Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
citação:Originalmente colocada por mcabral
Estive a pensar (não sei se isto é bom [8)])
Os carros alugados não têm os documentos originais, nós circulamos com cópias autenticadas.
Será que poderíamos andar apenas com cópias autenticadas dos documentos e manter os originais em casa?
Pois é ClioII! Tenho precisamente o mesmo dilema que tu. Tenho dois carros em casa (óbviamente eu ando mais com um e a minha "Maria" com o outro), e sempre que queremos trocar de carro é a mesma treta com os documentos. Se ambos tivessemos uma cópia atenticada de cada um dos documentos dos carros (custa €€€, mas enfim!) era um descanço! Vou consultar a minha amiga que é advogada... por sinal trabalha num notário! [citação:Originalmente colocada por ClioII
Olá!
Venho "ressuscitar" este tópico pois surgiu-me a mesma dúvida que o mcabral teve.
Eu tenho os documentos do meu carro, e normalmente não os deixo lá dentro por óbvios motivos. Normalmente os documentos andavam sempre comigo, na minha carteira.
Ora, agora a minha namorada tem precisado bastante do carro, pelo que é sempre um "toma-lá-os-documentos" e "dá-cá-os-documentos".
Alguém confirma a afirmação no nto? A cópia autenticada, para efeitos de polícia e fiscalização, podem substituir os documentos originais?
citação: Sim, valem o mesmo.
citação:Originalmente colocada por blindness2005
Pois é ClioII! Tenho precisamente o mesmo dilema que tu. Tenho dois carros em casa (óbviamente eu ando mais com um e a minha "Maria" com o outro), e sempre que queremos trocar de carro é a mesma treta com os documentos. Se ambos tivessemos uma cópia atenticada de cada um dos documentos dos carros (custa €€€, mas enfim!) era um descanço! Vou consultar a minha amiga que é advogada... por sinal trabalha num notário! [citação:Originalmente colocada por ClioII
Olá!
Venho "ressuscitar" este tópico pois surgiu-me a mesma dúvida que o mcabral teve.
Eu tenho os documentos do meu carro, e normalmente não os deixo lá dentro por óbvios motivos. Normalmente os documentos andavam sempre comigo, na minha carteira.
Ora, agora a minha namorada tem precisado bastante do carro, pelo que é sempre um "toma-lá-os-documentos" e "dá-cá-os-documentos".
Alguém confirma a afirmação no nto? A cópia autenticada, para efeitos de polícia e fiscalização, podem substituir os documentos originais?]
Luís Miguel: se assim é... fixe! [:I]
Eu também acho que sim, pois tenho ainda as minhas reservas quanto à possibilidade desta situação. Já sabia que as fotocópias autenticadas, por serem legalmente reconhecidas por um notário, têm o mesmo valor dos originais. Mas também não sei até que ponto certos documentos (como os de um automóvel) podem ser substituídos por cópias autenticadas assim sem mais nem menos. Se assim fosse autenticavamos tudo e mais alguma coisa! Também diga-se a verdade: uma autenticação é um balúrdio! [8)] Acho que ainda vou dar uma espreitadela no CE para saber se nos obriga a andar com os documentos originais</u> do carro. Penso que omite esta situação...citação:Originalmente colocada por ClioII
Olá!
Alguém confirma a afirmação no nto? A cópia autenticada, para efeitos de polícia e fiscalização, podem substituir os documentos originais?]
Luís Miguel: se assim é... fixe! [:I]
Sem querer desutorizar o nto ou o Luís Miguel, gostaria mesmo de ouvir a palavra dessa pessoa tua amiga!![]()
citação:Originalmente colocada por Mephisto
E já agora!!! Quanto custa a autenticação das cópias????![]()
citação:Originalmente colocada por ClioII
citação:Originalmente colocada por Mephisto
E já agora!!! Quanto custa a autenticação das cópias????![]()
Podes ir a um notário autenticar ou a um advogado (dantes só era possível nos notários, mas agora qualquer advogado pode fazê-lo). Custos é q não sei (da última vez que autentiquei cópias foi à borla num advogado amigo).
Já fui consultar a amiga advogada.
Pois nem tudo é um "mar de rosas". É assim: qualquer fotocópia autenticada substitui legalmente os originais e, como tal, são válidas. A questão é para que efeito vais aplicar a fotocópia autenticada. O que a advogada me alertou foi que, no caso dos documentos de um carro, se for mandado parar numa operação stop, o agente de autoridade tanto pode ficar satisfeito com as fotocópias autenticadas, como pode exigir mesmo os originais e, neste último caso se o agente tiver de maus humores, pode alegar falta de documentos e autuar.