É uma materia sensivel mas se for encarada de forma mais clara dá para separar 2 coisas distintas que é ser de origem psicologica ou de origem fisica e aí é de facto um grande problema.
Pessoas com diabetes, problemas de prostata etc pode ficar impotentes, e nesse caso a coisa é de facto seria e é um problema, mas felizmente a maioria dos casos de disfunção sexual é de origem psicologica nesse caso é facil dar a volta e deve ser encarada como uma coisa normal.
Não acredito que haja algum homem que nao tenha tido uma disfunção sexual psicologica, quer por strees , por nervosimo, pouco á vontade, preocupações, desejo a mais, etc... quem é que nunca teve ejaculação precose ou um dia tar a pensar noutra coisa e o acto nao se der ?
Acho que o problema é por vezes se dar demasiada importancia a certas coisas que sao banais de acontecer e que de certa maneira por um motivo ou outro já aconteceram a toda a gente[

]
O problema é que nestas coisas qto mais as pessoas se preocuparem e pensarem que tem um problema menos conseguem porque mais anciosas e stressadas ficam..é o efeito bola de neve[:blush:] descontraiam levem tudo na boa na base do dialogo sem stresses e nao façam dramas precepitados.[

]
Um post que destaco bastante assertivo pela forma de encarar o problema, como tendo a noção que é real e acontece.
Mas algo mais tenho acrescentar vou ser directo nisto, acontece que por vezes, as mais variadas situações pode ocasionar, como o afirmas, momentos de algum défice sexual, se for esporádico e a pessoa conseguir restabelecer a sua "performance" (ei, não entremos aqui em competições
]) e vir a conseguir voltar a ter uma vida sexual equilibrada e como o tinha até então nada de grave apenas um problema ocasional, mas que de certo implicará na vida da própria pessoa.
Agora quando o problema se torna persistente, há que assumir o problema.
E como resolvê-lo?
Obviamente com com o recurso da medicina!
Em casos mais graves, tal como afirmas no efeito de bola de neve, aqui as coisas complicam-se ainda mais, e como certo a maioria serão factores psicológicos, mas nunca é de desvalorizar os fisicos.
Irei fazer aqui uma pequena transcrição na primeira pessoa, mas como de certo não irei abordar a minha vida intima, iria-te contar e remontado ao passado que já sofro disto desde a minha adolescência, e como tal a cada tentativa falhada também tinha atitude como o afirmas, tentar esquecer o problema e ser positivo e viver a vida despreocupado, mas como tudo tem um limite...e nunca prevêmos as coisas e suas consequências.
Ou seja ignorar o problema não foi a solução.
Passei por muita coisa, sempre com um total desconhecimento face ao meu problema, a causa e que recorrer a que especialidade.
Stress de exames...
(Tudo o que envolva a saúde de uma pessoa é demasiado delicado.)
Passei por tudo para chegar á conclusão que adviria de factores psicológicos.
Por certo o problema em si já desgasta uma pessoa e trantornos que cria, e passar por demasiadas situações até chegar á causa, mais complicado o será.
Pelo meu ponto de vista isto não é de se desvalorizar e se uma pessoa se vê envolvida nesta problemática, sem medos ou receios, procurar ajuda face ao seu problema e tentar resolvê-lo, no qual ajuda e apoio do companheiro/a será extremamente necessário.
Bem sei por todas a dúvidas que passei como a escasa informação que possuia, espero apenas que isto sensibilize quem por problemas idênticos passe por esta situação possa ajudar de alguma forma.
Qualquer esclecimento ou apoio estou (como sempre) disposto a ajudar.[

]
(Tenho de marcar umas consultas de psicologia contigo.[
][
])