divagações sobre as gorjetas...

Conheço pessoal que ganha o equivalente a um ordenado so em gorgetas. Ou seja ganha dois ordenados num mes. Eu nao dou gorjeta tambem raramente vou a um restaurante tipo com alguem ou com um grupo muito pequeno. Ainda tou naquela fase em que so vou a jantares de amigos e em que somos uns 30

bom dia, boa tarde ou boa noite; conforme

venho por este meio expor a minha "confusão" por um conceito da nossa sociedade a que se chamou tão pitoriscamente "gorjeta".
Mas o que raio é a gorjeta?
eu procuro um dado serviço, o serviço tem um dado preço, eu usofruio do serviço, pago o preço anunciado....e depois ainda tenho que pagar mais??!! porquê?
particularizo para dois serviços em especial: barbearia e restaurante.
Eu vou cortar o cabelo, o corte de cabelo custa x,...e depois tenho que dar mais y??!!! mas por que raio?, o preço não era x? então porque vou pagar x+y? porque fiquei satisfeito? mas não é obrigação do estabelecimento fornecer me o melhor atendimento possivel independentemente de eu da ultima vez ter dado gorjeta ou não?(é pq se não derem nunca mais lá volto...)
e nos restaurantes? a refeição custa w, eu pago a refeição... e depois ainda tenho que dar 0.1w ao empregado de mesa? mas porquê? ele não é pago para isso pelo restaurante? ...foi por nos ter servido bem??!!!!....mas é obrigação dele servir bem!!!!!!!!!
entaõ porque quando compro um telemovel,que custa y, e sou bem atendido pela operadora de balcão, porque não lhe dou uma gorjeta pelo bom atendimento?, melhor!,se ficar satisfeito com o telemovel porquê é que não envio um cheque ao fabricante no valor de 10% do telemovel????

gostava que alguém me conseguisse explicar isso....

bem haja

É exactamente isso que eu penso. Se eu já pago por um serviço porque é que tenho que dar mais ? porque foi simpatico ou porque me serviu bem ?? Não é para isso que lhe pagam??? Recebe pouco, não ganha muito ?? Que fale com o patrão ou que se despeça.

Agora também sei de pessoas que trabalham, e ganham pouco, e é nas gorjetas que tirão o pão do dia a dia, há pessoas que ganham mais nas gorjetas do que nos ordenados, mas isso já é um assunto a discutir entre empregado e patrão...

Meus amigos a historia da gorjeta no meu ponto de vista não e bem assim , ou seja para começar sabem o ordenado que alguns empregados de mesa ganham ??? Uma miseria é o que é ... muitos trabalham 12,13 ou mais horas por dia 6 dias por semana , ora isto sao no minimo 72 horas semanais , quando os "normais" trabalhadores tem as suas 40 horinhas .... (tal como eu [:D])

Mas o que quero dizer é que um indeviduo que anda por vezes a ganhar 600 euros a suar que nem um animal durante 12 horas por dia , 6 dias por semana , tem o direito a um incentivo extra por parte do cliente visto que 99,9% dos patroes de restaurantes estão se bem cagan*** para isso . Não vejo mal nehum em um empregado de restaurante ser mais atencioso do que o que lhe compete tendo em vista uma gratificação no fim .

Não quero com isto dizer que tem o direito de atender mal um cliente so porque o mesmo não da gorgeta , mas por vezes ha sempre aquela atenção especial que o empregado nos pode dar e que do meu ponto de vista é merecedora de uma gorjeta , dou como o exemplo certos restaurantes onde se vai pela primeira vez e não nos conhecem , se um empregado for simpatico e competente acima da media , se o serviço for realmente bom , assim , como a comida , porque raio não ha de o "staff" do restaurante em questão receber um extra visto que o vizinho do lado cobra o mesmo e o serviço é uma m**** .

Obviamente o valor da gorjeta tambem dependera do montante gasto e da bolsa de cada um , resumindo eu não ando sempre em jantaradas porque a vida não o permite , mas quando as faço e vejo que fui realmente bem atendido e servido , nem me passa pela cabeça sair sem dar uma gorjeta .

Mas isto é so o meu ponto de vista ....
[;)]

Também não costumo dar gorjeta.

Sou mais do estilo "se não me servirem bem nunca mais lá volto".

Só dou gratificações a serviços em que não me exigem pagamento. Às vezes o "meu" mecânico faz-me um serviço qualquer e não quer cobrar nada. Neste tipo de casos é que dou uma gratificação.

Eu já fui empregado de mesa no algarve,os portugueses sao aqueles que menos groja deixam!!houve casos de portugueses que deixaram me 5 escudos isto em 1998,Sempre que sou bem atendido num restaurante deixo sempre uma groja .Já vi que existem muitos sovinas por aqui,e ás vezes deixar 20 centimos num restaurante se forem bem atendidos claro faz a diferença ao fim do mes no misero salário do empregado que chega a trabalhar 12 e 13 horas por dia.

[:D]

Eu como já disse atraz , as vezes qdo o empregado merece deixo gorjeta.

O dar uma gorveta muitas vezes até nos faz poupar dinheiro e sermos atendidos que nem uns lords nas vezes a seguir...[;)]

O poupar numa teimosia e no sovinanço de não dar uma gorjeta de pouco valor faz-nos por vezes no futuro perder dinheiro ser embarretados etc e tal...mas cada um sabe de si.

É exactamente isso que eu penso. Se eu já pago por um serviço porque é que tenho que dar mais ? porque foi simpatico ou porque me serviu bem ?? Não é para isso que lhe pagam??? Recebe pouco, não ganha muito ?? Que fale com o patrão ou que se despeça.

Agora também sei de pessoas que trabalham, e ganham pouco, e é nas gorjetas que tirão o pão do dia a dia, há pessoas que ganham mais nas gorjetas do que nos ordenados, mas isso já é um assunto a discutir entre empregado e patrão...

Pois só que as vezes és atendido mto melhor do que apenas um serviço...

em restaurantes que sou ou fui cliente , já me ofereceram licores no fim e outras bebidas, já alteraram pratos de menu especialmente a meu pedido, etc e tal.
Em oficinas já poupei mto dinheiro e sou atendido de forma quase vip...[:D] [:D]

Mas pronto para quem gosta de ser tratado como um numero o melhor é mesmo não dar gorjeta...

Pois só que as vezes és atendido mto melhor do que apenas um serviço...

em restaurantes que sou ou fui cliente , já me ofereceram licores no fim e outras bebidas, já alteraram pratos de menu especialmente a meu pedido, etc e tal.
Em oficinas já poupei mto dinheiro e sou atendido de forma quase vip...[:D] [:D]

Mas pronto para quem gosta de ser tratado como um numero o melhor é mesmo não dar gorjeta...

A questão é que ninguém deve ser tratado com um número, um bom empregado faz sentir o cliente como se fosse um cliente VIP, independentemente de ele deixar gorjeta ou não. Eu costumo jantar várias vezes com pessoas e que deixam sempre gorjeta e não é por isso que têm um tratamento superior ou mais personalizado..

As pessoas que prestam serviços (e eu falo porque também o faço ) devem fazer sentir o cliente como se fosse o cliente nº 1 independente das gratificações extra ou não. Opá, dão gorjeta ? Fixe, não dão, há que continuar com o trabalho normalmente.

A questão que se põe é se o facto de não dar grojeta poderá levar a que o serviço prestado não tenha a mesma qualidade.
É como dares boleia a uma pessoa, fazes-lhe um favor, mas se por acaso um dia passas por ela e não lhe dás boleia, poderá levar a mal e mudar o tipo de relacionamento.
Eu todos os dias como em restaurantes e o facto de não dar grojeta deverá significar que poderei ser pior atendido?
Como alguns dizem, a grojeta ao fim do mês é outro ordenado que o funcionario leva para casa, mas no meu caso, dar grojeta todos os dias quanto me iria custar a mais ao fim do mês? Estaria eu a trabalhar para pagar a outros por aquilo que ja recebem ordenado?

A questão que se põe é se o facto de não dar grojeta poderá levar a que o serviço prestado não tenha a mesma qualidade.
É como dares boleia a uma pessoa, fazes-lhe um favor, mas se por acaso um dia passas por ela e não lhe dás boleia, poderá levar a mal e mudar o tipo de relacionamento.
Eu todos os dias como em restaurantes e o facto de não dar grojeta deverá significar que poderei ser pior atendido?
Como alguns dizem, a grojeta ao fim do mês é outro ordenado que o funcionario leva para casa, mas no meu caso, dar grojeta todos os dias quanto me iria custar a mais ao fim do mês? Estaria eu a trabalhar para pagar a outros por aquilo que ja recebem ordenado?

Eu no dia a dia não dou gorjetas... já basta ser cliente.

Mas em jantaradas se o empregado for bom e tiver paciencia para aturar o pessoal no fim leva uma gorja.[;)]

Mecanicos tb...o que é optimo depois, já me desenrascaram com a oficina cheia de carros mas o meu passa á frente[;)]

Resumindo só dou gorjeta aos funcionários que façam mais do que aquilo que lhes compete[;)]

pela vossa conversa, ate parece que a gorjeta e obrigatoria [:D]

por vezes dou, outras n. empregado que faca ma cara por nao ver gorjeta, mesmo c bom servico, pode ter a certeza que nc mais me poe a vista em cima....

Sou do gorjeta quando sao jantares de grandes grupos e vejo que realmente os empregados aturaram muito, ai aqueles moedas que sobram sempre ficam prá casa.

De resto quando vou sozinho ou com menos gente não dou, se for a uma loja de roupa e for mt bem atendido e ate receber algumas dicas não dou gorjeta pq razao dou num restaurante?

Se há coisa que me irrita são os bagageiros nos hoteis.

Primeiro insistem em levar uma malinha que EU NÃO QUERO que eles levem.

Segundo insistem em mostrar-me um quarto QUE NÃO TEM NADA que se veja.

Terceiro insistem em ficar especados à porta à espera das moedinhas da praxe... será que não têm dignidade?

NÃO DOU GORJAS A BAGAJEIROS!!! NÃO DOU GORJAS A TAXISTAS!! NÃO DOU GORJAS A BARBEIROS!! E não vou às Putias, mas se fosse, TAMBÉM NÃO DAVA GORJA NENHUMA!!

Voltar
Superior