divagações sobre as gorjetas...

paio pires

Banido
bom dia, boa tarde ou boa noite; conforme

venho por este meio expor a minha "confusão" por um conceito da nossa sociedade a que se chamou tão pitoriscamente "gorjeta".
Mas o que raio é a gorjeta?
eu procuro um dado serviço, o serviço tem um dado preço, eu usofruio do serviço, pago o preço anunciado....e depois ainda tenho que pagar mais??!! porquê?
particularizo para dois serviços em especial: barbearia e restaurante.
Eu vou cortar o cabelo, o corte de cabelo custa x,...e depois tenho que dar mais y??!!! mas por que raio?, o preço não era x? então porque vou pagar x+y? porque fiquei satisfeito? mas não é obrigação do estabelecimento fornecer me o melhor atendimento possivel independentemente de eu da ultima vez ter dado gorjeta ou não?(é pq se não derem nunca mais lá volto...)
e nos restaurantes? a refeição custa w, eu pago a refeição... e depois ainda tenho que dar 0.1w ao empregado de mesa? mas porquê? ele não é pago para isso pelo restaurante? ...foi por nos ter servido bem??!!!!....mas é obrigação dele servir bem!!!!!!!!!
entaõ porque quando compro um telemovel,que custa y, e sou bem atendido pela operadora de balcão, porque não lhe dou uma gorjeta pelo bom atendimento?, melhor!,se ficar satisfeito com o telemovel porquê é que não envio um cheque ao fabricante no valor de 10% do telemovel????

gostava que alguém me conseguisse explicar isso....

bem haja

Não sei porque mas partilho exactamente da mesma opinião.

Até porque não vivo a grande e a mim ninguem me dá "grojetas" no trabalho, o ordenado custa muito a ganhar, e se a todos os sitios comerciais que fosse desse a tal "grojeta" ficava sem ordenado para me sustentar...

Somos 2 a ter essa opinião!
E eu ainda acrescento que só muito raras vezes considero que seja bem atendido em sitios como restaurantes... a maior parte das vezes o serviço é sofrível. E no final espera-se gorjeta? [8b]

Não sei porque mas partilho exactamente da mesma opinião.

Até porque não vivo a grande e a mim ninguem me dá "grojetas" no trabalho, o ordenado custa muito a ganhar, e se a todos os sitios comerciais que fosse desse a tal "grojeta" ficava sem ordenado para me sustentar...

Somos 2 a ter essa opinião!
E eu ainda acrescento que só muito raras vezes considero que seja bem atendido em sitios como restaurantes... a maior parte das vezes o serviço é sofrível. E no final espera-se gorjeta? [8b]

Eu já nem quis entrar por ai... mas esse é mesmo o ponto da questão, é que nem médio atendimento há, quanto mais bom atendimento... a maior parte das vezes "levo" com as trombas da empregada que não teve sexo na noite passada, ou com a má disposição do empregado cuja mulher lhe doeu a cabeça na noite anterior, e se dizemos alguma coisa os mal educados somos nós. É triste realmente, e eu trabalhando a atender público todos os dias cada vez me apercebo mais, quando vou a algum estabelecimento comercial, que o atendimento em portugal deixa muito a desejar, pelo menos aqui na margem sul/ lisboa, porque tive uma semana no porto e o pessoal em geral era bem educado.

eu bem já tinha dito. e ninguém me dá dinheiro a mais por aturar algumas crianças a mais!

gorjetas? arrumadores? já me faz falta o dinheiro pra mim, obrigado!

Eu quando vou jantar a algum restaurante, e vou algumas vezes, quase todas as semanas...se for brm atendido dou "gorja", mas tipo 1€, não mais!!

é uma questão de dar um mimo ao empregado!

Nos restaurantes é normal dar gorjeta, se o atendimento fôr mau aí não se dá nada!

Depois existem outros serviços em que se dá gorjeta... instalação de aparelhos em casa, nas clinicas, etc...

Gorjeta tem o significado ou objectivo de depois sermos ainda melhor atendidos (menos tempo de espera, ou seja, melhor atendimento no sentido de rapidez do serviço).

Acreditem que por vezes dar gorjeta saí mais barato em algumas situações do que não a dar! [;)]

nos states a gorjeta ja está incluida na factura [:D] .........

eu raramente dou............só costumo dar quando o atendimento é realmente excepcional, e apenas em situações em que dar 1, 2 ou 3€ a alguém não é desprestigiante para essa pessoa!

prefiro, convidar essa pessoa a beber um copo, e partilhar uma conversa, do que dar "gosma", mas acontece frequentemente em restaurantes, deixar as moedas "pretas" na mesa [;)]

Eles ganham 2 ordenados, autenticamente.[8b]

conheço quem tire na boa mais em gorjetas do que em ordenado! embora penso que o mais normal, seja tirar 30/50% do ordenado em gorjetas (na restauração)

em bagageiros ou recepcionistas, várias vezes esses valores ascendem a fasquias verdadeiramente fenomenais......com alguma sorte![;)]

Muito raro dar gorjetas, nos restaurantes normalmente até pago por multibanco, sempre é mais simpático que pagar a dinheiro e levar o troco todo :sh)

Trabalhei na hotelaria 2 verões. Tinha o meu ordenadito e mais as gorjetas da casa que eram divididas por todos. No final do mês fazia 70 contos em ordenado e mais uns 50 em gorjetas.Ora bem...então o que é a gorjeta? a gorjeta é uma remuneração que o cliente dá devido à especial atenção que foi dada ao mesmo pelo empregado, de modo a que este considere o serviço exemplar, ou acima do normal, principalmente quando comparado com o serviço prestado nos outros estabelecimentos. Imagina que é como se fosse um agradecimento pessoal pelo teu trabalho, para além do "agradecimento"(ordenado) prestado pelo patrão ao final do mês.

Tambem verdade seja dita, e falo da minha experiencia própria, em hotelaria o portugues não é o pior em termos de gorjeta, mas tambem não é o melhor(obvio). Muitas foram as xs que me deram 15-20€ em mão para gorjeta.mas também muitas foram as vezes que me deram 10 a 50 centimos, ou mesmo os pretinhos que estão la na carteira só a ocupar espaço.

Eu pessoalmente dou gorjeta em serviços de hotelaria, sempre acima de um euro, mas so se for bem atendito e os empregados serem atenciosos para comigo.

pois a mim tb n me agrada nada dar a gorja... na minha opinião isso é uma maneira de a pessoa se valorizar perante o funcionário.

mas n entendo tb, o pq de se aplicar apenas a uns sectores tipo restauração, etc.(ex: se a conta é 28.50€... então toma lá os 30€ e guarde o troco...)
e no sector do vestuário funciona exactamente ao contrário se a peça custa 28.50€..."tem de arredondar para os 25€", tem de fazer o "descontinho".

abraços

pois a mim tb n me agrada nada dar a gorja... na minha opinião isso é uma maneira de a pessoa se valorizar perante o funcionário.

mas n entendo tb, o pq de se aplicar apenas a uns sectores tipo restauração, etc.(ex: se a conta é 28.50€... então toma lá os 30€ e guarde o troco...)
e no sector do vestuário funciona exactamente ao contrário se a peça custa 28.50€..."tem de arredondar para os 25€", tem de fazer o "descontinho".

abraços

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Tocas-te mesmo no meu ponto... eu estou na area do vestuário, e ouço essa historia todos os dias, ainda esta manha a conversa foi a mesma, e eh sempre a arredondar cerca de 3 ou 4€ se nao for mais.... é triste... [s)]

Voltar
Superior