Drones

É lógico que este tipo de coisas interfere na nossa noção de privacidade. Assim como toda a gente andar pela rua com uma camara no bolso, ou como a malta partilhar tudo na net.
Mas é apenas mais uma mudança a que nos vamos adaptar.
De repente em vez de cortinas metemos um aparelho qualquer que impede o voo de drones alheios ou algo assim.

Ou um drone caça-drones autónomo a patrulhar a propriedade...

Ou um drone caça-drones autónomo a patrulhar a propriedade...

Olha, boa ideia. Ter um drone parqueado o dia todo, e assim que detectar outro drone, ir à caça. Tipo cão de guarda... :) Até pode detectar ladrões e levantar voo e filmar e enviar o vídeo para o dono da casa/polícia.

Lá está, é daquelas situações :) em que... a lei também pouco pode fazer..
PUM PUM!! drone? qual drone? nao vi drone nenhum [:)]

Mas o que é que tu tens aí na tua propriedade que estás disposto a desatar aos tiros para ninguem ver?[:)]
conta lá ao pessoal [:p]

Imagina uma figura pública: as revistas cor-de-rosa iriam adorar drones para fotografar as pessoas em todos os ângulos e feitios.

Não tem nada de especial a esconder, mas privacidade é privacidade e, se com os paparazzi com máquinas convencionais já não podem tirar um macaco do nariz sem que isso saio nas capas no dia seguinte, imagina com drones.

Interessante a perspetiva das figuras públicas. Há uns tempos uma revista publicou fotografias da entrada da nova vivenda de uma figura pública. Foi a tribunal e a figura pública ganhou.

E depois... a polícia mostra-te o vídeo onde se vê tu a dares o tiro no drone,
e diz: "Este drone!".

E, para além de destruição da propriedade alheia, és acusado de obstrução à
justiça, e de prestar falsas declarações às autoridades.
[:)]

Caso não saibas, o cometimento de uma ilegalidade não é justificação para o
cometimento de outra.

Portanto, mesmo que alegasses invasão de privacidade, e até colocasses um
processo em tribunal ao gajo do drone, seriam dois processos judiciais
autónomos. Sendo que a alegada ilegalidade do gajo do drone não teria
qualquer influência na acusação que te era feita de destruição de propriedade
alheia, e obstrução à justiça e prestação de falsas declarações.

Duvido que em Portugal essas imagens possam ser usadas como prova. E posso sempre alegar que me assustei e pensava que aquilo era um ovni que me vinha fazer mal. [:p]

Que investigue, duvido é que passe disso. O mais certo é dizer ao tipo do drone para se manter afastado das habitacoes e fica assim.

Eu não duvidaria...

Olha um gajo que filmou um outro gajo que lhe andava a riscar o carro:
Acórdão do Tribunal da Relação do Porto
Podemos, assim, concluir que neste caso são válidas (cf. também art. 125º do CPP) e, como tal, podiam ser valoradas pelo tribunal as provas consistentes na gravação de imagens (através de filmagem) feita pelo ofendido, bem como as reproduções em papel de imagens dela retirados, independentemente do tempo da gravação da filmagem junta aos autos não corresponder à filmagem integral (considerando que a gravação foi feita no período de tempo indicado pelo ofendido) e também sendo indiferente que não tivesse sido facultado o computador e disco onde ficaram registadas as imagens originais daquela forma gravadas.Neste caso, o controlo daquelas provas trazidas ao processo pelo ofendido visando apenas sustentar o crime que denunciara, foi feito pelo julgador quando as considerou válidas, pelos motivos que indicou, decisão essa que não merece censura como já se explicou.
Improcede, pois, a argumentação do recorrente quando sustenta o contrário e pede que se declarem nulas as gravações (filmagem) e imagens impressas referidas (e isso apesar de ser contraditório no seu raciocínio quando, apesar de considerar aquelas provas ilegais, pretende ao mesmo tempo que sejam visionadas por este Tribunal da Relação).

Portanto, as imagens gravadas por um privado não são automaticamente
excluídas como meio de prova. Depende. E como depende, é errado partir
do princípio que se sai impune.

Acho que não compreendeste...
As imagens que o drone esteja eventualmente a gravar, normalmente estão
a ser gravadas num computador portátil de quem controla o aparelho.

Eu conheço uma pessoa radio-modelista, e o gajo usa várias câmaras, sendo
que uma é usada para pilotar o aparelho, tal como se estivesses num simulador
de vôo (com HUD de altitude, coordenadas GPS, etc.). Toda essa informação
fica gravada, e permite identificar não só um eventual atirador, como saber
EXACTAMENTE (por GPS) onde o aparelho foi abatido.

Tipo isto:

https://www.youtube.com/watch?v=7ox8a9AQC4U

E, como vês, estas imagens não estão no aparelho, são enviadas (e gravadas)
para quem o está a pilotar.
E entao?
tens duvidas que é fácil disparar sobre um drone sem que se saiba de onde veio o tiro?

Acho que é tao obvio que nem vale a pena aprofundar muito.
pegando nesse exemplo desse filme, vejo um milhão de sitios (nem necessáriamente muito longe) nessa filmagem onde eu podia estar e disparar e nao aparecia na filmagem apesar da camara estar a apontar para mim.

um tipo mete-se dentro de casa, fecha os estores, abre uma nesga e de dentro de casa, nem precisa de meter o cano da espingarda de fora... toma que la vai disto :)

Última edição:
Eu não duvidaria...

Olha um gajo que filmou um outro gajo que lhe andava a riscar o carro:
Acórdão do Tribunal da Relação do Porto

Portanto, as imagens gravadas por um privado não são automaticamente
excluídas como meio de prova. Depende. E como depende, é errado partir
do princípio que se sai impune.

Se o outro sujeito quiser ficar com o drone tem de trazer o cartao do cidadao e ir comigo á esquadra para eu apresentar queixa. Ou entao chama-se a polícia, também deve resolver. [:D]

Ainda esta semana dei por mim a pensar que os drones vão necessitar de legislação. Podem não passar de objectos para recriação ou trabalho, mas quando mal usados podem não só ferir como invadir a privacidade. (Ps: não me importava de ter um [kiss])

mas já tem legislação... passa no site da FPAM (federação portuguesa de aeromodelismo) e tá lá tudo!

infelizmente a venda deste tipo de artigo disparou e a malta nem liga a legislação nenhuma...

Acabo de autorizar fogo sobre qualquer aparelho que entre no espaço aéreo coberto por arame farpado, conta-se espingarda (modo tradicional), o melhor é observar a dinâmica comercial em balística terra/ar [:D]

Melhor que superioridade aérea é moderno sistema antiaéreo.

Há algum tempo atrás vi um "zingarelho" desses em funcionamento e fiquei admirado.

Tinha acoplada uma camara de filmar (gopro ou equivalente) e estava a ser usado para a cobertura de um dado acontecimento desportivo motorizado em que os acessos eram muito complicados.

Estava a ser diretamente manobrado por um operador e quando terminou a prova o homem mostrou-nos as filmagens e ficámos de boca aberta com a qualidade e o detalhe.

Já o preço não era nada agradável. Ele falou de valores à volta dos 5.000 euros já com tudo e mais alguma coisa e veio dos EUA! Ainda segundo ele o dito brinquedo está a revolucionar a forma como se filmam este tipo de desportos e pelo que vi tenho que concordar.

No actual campeonato do mundo de rallye, a VW Motorsport utiliza-o para fim mediático da competição motorizada.

A observação cuidada de movimento e respectiva sonoridade de WRC obtida via área a análise de trajectória do carro entre carro concorrente começa a ter impacto.

Voltar
Superior