qual a resposta certa para isto?

j8e13l.jpg
muito obrigado

A resposta certa é que o teu colega é uma besta. O mínimo a fazer, no caso de ter carta, é queimar a mesma e comprar o passe.

Por acaso, não sei se terá prioridade sobre as 3 faixas de rodagem.

Existe um sinal de obrigatório virar à direita.

Portanto, chegando à rua, tem de virar à direita, ou seja, toma a faixa de rodagem mais à direita.
Ao tomar a faixa de rodagem mais à direita (por ser obrigado a virar), aplica-se o código de
mudança de faixa de rodagem, onde perde prioridade por estar a mudar de faixa de rodagem.

Tem de virar à direita mas pode escolher uma das três vias dessa faixa.

Perde prioridade não para quem vem da esquerda, mas sim para algum peão que queira atravessar imediatamente a seguir ao cruzamento.

besta és tu certamente com esse tipo de resposta, besta e um perfeito anormal certamente....

mas vamos deixar este tipo de imbecilidades de lado e voltando a questão: quanto ao problema, como ja foi dito aqui, quem se apresenta da rua do carro rosa é obrigado a virar a direita e não pode seguir em frente entrando na rua do almada (que é a continuação da rua em frente), não tinha dado essa informação nem sabia que tinha esse sinal, por isso o meu colega aqui a dias quando iamos na faixa do carro azul, disse a mesma coisa que o user Nuno156.
agora falta saber quem tem razão nesta questão visto aqui tambem haver opiniões contraditorias.
obrigado pelos esclarecimentos
A resposta certa é que o teu colega é uma besta. O mínimo a fazer, no caso de ter carta, é queimar a mesma e comprar o passe.

besta és tu certamente com esse tipo de resposta, besta e um perfeito anormal certamente....

mas vamos deixar este tipo de imbecilidades de lado e voltando a questão: quanto ao problema, como ja foi dito aqui, quem se apresenta da rua do carro rosa é obrigado a virar a direita e não pode seguir em frente entrando na rua do almada (que é a continuação da rua em frente), não tinha dado essa informação nem sabia que tinha esse sinal, por isso o meu colega aqui a dias quando iamos na faixa do carro azul, disse a mesma coisa que o user Nuno156.
agora falta saber quem tem razão nesta questão visto aqui tambem haver opiniões contraditorias.
obrigado pelos esclarecimentos

Mesmo obrigado a virar à direita, continua a apresentar-se pela direita dos outros e continua a ter prioridade sobre eles se forem todos em frente...agora, se o azul for virar a esquerda, não necessita de ceder passagem...mas só se for para a esquerda...e saber de antemão que na rua do rosa, é tudo obrigado a virar a direita...mesmo assim não me fiava...quantos e quantos eu nao vejo que se metem à patrão, não importa a via?

Última edição:
o problema é que os gajos da rua do carro rosa usam a prioridade para seguir sempre em frente quando são obrigados a virar a direita, e alguns atravessam o carro na meio da rua para passar logo directamente para a terceira faixa mais a esquerda....

o problema é que os gajos da rua do carro rosa usam a prioridade para seguir sempre em frente quando são obrigados a virar a direita, e alguns atravessam o carro na meio da rua para passar logo directamente para a terceira faixa mais a esquerda....

e não há nada que os impeça de fazerem isso. até porque cada faixa tem um determinado "destino"

e não há nada que os impeça de fazerem isso. até porque cada faixa tem um determinado "destino"

Sim, podem fazer isso de passar directamente para a via mais a esquerda, nao seguir em frente tendo um sinal de obrigatoriadade de virar a direita. Ate estava a estranhar um cruzamento que de-se para seguir em frente atravessando 3 vias sem haver qualquer tipo de semaforos.

Como se pode ver pela perspectiva da própria rua, "olhando para trás", é assim que o trânsito se deve processar:

A obrigatoriedade de sentido para a direita é por sentido proíbido para a esquerda. Todos os três veículos que vemos de frente para nós na imagem no entroncamento têm de ceder passagem aos que assinalei com movimento de seta.

Não me costumo a deparar com cruzamentos no dia-a-dia, e por acaso hoje estive numa situação - básica - que me deixou a reflectir. Como demonstra o esquema abaixo, num cruzamento em que vêm dois automóveis de frente para virar em sentido inverso, como devem proceder e circular?

50lljl.jpg

Anexos

• Untitled.jpg
    Untitled.jpg
    18,8KB · Visualizações: 0
Não me costumo a deparar com cruzamentos no dia-a-dia, e por acaso hoje estive numa situação - básica - que me deixou a reflectir. Como demonstra o esquema abaixo, num cruzamento em que vêm dois automóveis de frente para virar em sentido inverso, como devem proceder e circular?

50lljl.jpg

Creio que nesse caso não há regra. Impera a regra do bom senso, ou seja, um dos condutores deve "mandar" o outro avançar.

Tal como acontece num cruzamento como esse em que os 4 carros viram à esquerda e não há qualquer sinal, não existe nenhuma regra.

Ou então tenho de ir assistir novamente à aula das prioridades :rolleyes:

50lljl.jpg

Quem chegou primeiro ao local de paragenm obrigatória ?
Uma vez que a circulação se faz obrigatoriamente pela direita ( há expecções), no caso de ambos chegarem ao mesmo tempo e de poderem iniciar a marcha ao mesmo tempo , deveriam tomar as devidas precauções e cruzarem-se a meio do cruzamento , ou seja , deviam ficar ambos antes da palavra stop, sendo que , desta forma passavm os dois em segurança. Ou então da maneira que o Homer escreveu , também é válida .

Chegando ambos ao mesmo tempo ao cruzamento, havendo obrigação de ceder passagem pelo STOP para ambos e fazendo ambos a mudança de direcção à esquerda (dando assim a direita ao outro), terá que imperar o bom senso e alguém deixar avançar o outro primeiro.

não vejo razão para que não avancem os dois ao mesmo tempo, a não ser que cortem caminho, como costumo observar cada barbaridade, por exemplo no cruzamento do Amial/Circunvalação

Voltar
Superior