Dúvida - Condução

Tenho ouvido no forum que os jipes necessitam de uma condução diferente e também de uma manutenção especifica.

Jipes ou Suv´s como Freelander, CRV, Terranos II etc etc que se conduzem com a mesma facilidade que uma break... são assim tão diferentes??

Em que aspectos a condução deve ser diferente?

da vezes que andei com Jipes so mesmo o tamanho é que me fez alguma diferença...de resto conduzi normalmente. Cuidado apenas nas curvas...

um SUV então ainda se assemelha mais a um carro normal.

A irmã de uma amiga minha virou 2.

Não esquecer que nesses carros o centro de gravidade é mais alto, portanto andar a balançar com o carro não é boa ideia. Para além disso, o peso do jipe é outro problema.

A irmã de uma amiga minha virou 2.

Não esquecer que nesses carros o centro de gravidade é mais alto, portanto andar a balançar com o carro não é boa ideia. Para além disso, o peso do jipe é outro problema.

Exactamente... as distâncias de travagem são bem superiores.

Mas os novos SUV's já possuem sistemas electrónicos que fazem com que a sua condução se aproxime muito de um carro normal...

da vezes que andei com Jipes so mesmo o tamanho é que me fez alguma diferença...de resto conduzi normalmente. Cuidado apenas nas curvas...

um SUV então ainda se assemelha mais a um carro normal.

De facto, não tenho muita experiência com jipes, mas o único que me fez de facto diferença, foi um Defender 110, que parecia um autocarro.
De resto o Freelander curto, não me faz diferença nenhuma.

Normalmente os jipes são mais altos e mais pesados com tudo o que isso acarreta, em termos de aderência e cuidados na travagem etc.

Nos mais recentes a electronica trata de tudo , nos mais antigos é que é preciso alguma precaução!

Tenho ouvido no forum que os jipes necessitam de uma condução diferente e também de uma manutenção especifica.

Jipes ou Suv´s como Freelander, CRV, Terranos II etc etc que se conduzem com a mesma facilidade que uma break... são assim tão diferentes??

Em que aspectos a condução deve ser diferente?

Tas aí a confundir coisas diferentes.
Um CRV é um SUV, tem um sistema 4x4 que tem caracteristicas para se safar em terrenos ou condições em q exista pouca tracção e pouco mais, é apenas ter necessáio ter algum cuidado suplementar a curvar pq o centro de gravidade é mais alto, mas num crv, santa fé ou os maiores x5, ml e xc90 e até curvam de maneira praticamente igual aos seus irmãos mais leves.
O terrano II, patrol, pajero e etc, são jipes tradicionais com chassis de longarinas e carroçaria. As capacidades dinâmicas são menores, mas em TT são muito superiores a SUV. No entanto n é necessário curvar a 20 "à hora" com eles.

Se as pessoas tiverem consciência q estes carros, abdicam um pouco de caracteristicas em cada terreno, e que na maioria das vezes usam penus mistos, de certeza que não têm problemas. Se reparares, os SUVs trazem pneus de estrada, e os TT trazem pneus mistos, conheço quem tenha dois conjuntos de pneus, uns para TT, e em 99% do tempo anda com pneus melhores para estrada.

É preciso ter muito cuidado principalmente com tempo chuvoso (é sempre aconselhado ligar o 4x4 isto naqueles modelos em que não está sempre ligado), mas hoje em dia pelo menos nos Suv não é preciso ter quase preocupações nenhuma pois assemelham-se muito aos carros...os outros é que parecem autenticas bailarinas[:)]

É preciso ter muito cuidado principalmente com tempo chuvoso (é sempre aconselhado ligar o 4x4 isto naqueles modelos em que não está sempre ligado), mas hoje em dia pelo menos nos Suv não é preciso ter quase preocupações nenhuma pois assemelham-se muito aos carros...os outros é que parecem autenticas bailarinas[:)]

Eu só ligo a tracçao AWD do meu quando é pra ir para o "monte", de resto mesmo em tempo chuvoso anda sempre em RWD... Basta saber dosear, e conhecer o veiculo...

Eu só ligo a tracçao AWD do meu quando é pra ir para o "monte", de resto mesmo em tempo chuvoso anda sempre em RWD... Basta saber dosear, e conhecer o veiculo...
Conheço algumas pessoas que têm e tem de ter muito cuidado mesmo em chuva..e ja vi alguns a ficarem atrevessados completamente na faixa de rodagem em rotundas em Famalicão e tambem na autoestrada no sentido de Guimarães, foram eles: Opel Frontera, Nissan Navara e um Suzuki Vitara.[;)]
Mas em termos de Suv penso que não ha problema...

Aquilo de que falas é comum em pick-ups e nos jipes mais antigos e tradicionais com molas de lâminas atrás.
Nos mais recentes é raro, estranho isso acontecer facilmente num frontera ou grand vitara.

Aquilo de que falas é comum em pick-ups e nos jipes mais antigos e tradicionais com molas de lâminas atrás.
Nos mais recentes é raro, estranho isso acontecer facilmente num frontera ou grand vitara.
Quando disse Frontera referia-me a um forntera de 2000 e o Vitara era de 1999...e sei que tambem é muito comun nas pickup's tambem devido ao peso quase nulo atras...tal como ja disse hoje em dia cada vez mais se assemelham mais a carros

Eu tenho um Tucson e ele até se conduz bem, o problema é andar com aquilo em sítios apertados, os ângulos mortos são mais que muitos, mas a brecagem ajuda bastante.

O principal problema, a meu ver, é a condução com o piso molhado.

Não me estava a referir ao perigo ou precauções em termos de segurança.

Estava antes a falar em termos de manutenção... Existem formas recomendadas para conduzir este tipo de veiculo.

Isso já foi referido aqui no forum, a necessidade de praticar uma condução diferente de forma a não terem problemas mecanicos... mas nunca chegaram a precisar em que aspectos

O Código da Estrada já contempla o ajuste da condução ao tipo de veículo. Não é só por ser um TT ou SUV. Até pode ser um carro igualzinho ao meu, mas basta não ser o meu, que a sua condução jamais será a mesma.

SECÇÃO III
Velocidade
Artigo 24.º
Princípios gerais
1 - O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.

3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a€ 600.

Desde que o amigo não faça curvas a matar, aceleram como qualquer outro e viram o volante como qualquer um dos que se vêem na estrada. Desde que não se abuse...

A altura ao solo assusta um pouco, no entanto quando se adquire prática este pensamento quase que desaparece.

Voltar
Superior