Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Usas com comando remoto e/ou com relógio?Olá.
Eu uso domótica X10 apenas para os estores eléctricos...!
Cumprimentos
Usas com comando remoto e/ou com relógio?
Tens alguma célula fotoeléctrica para manipular os estores de forma automática?
Que funcionalidades gostavas de ver numa aplicação do teu PC para controlar os estores?
Usas com comando remoto e/ou com relógio?
Tens alguma célula fotoeléctrica para manipular os estores de forma automática?
Que funcionalidades gostavas de ver numa aplicação do teu PC para controlar os estores?
Estava a pensar numa cena dessas para casa também, mais por piada/hobby e queria saber que problemas me posso deparar e como os ultrapassar.
Estou a pensar em desenvolver um sw para controlar a rede a partir do PC (já vi que já existem uns quantos e o protocolo é simples), e queria saber que tipo de funcionalidades podem ser interessantes além das "clássicas":
- on/off
- dimme
- funções de relógio
Queria fazer o sw para dispositivos móveis, mas como de electrónica não pesco grande coisa, queria saber que tipo de dispositivos móveis poderei usar para comunicar com a rede via RF.
Já agora, não queres explicar o que vais fazer para a tese de mestrado?
Eu tenho domótica e sinceramente não vejo utilidade em controlar o sistema através de um pc.
Tenho um sistema da dupline que controla várias coisas desde estores, alarmes (roubo, inundação,...), aquecimento e tudo mais que eu queira, como alguns dijuntores de corrente ou relés.
Apesar de ter o módulo ligado (cabo serial) a um servidor doméstico só utilizo para alterar parâmetros de configuração, as ordens são dadas pelos interruptores (de pressão num armário central, ou no caso dos estores no próprio local) e relógios. O próprio módulo central é GSM, ou seja posso dar qualquer ordem por telemóvel, logo também não uso comando (apesar de ele existir), assim tanto posso dar uma ordem dentro de casa como no outro lado do mundo.
Pessoalmente não vejo grande utilidade em controlar as luzes pela domótica. Interruptores e sensores de movimento bem colocados fazem o mesmo trabalho por 1/10 do preço.
A domótica permite boas poupanças como por exemplo abrir os estores para aquecer a casa com o sol no inverno e fechá-los no verão para manter a casa fresca, fazer gestão de aquecimento e águas quentes de acordo com o período mais barato de consumo de energia da edp, poder acionar aquecimento/arrefecimento remotamente, enfim o que quiseres...
Estava a pensar numa cena dessas para casa também, mais por piada/hobby e queria saber que problemas me posso deparar e como os ultrapassar.
Estou a pensar em desenvolver um sw para controlar a rede a partir do PC (já vi que já existem uns quantos e o protocolo é simples), e queria saber que tipo de funcionalidades podem ser interessantes além das "clássicas":
- on/off
- dimme
- funções de relógio
Queria fazer o sw para dispositivos móveis, mas como de electrónica não pesco grande coisa, queria saber que tipo de dispositivos móveis poderei usar para comunicar com a rede via RF.
Já agora, não queres explicar o que vais fazer para a tese de mestrado?
A domótica que se instala é controlada por PC...e representa toda a gestão tecnica de um edificio.
Faz:
- liga luzes e desliga a x horas.
- abre e fecha estores.
- aciona alarmes
- controla os detectores de de CO2 e fumos.
- aciona o som
- comanda o aquecimentos e os AC.
- pode estar ligada a uma gestao de parques de garagem.
- pode estar estar ligada ao CCTV.
- pode ser contralada via tlm ou comando com o respectivo interface.
Claro que isto é usado em edificios de luxo ou empresariais pois representa uma fortuna.
Depois existe para uso domestico os programadores e tal mas é apenas uma amostra do que é a domótica.
Olha que hoje em dia já podes conseguir grande parte dessas funções sem ser por uma fortuna, já é um segmento com algum uso dai os preços baixarem
Desculpme voltar a este tema mas estou em vias de começar a construção da minha moradia e queria /antes de mais) saber mais sobre domótica e nomeadamente o protocolo X10.
Era isso sim. Chamei-lhe disjuntores porque... sim![De certeza que eram disjuntores? Não serão módulos X10 para instalação num quadro?
De que marca eram?
Cumprimentos.
Se eu percebi bem, a diferença destes módulos internos para colocar no quadro, é precisamente evitar ter de os colocar em cada tomada. Ou seja, para casas já com quadro, coloca-se o módulo x10 numa tomada, quando se está a construir, podemos optar por colocar o módulo directamente no quadro e assim não temos de ter mais um mamaracho em cada tomada.Uma coisa nao tem nada a ver com a outra...o sistema X10 é ligado directamente ás todadas nao implica uma instalação especiais e é adaptada a casa já existentes.
Era isso sim. Chamei-lhe disjuntores porque... sim![]
Mas o funcionamento é +/- como eu disse ou estou a ver a coisa mal?!
Se eu percebi bem, a diferença destes módulos internos para colocar no quadro, é precisamente evitar ter de os colocar em cada tomada. Ou seja, para casas já com quadro, coloca-se o módulo x10 numa tomada, quando se está a construir, podemos optar por colocar o módulo directamente no quadro e assim não temos de ter mais um mamaracho em cada tomada.
Será assim?
Ái mas colocando o módulo no quadro, depois também tenho de ter um outro módulo em cada tomada?
Eu percebo que o módulo interno vai controlar várias tomadas, mas dpeois preciso de modulos extermos em cada uma dessas tomadas?:sh)