Dúvida de Refrigeração

NiGhTb0y

New member
Boas

Eu já soube isto, mas isto de não tar habituado a ter problemas faz com a memória se esqueça :S

O carro é um 407 2.2HDI.

Reparei hoje por acaso que o liquido de refrigeração está muito abaixo do mínimo. tive a ver, não noto bolhas no oleo nem sequer o liquido está sujo, está bem limpo.

As minhas perguntas são:

1) Sendo um circuito fechado, não deverá isto ser sinal de algum problema?
2) Devo repor o liquido em falta?
3) Se sim, a reposição é feita com o carro ligado, certo?

Boas

Eu já soube isto, mas isto de não tar habituado a ter problemas faz com a memória se esqueça :S

O carro é um 407 2.2HDI.

Reparei hoje por acaso que o liquido de refrigeração está muito abaixo do mínimo. tive a ver, não noto bolhas no oleo nem sequer o liquido está sujo, está bem limpo.

As minhas perguntas são:

1) Sendo um circuito fechado, não deverá isto ser sinal de algum problema?

Pode ser, mas antes atesta o nível e vai verificando o comportamento daqui para a frente.

2) Devo repor o liquido em falta?

Sem dúvida!
E com anti-congelante, não água da torneira!

3) Se sim, a reposição é feita com o carro ligado, certo?

Não!
Em termos de acerto do nível, deve ser feito com o carro desligado e frio (de preferência depois de umas boas horas desligado).
Quando o motor aquece, o líquido sobe um pouco pela expansão, dando uma leitura incorrecta, na medida que o líquido a 50 graus não está no mesmo nível que a 90.

Podes até acrescentar a quente (cuidado é com a abertura do reservatório), mas o nível deverá ser sempre analisado a frio.

[;)]

Thanks. Tá feito. COmprei um liquido da redex que diz compativel com todos os liquidos e marcas e já fiz a reposição. agora vou acompanhar para ver o que acontece.

Pode ser, mas antes atesta o nível e vai verificando o comportamento daqui para a frente.

Sem dúvida!
E com anti-congelante, não água da torneira!

Não!
Em termos de acerto do nível, deve ser feito com o carro desligado e frio (de preferência depois de umas boas horas desligado).
Quando o motor aquece, o líquido sobe um pouco pela expansão, dando uma leitura incorrecta, na medida que o líquido a 50 graus não está no mesmo nível que a 90.

Podes até acrescentar a quente (cuidado é com a abertura do reservatório), mas o nível deverá ser sempre analisado a frio.

[;)]

Sempre ouvi dizer que, na necessidade de fazer a quente, deve-se ter cuidado com o tal espirro de água que referiste e deve ser feito com o motor a trabalhar, para evitar choques térmicos. E sendo um carro uma máquina deve sofrer do mesmo mal que nós, mas também sou enfermeiro, não mecânico [:D]

Porquê? A reposição foi 1 litro certo

Há quem defenda isso, pois não tem minerais etc etc. O que fizeste mal não fez, muito embora não seja uma coisa de qualidadeeeeee [:p]

Há quem defenda isso, pois não tem minerais etc etc. O que fizeste mal não fez, muito embora não seja uma coisa de qualidadeeeeee [:p]

Obviamente. Mas também me parece que se for agora com ele ao mecanico ele vai-me dizer "assim nao vejo nada, ande com ele uns dias e controle o nivel"

assim quando for já vai com os sintomas identificados.

A perda de água até pode ser numa rela e aí é dificil dar com elas, por isso é uma resposta normal. É um sistema idealmente estanque, mas...

Se de facto não está haver passagem, então deverá ser uma fuga.

Podes na mesma não identificar a fuga, mas numa oficina podem meter o circuito sobre pressão, forçando desta forma a que a fuga se "acuse".

Já agora, em jeito de curiosidade, que mal poderá fazer um pacote de pimenta a um circuito de refrigeração?
Digo isto porque já por duas vezes o meu pai recorreu a um pacote de pimenta para tapar uma fuga do radiador e de uma rela.
Aguentou-se durante um ano até à substituição!
isto foi numa Nissan Vannete das antigas!

Já agora, em jeito de curiosidade, que mal poderá fazer um pacote de pimenta a um circuito de refrigeração?
Digo isto porque já por duas vezes o meu pai recorreu a um pacote de pimenta para tapar uma fuga do radiador e de uma rela.
Aguentou-se durante um ano até à substituição!
isto foi numa Nissan Vannete das antigas!

uma destas nunca tinha ouvido

o mais perto disso que me lembro foi o macgyver com um ovo

Voltar
Superior