Distribuidor. Que é isso?

Como é que tu sabes essas cenas todas? Foste pesquisar? Ou és Engenheira Mecânica? Ou és mecânica de automóveis? Não leves a mal a pergunta!!

LOL! Não levo a mal...

Acima de tudo gosto disto. O meu pai também me influenciou muito e sempre me transmitiu muitas destas noções ainda antes de as ter estudado.

Não fui pesquisar, saiu assim um pouco a correr. Achei o assunto interessante precisamente porque o pessoal mais novo, nunca deve ter sequer visto um distribuidor. Como são noções do meu tempo, achei que devia transmitir qualquer coisa.

Mas o Clio II já rectificou algumas coisas que eu disse, para a informação ficar mais correcta. [;)]

LOL! Não levo a mal...

Acima de tudo gosto disto. O meu pai também me influenciou muito e sempre me transmitiu muitas destas noções ainda antes de as ter estudado.

Não fui pesquisar, saiu assim um pouco a correr. Achei o assunto interessante precisamente porque o pessoal mais novo, nunca deve ter sequer visto um distribuidor. Como são noções do meu tempo, achei que devia transmitir qualquer coisa.

Mas o Clio II já rectificou algumas coisas que eu disse, para a informação ficar mais correcta. [;)]

Ok. Fiquei surpreso porque não é muito comum ver uma Lady a saber tanto destas coisas..!

O milagroso spray Bala ou semelhante resolve o assunto das humidades dos distribuidores.

Essa tampinha com um ar tão inocente consegue criar uma série de problemas.

[:D]

antigamente era bastante comum quando se ia de férias, ou quando se deixava o carro num sitio mais complicado no que diz respeito aos "amigos do alheio", retirar-se o cabo que ligava a bobine ao distribuidor e levar-se esse cabo para casa... [:D] [:D] [:D]

Eu costumava tirar o carvão q se encontra no centro da tampa q faz o contacto com o rotor.

Cumptos

Distribuidores Lucas... [:D]

Se fosse só nos Minis... :sh) Muito eu empurrei um Horizon e um 127 nos dias de chuva de manhã...

Eu tive um 127 de 1975...eh eh...(boa maquina, quase so utilizava a 1ª e a 4ª. - puxava a 1ª até aos 40 e depois metia a 4ª. Cheguei muitas vezes a arracar em 3ª -foi o 1º carro para aprender a conduzir...) a soluçao era de vez em quando pincelar a tampa por dentro, com petroleo.
A partir desse tratamento nunca mais me deixou ficar mal.

Cumptos

Última edição:
DKW_3%3D6_(F93),_Bj._1955-56_(2007-06-16)_kl_ret.JPG

A propósito de distribuidor, lembrei-me deste "amigalhaço" da foto.

O carro é um DKW 3=6, projecto anterior à Segunda Guerra mas de fabrico posterior.

A DKW era uma das marcas que compunham o grupo Auto Union (Audi, Horch, Wanderer e DKW - conseguem ver as 4 argolinhas no capot?).

Este carro tinha uma mecânica muito peculiar: motor de 3 cilindros, a 2 tempos, arrefecido a água, bloco em ferro e cabeça de alumínio. Dispensava a bomba de água porque a circulação era assegurada por termo-sifão. Usava um mecanismo de roda-livre entre a caixa e o motor e dispensava embraiagem!

E o que é que ele tem a ver com o distribuidor?

Hum?

.
.
.
.
.
.
.

Nada! Este carro não tinha distribuidor. Mais uma peculariedade técnica.

Para cada cilindro tinha um platinado e uma bobina separadas. Assim, não era necessário o distribuidor para "encaminhar" a alta tensão para a vela correcta.

Apesar de ter mais peças, consegue-se suprimir a peça de ignição que dava mais problemas de fiabilidade: o distribuidor. No entanto, era necessário ajustar 3 folgas de platinados e 3 avanços de ignição em vez de um só.

Última edição:
Obrigado a todos pelas respostas[;)]
O carro já roda, a despesa foi paga pelo stand e graças a voces já aprendi mais qualquer coisaapr:)

eh pah... ja vim tarde para tentar ajudar... :sh) lol

inda bem que ja resolveste o problema apr:)

e olha que nao foste so tu que aprendeste mais qualquer coisa... [:p]

por acaso eu ja cunhecia essa peça... tambem ja me deu alguns problemas no meu ibiza de 94... [8b]

mas nao sabia a maneira como ela actuava ao certo...

tambem agradeço a malta pela "aula" de mecanica... thanks [;)]

Cumps

A propósito de distribuidor, lembrei-me deste "amigalhaço" da foto.

O carro é um DKW 3=6, projecto anterior à Segunda Guerra mas de fabrico posterior.

A DKW era uma das marcas que compunham o grupo Auto Union (Audi, Horch, Wanderer e DKW - conseguem ver as 4 argolinhas no capot?).

Este carro tinha uma mecânica muito peculiar: motor de 3 cilindros, a 2 tempos, arrefecido a água, bloco em ferro e cabeça de alumínio. Dispensava a bomba de água porque a circulação era assegurada por termo-sifão. Usava um mecanismo de roda-livre entre a caixa e o motor e dispensava embraiagem!

E o que é que ele tem a ver com o distribuidor?

Hum?

.
.
.
.
.
.
.

Nada! Este carro não tinha distribuidor. Mais uma peculariedade técnica.

Para cada cilindro tinha um platinado e uma bobina separadas. Assim, não era necessário o distribuidor para "encaminhar" a alta tensão para a vela correcta.

Apesar de ter mais peças, consegue-se suprimir a peça de ignição que dava mais problemas de fiabilidade: o distribuidor. No entanto, era necessário ajustar 3 folgas de platinados e 3 avanços de ignição em vez de um só.

Minha nossa, devia ser um trabalhão que faço ideia.

Mexer nessa mecanicas deve ser engraçado.

Posta mais umas venturas com a mecanica, eu por mim falo adoro "ouvi-las". Tenho uma paixão escondida por tudo o que é motor. Talvez reminiscências dos tempos das motas em que passava mais tempo a desmontar que a andar nelas. [:D]

Voltar
Superior