Dúvida de electricidade

Porco

Banido
Nephilim e outros electricistas de serviço, preciso de ajuda :)

Quero colocar um sensor de movimento em uma lâmpada que está no exterior da casa, junto à porta, cujo interruptor está na parte de dentro. Ligar o sensor é relativamente fácil, o meu problema é que em teoria o interruptor terá de estar sempre ligado para que o sistema funcione. E é muito fácil desligá-lo por descuido, já que é um daqueles duplos que controla também outra lâmpada.

A minha questão é: como faço para que a lâmpada exterior tenha sempre corrente, desactivando o interruptor que está dentro, para que ela funcione apenas com o sensor de movimento?

Obrigado .

Cumprimentos do Suíno.

Eu nao sou electricista...
Nesse caso o sensor de presença funcionará como 2º interruptor, mas o de dentro de casa tem de tar sempre ligado, ou ser anulado que penso que nao sera aconselhado pois assim a lampada nunca será desligada se tiver sempre movimento.

Nesse caso o sensor de presença funcionará como 2º interruptor, mas o de dentro de casa tem de tar sempre ligado, ou ser anulado que penso que nao sera aconselhado pois assim a lampada nunca será desligada se tiver sempre movimento.

@ neph: mas a ideia acho que é essa

@ porco: basta saberes quais os fios no interruptor e poes um ligador rápido e tá fino! mas pelo desenho que fiz no papel tens de fazer um chunt ao interruptor para dar continuidade ...

bom... no fundo há de ser mais ou menos isto:

vai um fio directo à lampada sem (teoricamente) passar pelo interruptor e outro que passa pelo interruptor...

nesse que passa pelo botão cortas, e ligas directamente ao fio que vem da lâmpada!

Umas gotas de super cola 3 (na posição ligado) no interruptor da lâmpada com sensor, resolve o problema[;)]

brinca brinca, mas eu tenho um esquema aqui em casa que funciona assim:

luz do hall liga sempre que se quer!
luz da escada liga com luz do hall!
quando desliga luz do hall, desliga luz da escada!
luz do hall é independente!

isto num cumutador duplo! sem ser de escada

obrigado a todos. Pelo que percebi do resumo de todos os tópicos, tenho então de abrir o interruptor, e ligar directamente os fios que passam por ele certo? Se for só isso é fácil.

Se eu não aparecer durante uns tempos é porque estou no hospital a recuperar de uma descarga. [:D][:D][:D][:D]

A idéia é mesmo essa. Como o local tem movimento apenas das pessoas que entram / saem e é escuro, quero que haja luz sempre que passar por ali alguém. obrigado.

Assim sendo, o que funcionará como interruptor será o sensor (ligando e desligando a lâmpada), parece-me que a solução é simples.
Desligas os fios do interruptor e ligas esses fios ao sensor.
Penso ir de encontro ao que procuras (não queres que a lâmpada seja desligada pelo interruptor).

Se eu não aparecer durante uns tempos é porque estou no hospital a recuperar de uma descarga. [:D][:D][:D][:D]

Pelo que parece esta noite o jantar vai ser Rojões. [:D][:D][:D]

Desculpa o off topic.

Basicamente é desmontar o interruptor e com um ligador ligar o fio que faz a função de corte.

Utilizei um esquema semelhante na minha luz exterior, só que optei por manter o interruptor a funcionar.
Desse modo, em períodos de ausência mais prolongados, ou outras ocasiões em que tal seja útil, posso sempre desligar a luz exterior.
Se optares por fazer a ligação directa no interruptor, caso alguma vez seja necessário desligar essa lampada, vai ser mais dificil.

Nos primeiros dias/semanas tambem tinha o hábito de estar sempre a desligar o interruptor, pois é duplo e o outro serve para a luz das escadas.
Mas passado esse período inicial acabei por me habituar.

Abraço

Deves ter 2 castanhos e 2 pretos vês quais deles é que vão para fora e fazes um chunt, ou então fazes uma ponte entre ligações do interruptor mas isso só vendo...

Quero colocar um sensor de movimento em uma lâmpada que está no exterior da casa, junto à porta, cujo interruptor está na parte de dentro. Ligar o sensor é relativamente fácil, o meu problema é que em teoria o interruptor terá de estar sempre ligado para que o sistema funcione. E é muito fácil desligá-lo por descuido, já que é um daqueles duplos que controla também outra lâmpada.
A minha questão é: como faço para que a lâmpada exterior tenha sempre corrente, desactivando o interruptor que está dentro, para que ela funcione apenas com o sensor de movimento?

Obrigado .

Cumprimentos do Suíno.

Não sei que tipo de detector vai utilizar (com ou sem neutro) mas a questão do interruptor é a mais fácil de resolver... como diz que o interruptor é duplo (não será antes um comutador de lustre?[;)]), e presumo que quer manter o outro circuito a funcionar, basta ligar um pedaço de fio entre a entrada e a saída (o tal "shunt") do interruptor que comanda essa lâmpada.

Se o interruptor for de ligadores rápidos (sem parafuso-basta enfiar o fio que fica preso por uma "mola") normalmente existem dois pontos de ligação disponíveis em cada entrada/saída.

Se for de bornes com parafuso, penso que não é preciso fazer o desenho[;)]

No comutador de lustre e aproveitando apenas as ligações disponíveis no interruptor desligar o fio da saida e ligar o mesmo no borne da entrada/alveolo junto do fio da entrada (mais fácil e porventura mais correcto técnicamente).

5cm de uma fita qq que cole e pões no interruptor colado na posição de ligado.

Mesmo que por acaso toques no botão não mexe e é fácil de reverter se for necessário.

5cm de uma fita qq que cole e pões no interruptor colado na posição de ligado.

Mesmo que por acaso toques no botão não mexe e é fácil de reverter se for necessário.

O problema é que é mesmo na porta de entrada e fica um bocado feio. Mas eu tou na dúvida se uso o sistema já aqui descrito ou se meto algum adesivo na parte interior do interruptor, de forma que não se veja por fora.
obrigado a todos pela ajuda

Aproveito o tópico para a seguinte dúvida:
Tem algum perigo ligar blocos de tomada entre si?
É que 6+6 é mais barato que uma de 10.

Estou a falar disto:
0003ABE33C14DE.jpg

Aproveito o tópico para a seguinte dúvida:
Tem algum perigo ligar blocos de tomada entre si?
É que 6+6 é mais barato que uma de 10.

Estou a falar disto:
0003ABE33C14DE.jpg

desde que não ultrapasses a potencia máxima que aguenta podes ligar os blocos que quiseres.

ps: se for dos chineses deita isso para o lixo.

Obrigado .

Cumprimentos do Suíno.

Desliga do interruptor por dentro e faz um shunt entre ambas as fases e ambos os neutros ... :). Ficas com o sensor a fazer trabalho :)

Voltar
Superior