Dúvida Centralina (motor)

Kiba

New member
Bem é assim o meu carro precisa de uma centralina (segundo a Mercedes e Bosh Car Service) após uma longa pesquisa encontrei alguém que tem uma para venda e mandou-me uma foto com a referência mas não sei como ver se é compátivel ou não.

Vais à mercedes, perguntas o preço da centralina para o teu carro e pedes a referência da peça.

Já vi um caso da net em que a máquina de diagonóstico acusava problemas na centralina, mas afinal era um tubo qualquer que cuspia óleo para lá originando erros. No fim de limpo ficou bom.

Na Mercedes já me disseram o preço e fica entre 1500 e 2000 euros.
O problema do carro é consumir muita gasolina e acaba por se engasgar e vai-se abaixo. É impossível estacionar o carro num lugar apertado já que ele passa a vida a ir-se abaixo. Da última vez que fui aos CTT o carro encravou-me no cruzamento e não andava, podia por o acelerador a fundo que ele não saia das 1000 rotações.

Se for como o caso que relatei, quem fez o diagnóstico (e acho que tanto o mecânico do concessionário como o manel gt podem ser apanhados nesta ratoeira) limitou-se a ver o erro na máquina de diagonóstico, mas esse erro era originado por oleo na centralina.

Faz assim, abre a caixa onde está localizada a centralina e vê se vês gorduras, humildades e porcarias desse género. Aproveita e tira a referência. Se não tiver, compras uma usada (com as consequências que isso tem) ou compras uma nova com garantia.

O carro ficou agora noutra oficina e vão fazer a afinação com o motor quente. O meu irmão diz-me que a centralina está boa, se fosse isso estragado provavelmente o carro ia ter mais problemas.
Isto faz-me lembrar o meu Alfa Romeo 33 já que ele tinha o mesmo problema que o Mercedes e esteve em várias oficinas e nunca ninguém foi capaz de afinar o carro bem até que um dia encontrou-se um homem especializado nisso levou-se lá o carro e ficou bom.

O Mercedes era originalmente do meu avô e foi comprado na Mercedes (já em 2ª mão) quando o meu irmão estampou o 250D, o meu avô nunca teve amor ao carro de tal modo que levava ovos nas mudanças e muitos acabam-se por partir e era o meu irmão que limpava a porcaria e a andava sempre com o carro em 3ª a puxar por ali a fora. Quando o carro veio para as mãos da minha mãe ele mal chegava aos 120km/h e borrava-se todo em 5ª a minha mãe começou a puxar pelo carro e agora já chega bem aos 200km/h e ao arrancar nos sinais até levanta o focinho (se lhe der gás). O carro é 1992 mas as portas tá tudo impecável nada bate/abana, o Opel Corsa do meu irmão é de 2007 e as portas já abana tudo, para não falar que deixa entrar o pó já que as portas não tem borrachas. [:D] Aqui na cidade não existe outro Mercedes igual ao meu, pode haver muitos 190D e 2 ou 3 190E mas com aleron nunca vi nenhum.
Mesmo para achar peças usadas é difícil ou bem que é tudo novo ou nada feito.

O carro ficou agora noutra oficina e vão fazer a afinação com o motor quente. O meu irmão diz-me que a centralina está boa, se fosse isso estragado provavelmente o carro ia ter mais problemas.
Isto faz-me lembrar o meu Alfa Romeo 33 já que ele tinha o mesmo problema que o Mercedes e esteve em várias oficinas e nunca ninguém foi capaz de afinar o carro bem até que um dia encontrou-se um homem especializado nisso levou-se lá o carro e ficou bom.

O Mercedes era originalmente do meu avô e foi comprado na Mercedes (já em 2ª mão) quando o meu irmão estampou o 250D, o meu avô nunca teve amor ao carro de tal modo que levava ovos nas mudanças e muitos acabam-se por partir e era o meu irmão que limpava a porcaria e a andava sempre com o carro em 3ª a puxar por ali a fora. Quando o carro veio para as mãos da minha mãe ele mal chegava aos 120km/h e borrava-se todo em 5ª a minha mãe começou a puxar pelo carro e agora já chega bem aos 200km/h e ao arrancar nos sinais até levanta o focinho (se lhe der gás). O carro é 1992 mas as portas tá tudo impecável nada bate/abana, o Opel Corsa do meu irmão é de 2007 e as portas já abana tudo, para não falar que deixa entrar o pó já que as portas não tem borrachas. [:D] Aqui na cidade não existe outro Mercedes igual ao meu, pode haver muitos 190D e 2 ou 3 190E mas com aleron nunca vi nenhum.
Mesmo para achar peças usadas é difícil ou bem que é tudo novo ou nada feito.

Esses mecanicos do 33 devem ser daqueles que diziam e ainda dizem que esses motores afinam e desafinam sozinhos.. pura ignorancia.
Nos Alfa pouca gente sabe realmente como esses motores se comportam, se por vezes um mecanico da propria marca fazia asneira, imagina o que não fariam os meneis da esquina com ideias semelhantes ás descritas acima.
Possui ambos os motores, boxer carb. e ie.
Tanto num como outro, não se trata de afinação, mas sim de limpeza.
O que acontecia com os Alfas acontece com qualquer carro hoje em dia seja ele de que marca fôr.

O problema do carro é nos injectores ou lá o que for. Após passar em 3 oficinas desta última já não sai. O carro vai para abate [s)] a minha mãe trocou o carro por um Audi de 4 portas de 99. O Audi fica em €4500 em troca do Mercedes.

RIP meu querido AC, vou ter saudades tuas.

Última edição:
Voltar
Superior