Douro Vinhateiro!!

citação:Originalmente colocada por kolchak

citação:Originalmente colocada por Excalibur

NADA DE SUBSIDIOS !!

Existem SEGUROS, que nunca são efectuados.

E quanto a comprar vinhos de qualidade sem ser a valores especulativos, alguém dá um subsidiozinho aos consumidores ??

mais um a dizer asneiras.
Man kuando pagas 10€ por uma garrafa num restaurante por exemplo, essa mesma garrafa saiu da adega quer seja cooperativa, quer seja particular a 4€ no máximo!
Agora achas que os produtores têm culpa k nos restaurantes chulem um gajo? ;);););)

Não meu caro nem falo dos restaurantes, falo mesmo das prateleiras dos supermercados, porque nos restaurantes até podes pagar uma porta da Ravessa a 8~9€ e todos sabemos o preço num supermecado.

Na minha opinião o problema da agricultura é ser gerida por... agricultores. É um negócio que até poderia ter bem mais retorno para o produtor se este entende-se algo de gestão.

Obviamente que não concordo com os subsidios, se uma qualquer empresa ou comum particular vir o seu armazem ou lar desfeitos por uma tempestade, ou tem seguro ou agarra-se ao totta. A agricultura não deve ser diferente.

Eu quando falei no Douro foi apenas por ser uma zona que conheço. É verdade que há zonas piores ainda. A choradeira é permanente. Já no que toca á gestão. É verdade que anda muita gente a encher-se pela má gestão e ás vezes não são os agricultores os principais beneficiados. Penso que as cooperativas como existem deveriam acabar para dar lugar a negócios bem geridos e rentáveis baseando o preço no valor real. Assim conseguiria-se um produto de melhor qualidade e mais valias para toda a gente. Como está é uma desgraça.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

agricultura é um negocio de risco, face à meteorologia. assim sendo, ou fazem um seguro, ou se arriscam. correu mal? azar. nos outros negócios, quando corre mal, fecha-se as portas, não há subsidio para ninguém.

Subscrevo esta opinião... e além disso o Douro é das zonas do país onde mais ricas (em activos) do país... pode não parecer... mas é...

provavelmente se conhecessem bem a zona do Douro mais interior ( n me refiro à Regua como o Renas falou, mas zonas do Tua para cima) e a dependência de MTA gente face às boas e más colheitas de cada ano, n tinham algumas opiniões que li aí para cima...estou a falar do pekeno agricultor!

citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep

provavelmente se conhecessem bem a zona do Douro mais interior ( n me refiro à Regua como o Renas falou, mas zonas do Tua para cima) e a dependência de MTA gente face às boas e más colheitas de cada ano, n tinham algumas opiniões que li aí para cima...estou a falar do pekeno agricultor!

Por acaso conheço, Tua, Pesqueira, Alijó... etc...

E a Pesqueira deve ser o concelho mais rico do pais... e isto é dito pelas pessoas de lá...

citação:Originalmente colocada por bbaixo

E a Pesqueira deve ser o concelho mais rico do pais... e isto é dito pelas pessoas de lá...

Subscrevo. Embora conheça bem o peso da régua. Também conheço por ex. São João da Pesqueira. E pobre sou eu. Porque as casas e os carros falam por si. Os pequenos agricultores como lhes chamas não são agricultores de subsistência. São agricultores que têm um trabalho e ganham mais algum da agricultura. Ai não há milagres, é pouco porque o investimento é muito reduzido quer em tempo quer em capital. Os outros andam 1 ano a preparar a colheita se corre bem enchem-se se corre mal choram-se. Continuo a não achar justo. Se a minha mulher ficar sem emprego depois do estágio vou pedir um subsidio!!

E seguros não se fazem?[8)]
Eu se bater com o meu carro novo, for culpado, e não tiver seguro contra todos os riscos, o Estado não me vai pagar nada... LOL
Pois, e o seguro do carro também custa muito a pagar, mas é um "descanso" (bem, de certa forma...).
E nos anos em que a agricultura até "corre bem", vão entregar algum dinheiro ao Estado?... ah pois é...

NADA DE SUBSIDIOS !!

E quanto a comprar vinhos de qualidade sem ser a valores especulativos, alguém dá um subsidiozinho aos consumidores ??

Claramente que está a discutir isto não é da zona e não conhece a realidade da zona em questão.

Para responder à citação, queres vinho de qualidade?
Vai comprar directamente ao produtor a ver quanto pagas por ele.
Tira um fim de semana e vai à zona do douro, mas não à zona turistica, vai à zona onde se produz a maior parte do vinho do porto e de mesa, e depois vê quanto vais pagar, e vê se é essa exorbitância que pagas nas lojas, ou num restaurante.
E mais sabes quanto pargam aos produtores por 750 litros de vinho??
Na colheita passada pagaram a cerca de 100 euros pelos 750 litros.
Quanto à questão dos subsidios, os agricultores alentejanos andam todos os anos a pedir subsidios, se não é por causa da seca, é porque chove demais, e para o douro não se vê isso.
Sim recebem-se alguns subsidios, mas sabes quais são as condições para os receberes?
Não falem de realidades que não conhecem.
As pessoas do douro se não for a vinha, não têm mais opções de trabalho.
Se num colheita não conseguirem tirar sustemto para o ano inteiro, passam fome, e aos preços que andam a pagar as uvas, qualquer dia morre tudo de fome, que nem para comer ganham dinheiro.

Está a altura de se olhar para o interior norte de portugal, que é e sempre foi muito esquecido pelo país.

citação:Originalmente colocada por Cheires

NADA DE SUBSIDIOS !!

Claramente que está a discutir isto não é da zona e não conhece a realidade da zona em questão.

Para responder à citação, queres vinho de qualidade?
Vai comprar directamente ao produtor a ver quanto pagas por ele.
Tira um fim de semana e vai à zona do douro, mas não à zona turistica, vai à zona onde se produz a maior parte do vinho do porto e de mesa, e depois vê quanto vais pagar, e vê se é essa exorbitância que pagas nas lojas, ou num restaurante.
E mais sabes quanto pargam aos produtores por 750 litros de vinho??
Na colheita passada pagaram a cerca de 100 euros.
Quanto à questão dos subsidios, os agricultores alentejanos andam todos os anos a pedir subsidios, se não é por causa da seca, é porque chove demais.

Está a altura de se olhar para o interior norte de portugal, que é e sempre foi muito esquecido pelo país.

Eu vou e conheço. Vivi perto de lá 10 anos. Não há emprego mas mesmo assim quem vivia bem ainda eram os agricultores. Além disso parece-me que não entendeste bem. As pessoas estão contra qualquer tipo de subsidio. É absurdo, seja no norte, no sul, no interior ou no litoral. Poderá haver uma calamidade mas nesses casos ponham isso ao serviço de toda a gente. Pois não esqueçamos que o ano passado todos os agricultores se queixaram da seca. Mas a verdade é que os consumidores levaram com aumentos nos preços sem que lhes fosse perguntado nada. E os agricultores subsidios.[8]

Como não gosto de falar sem estar municiado, se se associam porque razão não o fazem em força e com qualidade, porque razão deixam chegar a este estado de coisas.

Ficam os exemplos

citação:Vindimas em Sanfins do Douro

Sendo o vinho a principal actividade económica de Sanfins do Douro, é sempre com grande azáfama e ao mesmo tempo com grande alegria, que se processam as vindimas.

Do árduo trabalho do corte, e transporte braçal ou aos ombros para os carros ou para os cestos que os machos levam para a pisa em lagares ou para a Adega Cooperativa, sobra sempre tempo para umas cantorias e para umas gaitadas. (Longe vai o tempo em que os montanheiros desciam das montanhas do interior até às terras do Douro para auxiliarem os lavradores nestas tarefas).

É pois nas vindimas, que os lavradores vêm recompensados ou não o seu duro trabalho de todo um ano.

Penosas, muito penosas estão sendo as suas vidas por se tornar cada vez mais difícil a comercialização deste precioso produto, vendido nos Restaurantes como se fosse ouro (que o é) e pago aos lavradores a preço de vintém.

É sempre de recordar que até chegar às Vindimas, se tem de passar pela Escava, pela Poda, pela Baixada ou Erguida, pela Enxertia, pela Adubação, pela Enxofra, Pela Ampara ou Espampa, pela Enrola, pelas Sulfatações...

Dizem que há lavradores que já se não dão sequer ao trabalho das vindimas, pois que, (como por exemplo este ano), foi proposto comprar a pipa de vinho (500 litros) aos lavradores ao preço de entre #8364; 75,00 a 100,00!!! Dá para acreditar?!?! - E aos lavradores Senhor, porque lhe dais tanta dor...

http://www.amigosdesanfins.com/vindimas/

e ainda

Adega Cooperativa de Valpaços
Adega Cooperativa de Valpaços, situada na Região de Trás-Os-Montes, com cerca de 2000 associados, produz em média 6000000l de vinho VQPD, Regional e Mesa.

Se são explorados porque razão não fazem ouvir convenientemente as suas reinvidicações e não fazem uma verdadeira frente aos especuladores, façam frente a esses e deixem de culpar só o governo.

Assim talvez tivesse forma de pagar os seguros e deixar de lado os subsidios

a peskeira é um local privilegiado de "outros" negócios...e mais n digo...

citação:Originalmente colocada por Renas

Subscrevo. Embora conheça bem o peso da régua. Também conheço por ex. São João da Pesqueira. E pobre sou eu. Porque as casas e os carros falam por si. Os pequenos agricultores como lhes chamas não são agricultores de subsistência. São agricultores que têm um trabalho e ganham mais algum da agricultura. Ai não há milagres, é pouco porque o investimento é muito reduzido quer em tempo quer em capital. Os outros andam 1 ano a preparar a colheita se corre bem enchem-se se corre mal choram-se. Continuo a não achar justo. Se a minha mulher ficar sem emprego depois do estágio vou pedir um subsidio!!

vivi até aos 16 anos em Carrazeda de Ansiães (a 20 Km do tua, a 40 Km de Alijó) e acredita que a maior parte dos agricultores não são de subsistência...

eu n estou a dizer que é ou não justo, simplesmente acho que n devem meter tudo no mesmo saco! Há casos em que esses subsidios são um balão de sobrevivencia para uma familia...

EDIT: o meu pai é um cliente assiduo dos pekenos agricultores, costuma comprar vinho para o ano inteiro para ele e para amigos de mais longe e de ano para ano dizem-lhe sempre que vendem as uvas mais baratas às cooperativas...ou seja, de ano para ano nem seker cobre as despesas de cultivo!

citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep...

viveste / vives nessa zona?

Infelizmente não... mas gosto muito dessa zona... não me importava de viver nessa zona... se tivesse trabalho na minha área...

Conheci mt bem Pesqueira... digamos que durante 10 anos... vivi cá... vivi lá... ;)

de resto... é uma zona com uma falta muito grande de mão de obra... os produtores... teêm dificuldade em contratar pessoas durante todo o ano...

Talvez seja uma boa oportunidade para venderem parte dos stocks antigos e para venderem a produção que se salvar a um preço muito jeitoso... digo eu!

a peskeira é um local privilegiado de "outros" negócios...e mais n digo...

pois é mas já estão alguns lá dentro.

citação:Originalmente colocada por Jtd_Zep...

viveste / vives nessa zona?

Infelizmente não... mas gosto muito dessa zona... não me importava de viver nessa zona... se tivesse trabalho na minha área...

Conheci mt bem Pesqueira... digamos que durante 10 anos... vivi cá... vivi lá... ;)

de resto... é uma zona com uma falta muito grande de mão de obra... os produtores... teêm dificuldade em contratar pessoas durante todo o ano...

é uma zona bem porreira sem duvida

ja se começam a ver muita gente de leste a trablhar na altura das colheitas, e pelo que dizem trabalham muito mais rápido e com maior eficácia do que os trabalhadores locais...

Voltar
Superior