DUVIDA - barulho travagem (ABS ?)

nogueiraribeiro

Well-known member
Malta, tenho uma dúvida de uma coisa que aconteceu à pouco, pode ser normal, ou não, mas nunca me aconteceu.

É o meu 1º carro com Abs, é importante salientar, e não sei se não é o funcionamento "normal" dele.

Tive que fazer uma travagem praticamente a fundo (não terá sido a fundo mas andou lá perto), e veio um basqueiro daqueles tipo fim do mundo dos travões, um chiqueiro intermitente (não era constante) parecia que se ia desfazer alguma coisa.

Não sei se é boa descrição para o caso, mas isto será o ABS a trabalhar normalmente? Não acendeu qualquer luz, o carro travou (aliás **ta que pariu o gajo trava bem pra caraças). Experimentei outra vez por curiosidade e fez a mesma coisa, e quando parei notei as pinças assim para o bastante quentes.

Opiniões?

Ps.: carro: Toyota Auris com ABS; EDB e ESP

O que não é normal é a necessidade de travar bruscamente ... distracção ?

Mas que o ABS faz a diferença na travagem , é um facto .
Decerto o colega sendo a primeira condução com tais dispositivos de segurança activa , nota um comportamento na viatura totalmente diferente ... para melhor .

Mas não invalida que se tenha o mesmo cuidado em estrada ...
Pois todos esses sistemas de segurança activa ABS , ESP , são para ajudar no controlo e estabilidade do veiculo , mas não são pilotos automáticos .

O que não é normal é a necessidade de travar bruscamente ... distracção ?

Mas que o ABS faz a diferença na travagem , é um facto .
Decerto o colega sendo a primeira condução com tais dispositivos de segurança activa , nota um comportamento na viatura totalmente diferente ... para melhor .

Mas não invalida que se tenha o mesmo cuidado em estrada ...
Pois todos esses sistemas de segurança activa ABS , ESP , são para ajudar no controlo e estabilidade do veiculo , mas não são pilotos automáticos .

Tás a gozar ou tás a ser mesmo tu a dizer essa parvoíce?

És o lolinho do fim-de-semana.
Nunca tiveste que travar a fundo por causa dos outros?!

A sensação assim rapidamente foi um basqueiro infernal vindo dos travões parecia o fim do mundo (uma ligeira impressão no pedal 1 só vez em todo o processo da travagam).

Tive que travar a fundo, e a seguir, por curiosidade, experimentei numa zona sem movimento para confirmar.

Mas ao que estou a ver é o ABS a trabalhar, era a minha suspeita, obrigado [;)]

Se é o teu primeiro carro com ABS aconselho que experimentes o sistema em diferentes condições e velocidades, em recta e curva, a desviares-te de um obstáculo imaginário, seco e molhado, etc. Arranja um parque de estacionamento para fazer isso ou uma estrada deserta.

Obrigado pela dica PDCouto, convém estar preparado porque realmente nunca tinha visto isto a funcionar.

Uma coisa é certa, o raio do carro trava bem pra caraças afucinha parece que vai lançar o condutor pelo parabrisas [:D]

Que carro tinhas antes?

A sério, ensaia bem isso e treina desviares-te. Lembra-te que com ABS a ideia é poderes curvar a travar para evitares o obstáculo enquanto sem ABS se travares a fundo... é travar e rezar.

Tás a gozar ou tás a ser mesmo tu a dizer essa parvoíce?

És o lolinho do fim-de-semana.
Nunca tiveste que travar a fundo por causa dos outros?!

Nem uma nem outra ... brincando e alertando .
Claro... travar a fundo por causa de outros e por causa de mim ...

Ainda a pouco tempo levei um susto , devido a um excesso cometido por mim em curva num veiculo sem ABS , e foi por pouco que não abalroei um pesado ...
Valeu-me o bom senso de tirar o pé do travão para desviar a trajectória da travagem ... conseguindo evitar obstaculo mas ganhando velocidade novamente ... Isso não acontecia , nem era preciso tirar o pé do travão se tivesse ABS no veiculo em causa ...

Já não posso cometer excessos de outros tempos ... mas os sistemas de segurança activa como o ABS fazem toda a diferença numa dificuldade maior.

Nem uma nem outra ... brincando e alertando .
Claro... travar a fundo por causa de outros e por causa de mim ...

Ainda a pouco tempo levei um susto , devido a um excesso cometido por mim em curva num veiculo sem ABS , e foi por pouco que não abalroei um pesado ...
Valeu-me o bom senso de tirar o pé do travão para desviar a trajectória da travagem ... conseguindo evitar obstaculo mas ganhando velocidade novamente ... Isso não acontecia , nem era preciso tirar o pé do travão se tivesse ABS no veiculo em causa ...

Já não posso cometer excessos de outros tempos ... mas os sistemas de segurança activa como o ABS fazem toda a diferença numa dificuldade maior.

Brincandeira de muito mau gosto e valor acrescentado ao tópico = 0 o mesmo a que já nos habituaste....

Em relação ao tópico no stress é normal, também apanhei o mesmo susto com o meu primeiro carro com ABS :)

Brincandeira de muito mau gosto e valor acrescentado ao tópico = 0 o mesmo a que já nos habituaste....

Em relação ao tópico no stress é normal, também apanhei o mesmo susto com o meu primeiro carro com ABS :)

Claro colega ...

Você abriu o tópico , apenas com o intuito de mal dizer de meu post colocado ... Tem sido normal na sua conduta aqui pelo forum autohoje .

Não fui o único a criticar as suas tristes palavras neste topico, assim que deixar de dizer bacuradas, deixará de ter este tipo de feedback [;)]

Voltar
Superior