Dúvida - Carta de Condução

Bimmer

Active member
Bem, como já postei aí pelo forúm, eu tive um incidente com o alcool [8b] há uns meses atrás em que levei uma inibição de conduzir de 4 meses.
Devido ao facto de ter carta à menos de 2 anos (tava quase.. [s)] ) recebi passado umas semanas uma carta da DGV a informar-me que a minha carta provisória caducou, logo não estava mais apto a conduzir...

A minha dúvida é, como o periodo do inibição está a chegar ao fim, eu estava a pensar voltar a ter a carta..
Tenho de fazer tudo como da primeira vez? Inscrever-me na escola de condução, ter as aulas todas de codigo e condução, e fazer os 2 exames na mesma?
Não é possível apenas fazer os exames ou algo assim?

Eu li algures que pessoas na minha situaçao tinham de fazer um certo exame especial para reaver a carta, mas tb n percebi mto bem...

CO40 - Titular de carta de condução provisória

Se o infractor for titular de carta de condução emitida há menos de 3 anos esta manterá o carácter provisório até que a decisão transite em julgado ou se torne definitiva e caduca caso seja condenado pela prática de um crime rodoviário, de contra-ordenação muito grave ou pela prática de segunda contra-ordenação grave, tal implicando, que o respectivo titular tenha que se submeter a exame especial de condução, caso queira habilitar-se de novo à condução de veículos a motor.

A resposta encontra-se no verso da notificação do auto de contra-ordenação.

in www.dgv.pt

CO40 - Titular de carta de condução provisória

Se o infractor for titular de carta de condução emitida há menos de 3 anos esta manterá o carácter provisório até que a decisão transite em julgado ou se torne definitiva e caduca caso seja condenado pela prática de um crime rodoviário, de contra-ordenação muito grave ou pela prática de segunda contra-ordenação grave, tal implicando, que o respectivo titular tenha que se submeter a exame especial de condução, caso queira habilitar-se de novo à condução de veículos a motor.

A resposta encontra-se no verso da notificação do auto de contra-ordenação.

in www.dgv.pt
isso dos 3 anos depende de quando a tirou!

Bem, como já postei aí pelo forúm, eu tive um incidente com o alcool [8b] há uns meses atrás em que levei uma inibição de conduzir de 4 meses.
Devido ao facto de ter carta à menos de 2 anos (tava quase.. [s)] ) recebi passado umas semanas uma carta da DGV a informar-me que a minha carta provisória caducou, logo não estava mais apto a conduzir...

A minha dúvida é, como o periodo do inibição está a chegar ao fim, eu estava a pensar voltar a ter a carta..
Tenho de fazer tudo como da primeira vez? Inscrever-me na escola de condução, ter as aulas todas de codigo e condução, e fazer os 2 exames na mesma?
Não é possível apenas fazer os exames ou algo assim?

Eu li algures que pessoas na minha situaçao tinham de fazer um certo exame especial para reaver a carta, mas tb n percebi mto bem...

sim conheço 1 caso semelhante de alguem que foi apanhado a 98 numa estrada de 50... et... voilá... cartinha nova... a bater co os costados nas cadeiras da escola de condução...

Já agora, tenho amigos meus, com carta provisoria, k já foram apanhados/bateram com alcool, levando inibição de conduzir também.. e a carta não chegou a ser cassada!

Pq é k a minha foi e a deles nao? :|
Não há qualquer forma de meter um recurso ou assim? lol

É k tou pra ver como vou arranjar os 600 ou 700€ pa carta nova.. os meus pais não ma vao pagar outra vez claro.. :/

bimm€r;1044427 disse:
Já agora, tenho amigos meus, com carta provisoria, k já foram apanhados/bateram com alcool, levando inibição de conduzir também.. e a carta não chegou a ser cassada!

Pq é k a minha foi e a deles nao? :|
Não há qualquer forma de meter um recurso ou assim? lol

É k tou pra ver como vou arranjar os 600 ou 700€ pa carta nova.. os meus pais não ma vao pagar outra vez claro.. :/
Depende da taxa de alcoolemia que os teus amigos apresentavam. Pelo que vejo o teu grupo de amigos gosta de conduzir com a pinga! [:D]

Quanto à questão do recurso não faço ideia, mas duvido que te escapes. Não queria dar numa de moralista.. mas acho muito bem que tenhas sido punido. Compreendo que custe ter que tirar carta novamente... mais gastos, mais chatices, mas podias ter-te lembrado disso antes. [;)]

Por acaso nem por isso.. enfim.. foram situações quase singulares..
Pelos vistos temos é falta de sorte..

Ah e a taxa deles era maior.

Em relação à punição... é verdade a culpa foi toda minha e tenho que arcar com as responsabilidades..
.Vários milhares de contos de prejuizo, visto que foram 3 carros envolvidos no acidente.. o seguro n pagou nada claro.
.No dia seguinte ia receber um carro que os meus avós me iam dar (ia ser o meu primeiro carro) e claro, agr ja n vou receber carro nenhum.
.4 meses sem conduzir
E mais coisas.. enfim..eu axo k já chegava, mas pelos vistos não..

Última edição:
bimm€r , tendo os teus amigos carta provisória e tendo sido apanhados com taxa superior à tua..
Desculpa-me a pergunta, mas qual era a taxa dos teus amigos e a tua? Entre 0.5 e 08... entre 0.8 e 1.2.. superior a 1.2?

cumps

Boas! Antes que venha a "brigada dos desenterranços" mandar o seu gozo e a foto da sua escavadora [:D][:D][:D][:D], andei à procura de um tópico no qual pudesse colocar a minha questão, sem ter a necessidade de abrir um novo[;)]
A minha questão prende-se no seguinte: na foto da minha carta de condução estou com óculos (usava-os diariamente). Actualmente tenho intercalado o uso de óculos com lentes de contacto. PERGUNTA: sendo mandado parar pela polícia, numa normal operação STOP, poderão implicar/multar por não estar a usar óculos, como mostra a carta de condução? Terei que arranjar algum documento/atestado em como posso usar lentes de contacto durante a condução, ou não há problema?
Desculpem o testamento e obrigado[;)]
Cumpts[;)]

Boas! Antes que venha a "brigada dos desenterranços" mandar o seu gozo e a foto da sua escavadora [:D][:D][:D][:D], andei à procura de um tópico no qual pudesse colocar a minha questão, sem ter a necessidade de abrir um novo[;)]
A minha questão prende-se no seguinte: na foto da minha carta de condução estou com óculos (usava-os diariamente). Actualmente tenho intercalado o uso de óculos com lentes de contacto. PERGUNTA: sendo mandado parar pela polícia, numa normal operação STOP, poderão implicar/multar por não estar a usar óculos, como mostra a carta de condução? Terei que arranjar algum documento/atestado em como posso usar lentes de contacto durante a condução, ou não há problema?
Cumpts[;)]

Na carta não tens lá um código que corresponde às limitações?
Salvo erro, para os óculos é o código 100 e para lentes de contacto o 101.

E sim, se a policia quiser pode multar te por isso [;)]

Cumpts[;)]

tss tss tss, tira-se sempre foto sem óculos....[;)]

Já foste...[:D]

Voltar
Superior